fbpx

Fique por dentro – 568 vagas AUTORIZADAS para três cargos!

Atenção, corujinhas! O próximo concurso público do Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) foi autorizado. O aval foi divulgado na manhã desta segunda-feira, 06 de setembro de 2021, no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com o documento, no total, 568 vagas para a próxima seleção do órgão foram autorizadas! A distribuição se deu da seguinte maneira:

Cargo Vaga Escolaridade
Analisa Ambiental Nível superior 96
Analista Administrativo Nível superior 40
Técnico Ambiental Nível médio 432
Total 568

Confira o ofício na íntegra:

A responsabilidade pela realização do concurso será do diretor-presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, a quem caberá editar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários.

O prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de seis meses, contado a partir da publicação da Portaria, isto é, até março de 2022.

Concurso IBAMA: 568 vagas AUTORIZADAS para três cargos | Imagem: divulgação
Concurso IBAMA: 568 vagas AUTORIZADAS para três cargos | Imagem: divulgação

Agora, os próximos passos são: formação da comissão, elaboração do projeto básico e escolha e contratação da banca. Somente após a conclusão destas etapas, o edital poderá ser publicado. Estamos de olho!

Últimos concursos IBAMA

Edital Ibama 2013 – Analista Administrativo

O último concurso do Ibama foi realizado em 2013, sob organização do Cespe/UnB, atual Cebraspe. Na ocasião, foram ofertadas 61 vagas para 20 lotações por todo o país. A avaliação dos candidatos foi feita através de duas etapas, sendo:

  • provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
  • prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório.

Edital Ibama 2012 – Analista Ambiental

Ainda em 2012, foi realizado um outro concurso, para Analista Ambiental, também com o Cespe como organizador. Para este, foram ofertadas 108 vagas e mais de 150 convocados, com lotação no Rio de Janeiro e Distrito Federal. Os candidatos podiam optar por três temas:

  • Licenciamento ambiental ;
  • Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental;
  • Gestão, proteção e controle da qualidade ambiental.

A avaliação dos candidatos foi feita através de duas etapas, sendo uma provas objetivas e uma prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

Para mais detalhes do concurso IBAMA, cujas 568 vagas foram autorizadas, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo, separado por tópicos, para que facilite a sua compreensão:

Saiba mais: concurso IBAMA

Quer estudar para Concurso IBAMA?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Confira os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais