fbpx

Estude melhor: 3 estratégias para pesquisas online mais eficientes

Pesquisas online fazem parte de vida de todo estudante atualmente. Principalmente agora que vivenciamos uma pandemia e a maioria das aulas são a distância.

Concurseiros, vestibulandos e alunos de escolas e faculdades precisam fazer buscas constantes para estudar temas diversos.

Seja uma demanda passada pelo professor ou uma dúvida própria do estudante, os mecanismos de busca, como o todo poderoso Google, estão sempre prontos para servir com todas as respostas possíveis.

O que acha de conhecer com a gente dicas para fazer pesquisas bem direcionadas e eficientes? Fique por dentro!

Pesquisa inteligente

Embora os mecanismos de pesquisa frequentemente adivinhem o que você está buscando, você obterá melhores resultados quando usar termos mais específicos.

Tente pesquisas alternativas com palavras diferentes e use operadores de pesquisa, símbolos ou pesquisa avançada para restringir seus resultados. Colocar termos entre aspas, por exemplo, pode ser uma excelente dica para buscar com assertividade.

Lembrando que o Google, principalmente, e outros sites de busca são pagos para colocar determinados resultados como anúncios. Às vezes, esses anúncios aparecem no topo da página de resultados de pesquisa. É melhor correr atrás de resultados orgânicos, indo direto àquilo que atende as suas necessidades.

Mantenha o foco

Você Pode Gostar Também:

Ao fazer uma pesquisa Google ou outro site, mantenha-se concentrado. É importante se dedicar nesse momento, assim como em qualquer outra etapa do aprendizado.

Isso porque é preciso prestar muita atenção nos resultados, se o site tem boa procedência e oferece informações confiáveis.

Tente ao máximo não ficar no celular enquanto faz suas pesquisas online, pois certamente vai acabar perdendo bastante tempo. A internet oferece uma profusão de sites que dizem ter o que você procura, mas quando você entra nele percebe que não tem muito a ver. Dessa forma, é essencial estar de olho.

Sempre citar a fonte

Uma terceira dica é não se esquecer nunca das fontes de suas pesquisas online. Não é correto copiar e colar um conteúdo, seja em trabalhos da escola ou da faculdade. Quando não é colocada a referência de onde você tirou, pode ser configurado como plágio. Já falamos disso por aqui no Notícias Concursos.

Veja em sua instituição de ensino qual é o modelo requisitado para citar fontes bibliográficas.

A melhor saída, porém, é recriar o texto usando as suas próprias palavras. Você apenas se inspira nos conteúdos pesquisados.

Leia também outro artigo que vai ajudar você em seus estudos:

Escrever à mão ou digitar resumos? Saiba o que é mais efetivo para os estudos

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!