fbpx

Faça do seu estudo a sua profissão

Nesse mundo de concursos, conhecemos diversas situações e cenários: há pessoas que trabalham o dia todo e depois precisam arrumar um tempo para se dedicar ao concurso das suas vidas, têm aquelas que deixaram o emprego que tinham, fizeram economia para ficar um tempo só estudando e também há aquelas que “só estudam”!

Se você estuda para concursos, deve ter ouvido a frase “Você trabalha ou só estuda para concursos?”. Eu sei que pessoas que só estudam dificilmente gostam de ouvir esse tipo de pergunta, até porque estudar não é tão simples assim, pois é uma atividade que requer muita disciplina, foco, resiliência e muita, mas muita força de vontade mesmo para não desistir.

Hoje eu vim falar para você que se encontra em algumas dessas situações para adotar algumas medidas que farão toda a diferença no seu dia a dia e te ajudarão a se manter mais focado. E quais são essas medidas?

 

Crie uma agenda de estudos

A agenda de estudos é uma poderosa ferramenta para você se organizar. Não se engane achando que você conseguirá ter um bom rendimento nos estudos sem ter um planejamento adequado (sem uma agenda). Claro que não vai! Eu falo por experiência própria, pois eu já estive aí desse lado também, estudando para concursos porque sabia que isso iria mudar minha vida para sempre!

A agenda de estudos pode ser também o Edital Verticalizado, que inclusive o Gran disponibiliza gratuitamente para todos, assinantes ou não! Até porque nosso maior objetivo aqui é que você passe! Se você ainda não tem o Edital Verticalizado, pare com essa leitura rapidamente e procure a publicação referente ao seu concurso em nosso site, ela estará lá para você usá-la à vontade.

 

Agenda de tarefas diárias

Você deve me perguntar: “Uai, professor, para que duas agendas?”.

Nós, seres humanos, somos mestres em procurar fazer tudo aquilo que está tirando o nosso foco e muitas vezes deixamos de fazer algo realmente essencial, que, no seu caso, deveria ser estudar e cumprir a meta diária de estudos.

Saiba de uma coisa: quando você não anota o que tem de fazer quando estiver estudando, é muito provável que você se lembre de algo que nem era tão importante assim e deixará o seu local de estudos ou o site do Gran com as videoaulas ou PDFs abertos para fazer aquilo que poderia ser feito em outra hora, e sabe por quê? Porque muitas vezes nós nos sabotamos, e o nosso objetivo aqui é que você elimine de vez essa prática! Ok?

Na agenda de tarefas/obrigações, você vai programar toda a sua semana. Aquilo que tem para fazer, anote! Se você não anotar, na hora do seu estudo isso pode te atrapalhar. Então minha dica é: antes de fazer qualquer coisa, anote tudo, tudo mesmo! Seja dar vacina nos cachorros, comprar presente para a esposa/esposo/filhos etc. Somente anote!

Assim eu posso te garantir que seu estudo renderá muito mais e você ficará muito mais tempo focado no concurso da sua vida.

Mas aí você pode pensar  e falar: “E se os pensamentos vierem na hora em que estiver estudando?”. Calma que eu vou te ajudar! Tenha consigo um papel extra só para anotar essas coisas. Quando faz isso, você diz para o seu cérebro: “Cérebro, agora estou estudando, ok? Quando eu cumprir minha meta, eu farei tudo isso!”. Lembre-se, você possui total controle sobre o seu cérebro, sua mente, então domine-os e não deixe que eles te dominem.

 

O ambiente correto para você estudar

Olha só: você sabia que muita gente demora mais para passar em concursos porque não tem um ambiente adequado de estudos ou nem sequer procura ter? Isso mesmo! Nesses anos de experiência como coach para concursos, eu vejo muita gente estudando errado! “Como isso, professor?”.

Essas pessoas não procuram um ambiente apropriado para estudar. Muitos estudam ou dizem que estudam em casa com o barulho das crianças, a mãe chamando toda hora ou a esposa pedindo para você resolver as pendências da casa (risos)! Parece até o inimigo querendo tirar seu foco! Tem hora que dá vontade até de sair gritando para nos deixarem em paz, mas essas pessoas não são obrigadas a entender, e nem sempre vão entender mesmo, que você só precisa estudar. Para isso, minha dica para não ter briga em casa com seu cônjuge é: antes de estudar, mostre a agenda para ele(a) e fale: “Amor, eu prometo que eu vou fazer tudo aquilo que você me pedir ou cumprir com minhas obrigações diárias, mas só me deixa aqui concentrado com meus estudos, aliás, nossos estudos, porque isso mudará nossa vida!”.

Gente, eu estou falando isso porque já passei por esse tipo de situação também e continuo passando (risos)! Portanto, seja inteligente e não crie problemas em casa, brigas etc. Até porque se você estiver brigado com as pessoas que ama, não terá rendimento, mesmo que estude por 10 horas naquele dia.

Voltamos ao assunto do ambiente! Se você não consegue ter um ambiente silencioso, arejado, mesa e cadeira confortável, não se sabote! Procure imediatamente outro local que será mais tranquilo para você. Hoje em dia, além das opções de bibliotecas públicas, temos também muitos lugares que alugam baias de estudo. Procure aí na sua cidade, é muito provável você encontrar.

Quando você vai para um ambiente assim, aquelas quatro horas de estudo programadas, por exemplo, valerão como se você tivesse estudado durante oito horas diárias! Uau!!! Isso é fantástico.

Faça disso um hábito na sua vida e lembre-se de que estudo também é uma profissão!

Quando você vai para o trabalho, você não fica lá entre seis e oito horas sentado, só focado nas suas atividades? A maioria das pessoas vão dizer que sim, ou melhor, deveria ser! Não use as horas do seu trabalho para fazer outra coisa sem autorização! Seja honesto consigo mesmo!

Da mesma forma é com os estudos. Você precisa ir para esse local silencioso e tranquilo somente para estudar. Lá você vai ver as pessoas caladas e com um único objetivo: estudar! Se não, eu acredito que não estariam ali!! Além disso, ver tanta gente a estudar vai te motivar e você não vai mais querer parar de ir!!!!

A partir de hoje, assuma comigo o compromisso de que você procurará um lugar adequado para estudar agora mesmo! Não é amanhã! É agora! Você vai atrás de um local para estudar, caso sua casa não seja o ambiente mais adequado para isso.

 

Celular, o maior ladrão de tempo!

Se você estiver estudando em casa, recomendo colocar o seu celular no modo silencioso e em outro cômodo. Sem sombra de dúvida, hoje o celular é um dos maiores ladrões de produtividade para os estudos. Atualmente existem aplicativos que mensuram quanto tempo se perde com redes sociais, WhatsApp, Youtube etc. Já fiz esse teste, e para mim foi um “espanto” perceber o quanto de tempo eu perdia em redes sociais. Faça esse teste também e siga essa dica. Caso estude numa biblioteca pública, você pode deixar o celular no modo avião e, durante as pausas de estudo, verificar as mensagens que chegaram.

 

Cumpra o tempo estabelecido

Por que é importante cumprir o tempo que você estabeleceu para estudar? Porque você precisa educar seu cérebro e seu corpo. Eles precisam entender que você só vai sair do seu local de estudos depois que cumprir as x horas de estudos programadas para aquele dia. Se você começar a sair um pouco mais cedo ou chegar um pouco mais tarde para estudar, a atividade vai virar uma bagunça e você nunca conseguirá se condicionar!

Então, não importa o que aconteça, só saia do seu local de estudos, ou só pare de estudar, depois de cumprir seu tempo! Pode chover, fazer muito sol, estar muito calor, você pode estar cansado etc. Isso tudo pode ser você mesmo querendo se sabotar. Nós muitas vezes só queremos uma desculpa para não estudar e com certeza, estas desculpas você vai achar com muita facilidade.  Combinado?

 

Acorde cedo

Você já ouviu falar que rico acorda cedo? Isso é uma verdade absoluta! As pessoas mais bem sucedidas não acordam tarde, elas acordam cedo, fazem suas anotações, tiram um tempo para ler de manhã cedo, fazem uma atividade física e, às 8h da manhã, já estão preparadas! Elas já estão sentadas trabalhando ou estudando! Isso mesmo!

Você quer ser servidor público mesmo ou continuar acordando tarde enquanto seu concorrente, às 08h da manhã, já está de banho tomado (algumas vezes) e estudando?

Faça isso por 21 dias e eu duvido se você não vai ter ganhos gigantescos não só para os seus estudos, mas principalmente para a sua vida.

Se você não faz outra coisa além de estudar, minha dica é: cumpra sua meta o quanto antes! Pela manhã, nosso cérebro está descansado e, por causa disso, o seu estudo tende a render muito mais!

Eu nunca ouvi falar de alguém que morreu por ter acordado cedo. Pelo contrário, o sucesso dessas pessoas está relacionado a isso também.

Claro que você precisa dormir durante as oito horas indicadas para render melhor, mas veja como seu organismo se comporta. Há pessoas que, com seis horas bem dormidas, estão revigoradas no dia seguinte! Mas leia direitinho isso aqui, não mais que oito horas, ok?

Para fechar, aqui vai mais um conselho/dica.

Quando você estiver com problemas ou cansado porque teve uma noite ruim ou está com alguma problema, apenas descanse e/ou apague esse incêndio antes de tudo. Até porque você não conseguirá render se estiver pensando em outra coisa além do seu estudo.

Nós também precisamos de descanso e paz para estudar, trabalhar etc. Haverá dias em que você estará exausto, mas descanse e estabeleça logo um prazo para recomeçar. Ok?

Para não ficar tão longo esse artigo, depois vou escrever um somente sobre a importância do descanso para a sua vida, mente, corpo e alma.

Eu espero que essas orientações façam sentido para você e que você as aplique em sua vida.

 

Um forte abraço e te vejo por aí!

Se quiser me seguir nas redes sociais, só procurar @marcosalmeidacoach.

Foi um enorme prazer estar aqui com você novamente, campeão(ã)!

 

(function() {
var _fbq = window._fbq || (window._fbq = []);
if (!_fbq.loaded) {
var fbds = document.createElement(‘script’);
fbds.async = true;
fbds.src=”https://connect.facebook.net/en_US/fbds.js”;
var s = document.getElementsByTagName(‘script’)[0];
s.parentNode.insertBefore(fbds, s);
_fbq.loaded = true;
}
_fbq.push([‘addPixelId’, ‘1459353050962300’]);
})();
window._fbq = window._fbq || [];
window._fbq.push([‘track’, ‘PixelInitialized’, {}]);

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!