Estudar com música ajuda na concentração, acredite

Que tal ouvir um rock, um metal, ou uma ópera ao iniciar os estudos para um concurso? Pesquisas mostram que ouvir músicas na hora de estudar, melhora o desempenho.

Você sabia o quanto a música pode lhe ajudar na hora de estudar? Pois é. Várias universidades na França e Inglaterra fizeram várias pesquisas e confirmaram isso. A música ajuda no desenvolvimento do cérebro e melhora a concentração, e isso vai refletir no alto rendimento, minimizando alguns transtornos, sobretudo de atenção. Agora, claro, depende da música e depende de quem está estudando. Por exemplo, um jovem que passou na AFA, USP e no IME, confessou a uma edição extra da revista Veja a forma como ele estudava para os concursos.

Morava em casa de estudantes, pois tinha vindo do interior de são Paulo. Teve, todavia, uma base educacional muito boa. Seus pais tinham uma escola de nível elevado, porém a questão não é essa. Ele falou à revista que estudava um assunto de cada matéria por dia – isso já é uma ótima dica para você concurseiro. Então deitava no chão do quarto, colocava um rock pesado, um metal mesmo e ai começava a estudar. Hilário né? Pois é, era assim que ele se concentrava para os estudos.

De acordo com Aurilene Guerra, mestre em neuropsicologia e professora de Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

“No contexto escolar, a música tem a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do aluno. Ela favorece muito o desenvolvimento cognitivo e sensitivo, envolvendo o aluno de tal forma que ele realmente cristalize na memória uma situação”, disse Aurilene.

Uma outra pesquisa financiada pelo serviço de música online Spotify, mostrou que os estudantes que escutaram música clássica durante seus estudos tiveram um desempenho em média 12% melhor em suas provas de matemática.

Veja algumas músicas clássicas que aumentam o aprendizado segundo os estudos

  • Beethoven, o Concerto para Violino e Orquestra em D Major, Op 61
  • Tchaikovsky, o Concerto No. 1 em B bemol menor para Piano e Orquestra
  • Mozart, Concerto para Violino e Orquestra, Concerto No. 7 in D major
  • Haydn, Sinfonia Nº 67 em Fá Maior; Symphony No.69 em B. Maior
  • Beethoven, Concerto No. 5 em Mi bemol maior para piano e orquestra, Op. 73 (“Imperador”)

Músicas Clássicas que melhoram a memorização

  • Corelli, Concerti Grossi, Op. 6, N ° 2, 8, 5, 9.
  • Handel, The Water Music.
  • JS Bach, Fantasia em Sol maior, Fantasia in C Minor e Trio in D minor; As variações canônicas e Toccata.
  • Corelli, Concerti Grossi, Op. 4, N ° 10, 11, 12
  • Vivaldi, Cinco Concertos para Flauta e Orquestra de Câmara.

Música Pop Nacional para antes do estudo

  • O Rappa
  • Skank
  • Jota Quest – Mandou Bem; Além do horizonte
  • Charlie Brown Jr. – Só os Loucos Sabem

Confesso que em meu caso, só estudo com músicas do gênero new age, clássicos e trilha sonora de filmes épicos, tipo “O Senhor dos Anéis”, “O Ultimo dos Moicanos”, “Coração Valente”, etc. essas são trilhas belíssimas que me ajudam a concentrar. A música é divina, que tal usar para o beneficio de seus estudos?. Tente e você vai saber. Porém, cada um funciona de forma diferente. Para o estudante da revista (não lembro o nome, essa revista foi de 1997) era metal, para mim clássicos, e para você pode ser qualquer outro estilo.

Escute músicas e descubra seus efeitos. Isso é salutar para tudo nesta vida. A música nos conecta com a nossa paz espiritual. Já dizia o salmista: quem canta seus males espanta! Assim seja! Sucesso a todos! Força e Honra!

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: