fbpx

Fique por dentro – Análise completa – ISS Fortaleza

Olá, futuros servidores, tudo bem? Fizemos uma Análise completa da prova do ISS Fortaleza e apresentamos a vocês matéria a matéria a cobrança do CEBRASPE em Fiscos.

A banca do ISS Fortaleza foi definida em meio à pandemia que vivemos e pegou muitas pessoas de surpresa. Isso demonstra que a necessidade de servidores públicos é assunto de muita importância para os órgãos, especialmente, nesse momento, servidores Fazendários, que podem auxiliar na arrecadação dos entes, que com certeza estão sentindo os efeitos da recessão econômica.

Analisaremos matéria a matéria que esperamos na prova do ISS Fortaleza e veremos como o CESPE vem cobrando os assuntos nos últimos anos e fazendo apontamentos sobre cada matéria.

Para algumas matérias, como Direito Empresarial e Direito Penal, inclusive, fizemos uma filtragem ainda maior. Nelas, consideramos apenas provas de fisco, já que a cobrança nos fiscos tem características muito diferentes de outras provas, como as de Tribunais ou Policiais.

Estamos em uma série de artigos analisando a prova do ISS Fortaleza. Dividimos nossos artigos em 3 partes pelo tamanho do conteúdo:

  • Matérias que caem em praticamente todos os concursos CESPE – Matérias Básicas. Parte I;
  • Matérias que caem em praticamente todos os concursos de FISCO – Matérias Específicas. Parte II;
  • Matérias diferenciadas para a prova de Fortaleza – Matérias peculiares à prova de Fortaleza. Parte III.

Iniciamos hoje o terceiro dos artigos e talvez um dos mais importantes para os alunos de alto nível, já que eles já possuem grande experiência em todas as matérias básicas da área fiscal.

Analisaremos as seguintes matérias:

  • AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública
  • Direito Civil
  • Direito Penal
  • Direito Empresarial

Notem que a matéria de Legislação tributária não ficou nessa análise, mas sim na análise das matérias específicas de fisco, clique aqui e verifique-a.

 Vamos para os itens

AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública – Análise completa – ISS Fortaleza

AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública são três assuntos difíceis para um aluno que nunca as viu. Dessa maneira, já fica a dica de que é necessário um estudo antecipado dessas matérias. Nunca se deve deixar o estudo dessa matéria para o pós-edital.

A melhor maneira de lidar com ela é começar o estudo com bastante antecipação e chegar no pós-edital apenas revisando os assuntos.

Sabemos que o estudo antecipado é ideal, porém o aluno que estiver com poucas horas disponíveis para estudar essa matéria, pode facilmente direcionar seu estudo, já que o CEBRASPE naturalmente tem preferência por certos conteúdos em demérito de outros.

Note que os três primeiros itens somados são responsáveis por mais de 50% do histórico de cobrança da prova. Então, fica razoavelmente tranquilo fazer um estudo com estratégia.

Direito Civil – Análise completa – ISS Fortaleza

Direito civil é uma das matérias mais longas e com menores cobranças em provas de Fisco. Desse modo, é absolutamente primordial que o aluno estude com uma boa estratégia. Observe a cobrança histórica dessa matéria no CEBRASPE:

Geralmente, o conteúdo de Direito Civil é absurdamente longo e enfadonho. Além disso, as provas costumam cobrar menos de 5% dos pontos da prova com essa matéria. Esse guia é muito interessante para o aluno que não possui tempo suficiente para estudar essa matéria por completo.

Lembramos ainda que a banca tem preferência por certos artigos dentro do Código Civil, portanto, mesmo quando estudar “Dos fatos jurídicos”, lembre-se de dar enfoque maior em certos artigos do que outros.

Observe novamente a tabela e perceba que os 4 primeiros itens possuem cobrança histórica de cerca de 82% de todo conteúdo. Caso o estudante já possua visto o material de Direito Civil, ele é enorme, então, um direcionamento desses, pode ser a salvação do aluno.

