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Fique por dentro – Administração para assistente administrativo da Emgepron.

Olá, pessoal! Tudo bem? Hoje trataremos sobre Administração para assistente administrativo da Emgepron. Nosso objetivo com este resumo é trazer alguns detalhes do cargo e da forma de cobrança da disciplina de Administração por parte da banca Selecon.

Emgepron

O cargo de assistente administrativo exige apenas nível médio completo, oferecendo o salário de R$ 1.921,00, mais benefícios. Será formado cadastro reserva para o cargo, e a contratação será feita pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Sobre a nossa disciplina de Administração, temos o seguinte conteúdo programático:

Administração Geral: Definição de Administração. Funções Administrativas. Desempenho Organizacional. Habilidades Administrativas. Tipos de Gerência. Bases Históricas da Administração. Ambiente da Administração: Ambiente Interno e Externo. Cultura Corporativa. Administração e Ambiente Global. Ética Administrativa e Responsabilidade Social Corporativa. Planejamento. Organização. Liderança e Controle. Noções de Administração: Recursos Humanos, Financeiros, Recursos Materiais e Patrimoniais: Administração de Estoques. Armazenagem e Controle. Planejamento da Produção. Suprimentos. Distribuição e Transporte. Noções de administração de materiais e financeira; noções de arquivamento e organização de trabalho; relações humanas.

Não deixe de conferir o edital do concurso Emgepron.

Não deixe, também, de conferir a página do concurso aqui no Estratégia Concursos, onde estão as principais informações sobre o concurso.

Sobre a banca Selecon, trata-se de uma banca que não possui um extenso acervo de questões. Porém, com as questões já existentes, é possível traçar um perfil da banca.

Na sequência deste resumo de Administração para assistente administrativo da Emgepron, analisaremos os tópicos com mais chances de cobrança na prova.

Administração para assistente administrativo da Emgepron – Liderança e controle

A liderança é vital para o sucesso das organizações. Liderar, no contexto organizacional, significa influenciar outras pessoas em direção aos objetivos organizacionais previamente estabelecidos. As organizações investem na capacitação e formação de líderes, para potencializar as suas chances de sucesso.

Analisando o histórico da banca, identificamos que é um assunto que tem grandes chances de ser cobrado. Por isso, dê bastante atenção a este tema de Administração para assistente administrativo da Emgepron.

Não deixe de conferir o nosso Guia Definitivo de teorias de liderança para concursos. Nele, oferecemos mais detalhes sobre a temática, com maior aprofundamento.

Vejamos uma questão da banca sobre liderança.

Selecon – Prefeitura de Boa Vista (2019)

“O processo de dirigir e influenciar o comportamento das pessoas em uma organização buscando, por meio do processo de comunicação, a realização de um ou mais objetivos refere-se ao processo de:

  1. hierarquia
  2. disciplina
  3. liderança
  4. controle”

O gabarito é a letra C. Perceba que a descrição dada pelo enunciado vai completamente ao encontro do conceito de liderança. Influenciar outras pessoas, por meio do processo de comunicação (mas não apenas deste processo), visando à realização de um ou mais objetivos é o que se espera dos líderes.

Avançando, cabe também ressaltar que nem sempre os ocupantes de cargos formais de chefia são bons líderes. Com efeito, existe a liderança informal, em que pessoas que não possuem autoridade formal têm capacidade de persuadir e influenciar seus pares.

Administração para assistente administrativo da Emgepron – Cultura corporativa (organizacional)

Seguindo com o nosso resumo de Administração para assistente administrativo da Emgepron, falaremos sobre cultura organizacional. De início, apresentamos o nosso Guia Definitivo de Cultura organizacional para concursos, para fins de aprofundamento.

A cultura organizacional é definida por muitos autores como a “personalidade” da organização. A cultura organizacional é um conjunto de hábitos, crenças e valores compartilhados e aceitos em determinada organização.

A cultura organizacional se manifesta em três níveis:

  1. Artefatos – nível mais superficial.  São os aspectos percebidos logo no primeiro contato com a organização.
  2. Valores compartilhados – nível intermediário. Balizam, em um nível consciente, os comportamentos e atitudes aceitáveis ou não em determinada organização.
  3. Crenças básicas – nível mais profundo. São valores fortemente enraizados, dispensando explicações.

Vejamos uma questão da banca sobre o tema.

