Acesse também o material de estudo!
Oportunidades para o Ministério do Meio Ambiente e entidades a ele vinculadas
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) tem como objetivo reforçar sua equipe por meio da realização de novos concursos públicos.
Conforme comunicado pelo órgão, além das negociações salariais em curso, foram alcançados progressos para ampliar o quadro de funcionários tanto do Ministério do Meio Ambiente quanto das entidades a ele vinculadas.
Na quarta reunião da Mesa Específica e Temporária de Negociação, ocorrida em 5 de abril, foram expostas novas tabelas de ajustes salariais para os próximos dois anos. Após refinamentos feitos nos dias 12 e 13 de abril, essas propostas se consolidaram em uma única sugestão.
A seguir, confira os principais pontos da proposta para a carreira de especialista em meio ambiente (CEMA):
- Reajuste médio do vencimento básico (VB) de 35%;
- Reajuste do valor da gratificação por qualificação (especialização, mestrado e doutorado); e
- Criação de gratificação de localização para valorizar os servidores lotados em locais de média e alta dificuldade de atuação.
Com essa proposta, o reajuste final para os cerca de 3 mil servidores de nível superior na ativa será de 19% a 36%, de acordo com a qualificação, o desempenho, o tempo de serviço e o local de atuação.
Para os cerca de 1,8 mil servidores de nível técnico na ativa, o reajuste será de 18% a 45%, também segundo a qualificação, o desempenho, o tempo de serviço e o local de atuação.
Para a carreira do Plano Especial de Cargos do MMA e Ibama (PECMA), que tem 179 servidores na ativa, será concedido aumento de 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026.
Além desses reajustes, o atual governo já havia concedido aumento de 9% para todos os servidores públicos federais em 2023.
Em paralelo às negociações salariais, foram obtidos avanços para o aumento da força de trabalho do MMA e entidades vinculadas:
- Convocação de novos servidores classificados no cadastro de reserva de concursos anteriores, viabilizando a nomeação de 257 novos analistas no Ibama e 110 no ICMBio em 2023;
- Realização do concurso público do MMA, o primeiro em 13 anos, para 98 analistas, que já estão em processo final de ingresso no quadro do ministério; e
- Formalização de pedido de autorização para a realização de novos concursos públicos para o Ibama, o ICMBio e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com o objetivo de preencher cerca de 3,3 mil vagas — parte dessas vagas será objeto de concurso já em 2024.
Com isso, é informado que a atual gestão do MMA atua para garantir o cumprimento de suas responsabilidades institucionais, o fortalecimento e a valorização das carreiras ambientais.
Último concurso MMA em 2023
Ano passado, foi realizado o último concurso MMA. Foram ofertadas 98 vagas para o cargo de Analista Ambiental, cuja exigência é de nível superior. O salário inicial é de R$ 8.817,72, mais auxílio alimentação no valor de R$ 658,00.
Os candidatos do concurso MMA foram avaliados pelas seguintes etapas:
- Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; e
- Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório.
Para saber mais sobre o concurso MMA, cuja autorização foi formalizada para mais de 3 mil vagas, acesse o link abaixo!
Saiba mais: concurso MMA
Quer estudar para o concurso MMA?
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Créditos:
Estratégia Concursos