Deixamos claro que, é necessário que o estudante que possui tempo suficiente não negligencie nenhum dos assuntos de prova, já que a banca, pode tentar diferenciar sua cobrança e pegar alunos de supressa. O objetivo desse documento é guiar o aluno para um melhor estudo, mas nunca de incentivar que o aluno deixe de lado alguma das matérias.

Direito Penal – Análise completa – ISS Fortaleza

Direito penal é uma matéria complexa para ser estudada, porem de cobrança muito simples em provas de Fisco. Tenha isso em mente.

Veja que as 3 primeiras matérias acumulam cerca de 85% da cobrança histórica da banca. Por essa razão dizemos que a cobrança realmente é simplista.

Em regra, o examinador se mantém bastante na superfície da matéria. Seu foco deve ser entender o material de maneira tranquila e completar seu estudo através da resolução de questões.

Lembre ainda que o estudo de direito penal deve ser direcionado para provas de Fisco, ou com assuntos que o professor coloque em PDF. Isso, pois, caso o estudo se direcione para carreiras policiais, ou carreiras jurídicas, pode ser que o estudo seja muito mais complexo que a cobrança em provas.

Direito Empresarial – Análise completa – ISS Fortaleza

Direito empresarial é um dos direitos em que os alunos mais possuem dificuldades. Existem muitos assuntos similares e os alunos devem saber muitas nuances para não ter dificuldades na matéria.

Por exemplo, o aluno deverá conhecer, dentro de Sociedades, quais as características de cada uma, sendo que elas são muito similares.

Ainda, para piorar a situação desse conteúdo, ele tem, geralmente, representatividade muito baixa em provas, com índices inferiores a 5% do total de pontos de uma prova.

Pelas situações expostas, fica evidente, que em Direito Empresarial, um estudo guiado é muito interessante e pode inclusive, ser a salvação para quem está estudando em um pós-edital sem conhecimento prévio do conteúdo.

Matérias diferenciadas para a prova de Fortaleza

Pessoal, esses são alguns dos conteúdos mais cobrados pelo CESPE quando tratamos de cobranças de provas Fiscais.

Fizemos nossa análise com enfoque em provas de Fisco, dessa maneira, seria recomendado que essa análise não fosse extrapolada para outros tipos de prova.

Conclusão dos três artigos

Pessoal, depois de três longos artigos, e uma intensa análise de cada um dos assuntos estudados, fica evidente que o CESPE/CEBRASPE possui preferência por certos assuntos em quase todas as matérias cobradas em provas.

Nossa dica é que o aluno aproveite que o edital ainda não foi lançado e tente estudar todos os assuntos com qualidade, chegando no pós-edital com grande capacidade de conseguir uma aprovação.

Porém, caso o aluno não tenha tempo, ou esteja lendo esse artigo em uma época que o edital já foi lançado, essa cobrança estratégica é muito importante para um estudo focado no que mais cai em prova.

Lembramos ainda que não praticamos futurologia (rs), apenas buscamos estatísticas históricas com os melhores filtros possíveis e que determinam as tendências da banca nos assuntos verificados. Fica a dica de que, é possível que alguns conteúdos que não tem um histórico tão grande de cobrança possam cair em sua prova, mas nossa experiência diz que a banca costuma ser comportada e ter tendências claras.

Esse guia tem o propósito de que o aluno possa ter foco em seus estudos. Por exemplo, o estudante que não estiver bem em “sociedade personificada” de Direito Empresarial, deve sim tentar melhorar seu desempenho, já que a chance de essa matéria cair em prova é grande, porém, o mesmo aluno, não deve deixar de estudar um assunto menos cobrado para não ter surpresas em prova.

Caso queira saber mais sobre a prova:

Análise completa - ISS Fortaleza
Webinário sobre o ISS Fortaleza

Um abraço

Julio Furlanetto


Assinatura Anual Ilimitada

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!