fbpx

F1 – Mercedes chamou Hamilton para o box e o avisou tarde demais que o mesmo estava fechado

Lewis Hamilton entrando no box em Monza 2020

Lewis Hamilton e Antonio Giovinazzi entraram no pit lane durante o GP de Monza no último domingo, enquanto ele estava fechado. Isso ocorreu por causa da parada da Haas de Magnussen, que seria empurrado para dentro do pitlane.

Isso resultou em uma punição de dez segundos para ambos os pilotos. Giovinazzi então não teve chance e Hamilton percorreu um longo caminho em sua Mercedes para somar alguns pontos.

De acordo com as regras
Depois de distribuir as punições, surgiu a discussão se era visível o suficiente que o pitlane estivesse fechado. Hamilton imediatamente se perguntou ao entrar, também porque não havia nenhuma indicação clara de luzes. No entanto, Martin Brundle afirma em sua coluna na Sky Sports F1 que todas as equipes conseguiram passar, exceto as duas que fizeram errado.

“Só 12 segundos antes de ele entrar no pitlane ele foi ‘fechado’ pelo controle da corrida. Duas pranchas do lado de fora da Parabólica, a última curva, piscavam com cruzes, exatamente como as notas do Diretor de Provas explicaram”.

“É muito raro o pitlane ser fechado na F1, mas isso foi uma preparação para o carro da Haas ser empurrado para dentro”, continuou Brundle. “A Alfa Romeo cometeu o mesmo erro com Antonio Giovinazzi, mas todos os outros carros, incluindo o lado de Bottas do box da Mercedes, notaram esse fechamento porque tiveram mais tempo.”

Este último coloca algumas nuances na situação, porque no caso de Hamilton e Giovinazzi as decisões foram tomadas mais rapidamente e decisões em frações de segundo ficam mais suscetíveis a erros. No entanto, a punição é inteiramente justificada. “É uma penalidade stop-and-go obrigatória de 10 segundos em seu próprio box, o que significa cerca de meio minuto de perda total, incluindo passar pelo pitlane a 80 kph.”

A FIA usou as regras. Apesar de Hamilton ter assumido a inteira responsabilidade pelo erro, foi a Mercedes – no caso dele – e a Alfa Romeu – no caso de Giovanazzi -, que erraram ao chamar seus pilotos para o box quando este estava fechado.

De qualquer maneira, esse erro da Mercedes resultou em uma espetacular segunda metade do GP da Itália..

No vídeo abaixo com os rádios da corrida em tempo real, é possível ouvir a Mercedes chamando Hamilton para o box (2:53) e só se “tocando” que o box estava fechado depois que o hexacampeão já tinha entrado.

Houve inclusive um pedido de Hamilton para pneus duros, mas ele ouviu que era tarde demais para isso, já que os pneus médios estavam prontos o esperando.

O vídeo inteiro é interessante, pois tira várias dúvidas que possam ter ficado sobre as ações de vários pilotos.

Assista:
https://www.youtube.com/watch?v=iAQNJ-Ah0_g

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.

!function(f,b,e,v,n,t,s){if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};if(!f._fbq)f._fbq=n;
n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window,
document,’script’,’https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘1394990003897405’); // Insert your pixel ID here.
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: R7

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!