Selecon – Prefeitura de Boa Vista (2019)

“Os processos da aprendizagem cultural que se referem às atividades repetidas em programas de treinamentos, cerimônias comemorativas e festas de final de ano, que expressam e reforçam os valores-chave da organização, são os:

  1. mitos
  2. rituais
  3. slogans
  4. símbolos”

O gabarito é a letra B. Os rituais consistem em determinadas atividades, repetidas em momentos preestabelecidos, e que buscam reforçar os principais valores para a organização.

Os mitos são personagens, narrativas ou eventos fictícios que massificam valores culturais. Já os slogans são expressões ou frases de efeito utilizadas para reforçar a cultura. Por fim, os símbolos são artefatos que transmitem significados que definem a cultura.

Administração de estoques

Dentro de Administração de materiais, Administração de estoques é um tópico de destaque, por isso foi contemplado em nosso resumo de Administração para assistente administrativo da Emgepron.

Estoque pode ser definido como os materiais que estão em poder de uma organização, aguardando o momento de serem utilizados. Os estoques podem ser de matérias-primas, produtos em processo de fabricação e produtos acabados.

Importante frisar que, embora haja a necessidade de a organização possuir materiais em estoque, deve-se ter em mente que estoque é capital parado. Por isso, é natural o conflito entre a área de materiais e a área financeira da empresa. Enquanto esta se preocupa com os recursos financeiros mobilizados em um estoque, aquela busca manter seu estoque para a produção.

Assim, é fundamental para a organização encontrar um ponto de equilíbrio entre tais demandas. É importante considerar que, além do capital mobilizado, existem outros custos de armazenagem inerentes aos estoques, o que reforça a necessidade de a organização estabelecer uma política sustentável de gestão de estoques.

Vejamos uma questão sobre o tema. Faremos mais aprofundamentos no comentário.

Selecon – Prefeitura de Cuiabá (2018)

“O sistema integrado de gestão de materiais que procura eliminar perdas pela diminuição do estoque, produzindo os bens e os serviços nas quantidades e no exato momento em que são necessários, minimizando custos, retrabalho e otimizando processos é o denominado:

  1. MRP
  2. JIT
  3. CRP
  4. ERP”

O gabarito é a letra B. JIT é a abreviação de “Just-in-time”, que é um sistema de produção baseado na filosofia homônima, que preconiza que os estoques devem ser minimizados ao máximo. Assim, deve-se produzir apenas a quantidade necessária, no tempo necessário, e adquirir apenas a quantidade exata de materiais necessários à produção.

Recursos Humanos – avaliação de desempenho

Último tópico do nosso resumo de Administração para assistente administrativo da Emgepron, a avaliação de desempenho é um tópico fundamental para a gestão de pessoas. Com uma avaliação de desempenho eficaz, a organização poderá tomar decisões mais acertadas sobre sua política de gestão de pessoas.

Veremos, na sequência, algumas questões da banca sobre o tema.

Selecon – Prefeitura de Boa Vista (2019)

“O método de avaliação de desempenho que consiste em avaliar o desempenho das pessoas através de blocos de frases descritivas que focalizam determinados aspectos do comportamento é o método do tipo:

  1. escolha forçada
  2. incidentes críticos
  3. pesquisa de campo
  4. lista de verificação”

O gabarito é a letra A. O método das escolhas forçadas utiliza frases que buscam descrever alguns possíveis aspectos comportamentais do colaborador. O avaliador deverá escolher as frases que descrevam de forma mais aproximada o comportamento do avaliado.

Já o método de incidentes críticos consiste em se colocar aspectos extremamente positivos e aspectos extremamente negativos em dois blocos lado a lado. O avaliador deverá escolher, em cada bloco, o aspecto que mais se encaixe ao avaliado.

Seguindo, o método de pesquisa de campo consiste em utilizar a ideia de linha-staff para realizar um trabalho em conjunto entre as equipes especialistas em avaliação (staff) e as chefias imediatas (linhas) dos subordinados.

Por fim, as listas de verificação são checklists que contêm alguns fatores a serem avaliados e uma escala numérica para que os gerentes realizem uma avaliação quantitativa de cada fator.

Conclusão

Chegamos ao fim do nosso resumo de Administração para assistente administrativo da Emgepron. Importante frisar que este resumo não substitui o material teórico e a resolução de muitas questões da banca sobre os temas apresentados.

Abraços e bons estudos!

Paulo Alvarenga

https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/

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