fbpx

Estudo para concurso na pandemia: Degrau…

Já se passaram quase três meses desde que o Coronavírus se espalhou pelo Brasil e as medidas de isolamento social mudaram completamente a rotina de milhares de estudantes. E para os alunos de cursos para concursos públicos não foi diferente. 

Nos últimos meses tem crescido exponencialmente o consumo de aulas online. Com isso, os cursos preparatórios estão buscando novas formas de atender a essa demanda inesperada e que mudou totalmente a forma de preparação para muitas pessoas. 

Cristiano Forti, coordenador do curso Degrau Cultural , que está há mais de 37 anos no mercado prestando serviços de preparação para concursos públicos, falou sobre essas mudanças e das vantagens que os candidatos podem tirar dessa situação. 

Novo modelo de sala de aula melhora estudos durante a quarentena
(Foto: Reprodução)

Como e por que continuar estudando durante a quarentena

Um questionamento que muitos candidatos chegaram a se fazer é sevale a pena continuar estudandomesmo com a pandemia. Como ficarão os concursos? Mas ao contrário do que muitos pensam, estudar é o mais importante agora.

Acontece, porém, que muitos concursos públicos tiveram seus preparativos pausados (ou estão correndo mais lentamente) após o início das medidas de distanciamento e suspensão de atividades presenciais em vários órgãos públicos. 

Apesar disso, Cristiano Forti alerta: depois que a quarentena terminar, a possibilidade de esses órgãos precisarem acelerar seus trâmites para recuperar o tempo perdido é grande. 

“Se nossos alunos ficarem sem aula, isso geraria um impacto altíssimo na preparação deles.”

De acordo com Forti, desde o início das medidas de distanciamento social, a Degrau Cultural, que tem sede no Rio de Janeiro, tem adotado uma série de medidas para manter seus alunos em segurança. 

A principal delas foi a suspensão de aulas presenciais: “além desses dois meses, pelo tempo que for necessário as turmas presenciais estarão pausadas, preservando a saúde de todos os envolvidos”, confirma o coordenador.

Diante de todas essas mudanças, o importante agora é se adaptar, principalmente com a ajuda de cursos e conteúdos online. Na Degrau Cultural, por exemplo, um novo conceito de sala de aula foi pensado para este momento. 

Você pode também fazer uma aula experimental da Degrau Live

5 dicas para continuar estudando mesmo na quarentena

Para ajudar na preparação para concursos durante este período de quarentena, confira cinco dicas essenciais que podem melhorar o seu desempenho e depois descubra o novo conceito de sala de aula que pode fazer toda a diferença nos estudos.

1. Ambiente adequado

Um dos maiores desafios de quem estuda em casa é a concentração. Muitas vezes a casa do aluno tem muitas distrações, televisão ligada, outras pessoas falando e trabalhando no mesmo local. 

Por isso é importante ter um ambiente destinado especialmente para os estudos. Um lugar onde o candidato pode ter mais silêncio, como o quarto, por exemplo, e que fique longe de distrações, como a TV.

Além disso, ter uma local próprio, organizado e com todos os recursos que a pessoa precisa para estudar, torna a experiência mais agradável e controlada.

2. Preparação tridimensional

Ao estudar para concursos, não esqueça que a preparação é tridimensional: pense no conteúdo das provas, mas também em manter mente e corpo saudáveis. Neste momento de pandemia, isso é ainda mais importante. 

Fazer exercícios e manter bons hábitos de alimentação, além de aumentar a imunidade, trarão benefícios para a saúde psicológica e, consequentemente, para o aprendizado. Lembre-se que com a mente saudável você: procrastina menos e absorve e retém melhor os conteúdos estudados.

+ Quarentena: como se preparar para o TAF de concursos em casa

3. Tenha horário definidos

Muitos alunos têm dificuldades de estabelecer uma grade estudos, mas ter horários bem definidos podem trazer benefícios muito grandes no aprendizado. Começando pelo fato de que ajuda a pessoa a ter mais disciplina. 

Se você já tentou fazer uma grade, mas não conseguiu mantê-la, vale a pena observar se foi realista nos horários que estabeleceu. Não adianta reservar um dia inteiro de estudos, se você sabe que precisa trabalhar, cuidar da casa e realizar outras tarefas além da aula. 

Monte um cronograma de acordo com o que é possível para a sua rotina e que seja o suficiente para estudar todo o conteúdo do concurso almejado. 

4. Estabeleça metas e planos

Assim como em aulas presenciais, ao estudar em casa é importante ter objetivos e metas a serem alcançadas. Isso ajuda até mesmo na hora de fazer uma grade estudos. 

Pegue todo o conteúdo que você precisa estudar até a data do seu concurso, separe os tópicos e disciplinas, e estabeleça metas diárias ou semanais. Assim ficará mais fácil controlar e mensurar sua evolução. 

5. Faça aulas interativas

Na internet é possível encontrar uma infinidade de conteúdos de preparação para concursos, mas atente-se para a qualidade do que está consumindo. Se puder investir em aulas profissionais, com os recursos necessários e bons professores, terá mais eficácia. 

É o caso da Degrau Live, a nova proposta de sala de aula da Degrau Cultural, que permite ao aluno interação total com os professores e outros estudantes. Esse modelo, ao contrário de videoaulas, por exemplo, permite tirar dúvidas em tempo real.

Curso preparatório propôs um novo conceito de sala de aula

Com a mudança brusca na forma de ensino, surgiu também a necessidade de pensar em novas formas e métodos aprendizagem. Foi aí que surgiu na instituição um novo conceito de sala de aula: a Degrau Live

A proposta é que, mais que uma aula ao vivo, o aluno tenha uma sala de aula em casa. O curso oferece o suporte para que esses estudantes tenham total liberdade para interagir com o professor, como acontecia nas aulas presenciais, como explica o coordenador Cristiano Forti. 

“Possibilita interação completa entre professor e alunos, exatamente com a mesma função da sala de aula, onde se pode pedir a palavra ao professor e fazer uma pergunta em voz alta para todos na sala ouvirem, e também enviar uma pergunta por escrito diretamente ao professor, enquanto a aula acontece com material em destaque.”

Além disso, especialmente para os alunos que já faziam parte das turmas presenciais, o formato das aulas e os professores se mantiveram. Forti explica que, desta forma, o curso garante que a qualidade do ensino não mude e gere menos impacto para o aluno. 

De acordo com o coordenador, a instituição observou impacto positivo em 100% dos casos. Com a proposta, a mudança na forma de aprendizado foi menos brusca para os alunos, já que a dinâmica de aulas continuou como nas salas presenciais. 

“Isso tudo traz, em um momento de absoluto aprendizado e reflexão para todos nós, a continuação para milhares de concurseiros. Em sua maioria, transformaram esse momento de distanciamento físico em oportunidade para intensificarem a preparação.”

Saiba como funciona a Degrau Live

A ideia da nova proposta da Degrau é levar para a casa do aluno todo o suporte que receberia nas turmas presenciais, com os mesmos professores e as mesmas possibilidades de interação. 

Os principais pontos da nova proposta incluem:

o melhor do curso presencial dentro de casa;
aulas ao vivo e inéditas;
nada de conteúdo gravado;
interação com professor e com alunos;
cursos para os principais concursos públicos.

Para quem deseja conhecer mais sobre como funciona a proposta na prática, a Degrau libera aulas gratuitas, ao vivo, no seu canal no YouTube. As lives acontecem de segunda a sexta-feira, nos horários de 9h e 18h. 

Entre alguns dos cursos que a instituição oferece dentro deste novo modelos estão preparatórios para o concurso TJ RJ, concurso PC RJ, concurso PGE RJ e outros.

Você pode também fazer uma aula experimental da Degrau Live

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais