fbpx

Exército anuncia Concursos Públicos com 98 vagas para formação de oficiais

Participação é liberada a candidatos que tenham entre 16 e 22 anos.

Foram publicados nesta segunda-feira, 15, dois editais do Comando do Exército Brasileiro destinados ao IME 2020.

No total 98 vagas são oferecidas, sendo 27 destinadas aos Cursos de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva (CACFG/Reserva) e 71 para Oficiais da Ativa (CFG/ATIVA).

Podem se inscrever candidatos que tenham concluído, até o ato da matrícula, curso do Ensino Médio ou equivalente, em estabelecimento de ensino reconhecido, de acordo com a legislação federal vigente; ter, no mínimo, 16 anos de idade completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFG do IME, e ter no máximo, 22 anos de idade, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFG do IME, além de altura mínima de 1,60 para homens e 1.55 para mulheres, dentre outros requisitos.

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 18 de julho de 2019 a 22 de agosto de 2019, no endereço eletrônico inscricoes.ime.eb.br. Nesta etapa é preciso efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 100,00.

São ofertadas vagas nas especialidades: Fortificação e Construção (Engenharia Civil) – Elétrica – Eletrônica – Comunicações – Mecânica e de Armamento – Mecânica e de Automóvel – Materiais – Química – Cartografia – Computação.

O CFG, com duração de cinco anos letivos, destinado aos brasileiros que tenham concluído, com aproveitamento, o ensino médio, tem como objetivo a formação do oficial e a graduação do engenheiro militar para o exercício dos cargos privativos da Engenharia Militar de oficial subalterno e oficial intermediário, conforme o disposto na legislação federal vigente.

O CFG compreende a graduação em uma das especialidades de Engenharia e, simultaneamente, a formação militar necessária ao oficial da ativa do Quadro de Engenheiros Militares (QEM) ou da reserva do Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE).

O Processo Seletivo se constituirá de Exame Intelectual, Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Física e o Processo de Heteroidentificação para os candidatos que optarem pelas vagas reservadas pela Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014, a serem realizados nas datas estabelecidas no Calendário Complementar às IRCAM/IME.

Será matriculado no 1º ano do Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa/ Reserva do Quadro de Engenheiros Militares os candidatos habilitados para matrícula que se apresentar no IME no dia 11 de fevereiro de 2020, conforme estabelecido no Calendário Complementar às IRCAM/IME, desde que atenda aos requisitos dos Art. 3º e 73 das IRCAM/IME.

Ao concluir o CFG/Ativa, o profissional será nomeado primeiro-tenente do Quadro de Engenheiros Militares, sendo movimentado para uma das organizações militares do Exército Brasileiro, em qualquer região do território nacional, para exercer as atividades relacionadas com a Engenharia Militar, por um período mínimo de 5 anos, antes do qual a demissão a pedido ou ex-ofício implicará em indenização de todas as despesas correspondentes ao curso realizado.

Já a conclusão do CFG/Reserva do IME, o aluno poderá realizar, em caráter voluntário, o Estágio de Instrução Complementar de Engenheiro Militar (EICEM).

Para mais informações acesse em nosso site os editais nº 02 e 03 completos, junto com o manual do candidato.

Fonte: Google News

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!