Esgrima ajuda combater estresse e manter boa forma

Os duelos de espada ficaram imortalizados no cinema, com cenas realmente épicas. Pois a esgrima, esporte que personifica esse tipo de duelo, apesar de caro para alguns, mantém extremo valor.

Para quem não sabe, por exemplo, ela contribui para acuidade visual, por conta da necessidade de ter um bom reflexo e ter capacidade de realizar movimentos rápidos para atacar ou defender. Conheça outros benefícios:

Flexibilidade

Por ser um esporte que exige agilidade do atleta, faz com que as coxas, quadris, glúteos, costas e ombros fiquem mais flexíveis para fazer os movimentos necessários durante uma luta. Para isso, o alongamento é parte importante da preparação do esgrimista.

Resistência e força

Durante uma luta, há movimentos que são benéficos para o corpo. Por exemplo: para atacar e defender, sempre será utilizado o controle nas pernas, o que ajuda a fortalecer e aumentar a resistência.

Aptidão anaeróbia

A esgrima é um esporte explosivo e, de modo geral, anaeróbico. Isso fará com que se consiga realizar uma atividade por mais tempo, antes que o ácido lático se acumule nos seus músculos e cause sensação de queimação.

Aptidão aeróbica

Mesmo anaeróbico, também possui suas funções aeróbicas. A prática da esgrima irá ser benéfica para a sua saúde cardiorrespiratória e irá melhorar a capacidade do corpo para recolher, transportar e usar o oxigênio da melhor maneira possível.

Coordenação e o equilíbrio

A esgrima exige diversos movimentos durante a luta – e sempre diferentes, de diversas maneiras. O corpo precisa trabalhar com harmonia para ataque e defesa. Todo esse trabalho faz com que o esgrimista tenha uma melhor coordenação e aumente o equilíbrio.

Agilidade mental

Também faz com que as capacidades estratégicas e analíticas sejam aprimoradas durante a luta. É necessário saber quando atacar e defender para ter sucesso e conquistar a vitória.

Estresse

Como esporte físico e mental, a esgrima é uma boa para reduzir o estresse. Isso acontece porque a menta está focada no jogo e o corpo está produzindo endorfinas bem-humoradas.

  • separator

Fonte: PORTAL TERRA – SAÚDE

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: