fbpx

EUA diz que reivindicações da China são ‘completamente ilegais’ – Túlio Ribeiro

Reprodução/Twitter

Secretário norte-americano voltou a criticar a China

Os Estados Unidos rejeitaram na segunda-feira as reivindicações disputadas da China sobre recursos offshore na maior parte do Mar da China Meridional , uma medida que Pequim criticou por incitar tensões na região e que destacou uma relação cada vez mais irritante.

A China não ofereceu uma base legal coerente para suas ambições no Mar da China Meridional e há anos vem usando intimidações contra outros estados costeiros do Sudeste Asiático, disse o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, em comunicado.

“Estamos deixando claro: as reivindicações de Pequim para recursos offshore na maior parte do Mar da China Meridional são completamente ilegais, assim como sua campanha de bullying para controlá-los”, disse Pompeo, um importante falcão da China no governo Trump.

Há muito que os EUA se opõem às amplas reivindicações territoriais da China no mar da China Meridional, enviando navios de guerra regularmente através da hidrovia estratégica para demonstrar liberdade de navegação no local. Os comentários de segunda-feira refletem um tom mais severo.

“O mundo não permitirá que Pequim trate o Mar da China Meridional como seu império marítimo”, afirmou Pompeo.

A embaixada chinesa nos Estados Unidos disse em comunicado datado de terça-feira que a acusação de Washington é “completamente injustificada”.

“Sob o pretexto de preservar a estabilidade, os EUA estão flexionando os músculos, provocando tensão e incitando o confronto na região”, afirmou.

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!