Acesse também o material de estudo!
A ministra do MGI, Esther Dweck, afirmou que a próxima edição do CNU, de 2025, terá provas com códigos de barras para facilitar a identificação dos candidatos e evitar erros no preenchimento do cartão-resposta.
Isso ocorre porque alguns candidatos da primeira edição do Concurso Unificado contestaram na Justiça o fato de o MGI ter informado que seriam eliminados aqueles que não preenchessem toda a identificação do cartão.
Além disso, outra novidade anunciada pela ministra é a unificação do edital de abertura. Ou seja, não haverá editais separados por blocos temáticos, como foi feito na edição anterior.
Esther garantiu que essa é uma maneira que visa simplificar o processo e tornar as regras mais acessíveis para todos os candidatos. As informações foram confirmadas através de uma entrevista concedida ao jornal Folha de S. Paulo.

CNU 2025 terá reforço em áreas estratégicas
O Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 ainda terá outras melhorias, com a inclusão de novos cargos, cujo objetivo é fortalecer a atuação do governo em políticas públicas estratégicas.
De acordo com a ministra, foram criadas as carreiras de Desenvolvimento Socioeconômico e Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa. Isso deve atrair ainda mais olhares para o maior certame da história.
Lembrando que o quantitativo de vagas e a relação de cargos do novo CNU 2025 ainda não foram divulgados. A previsão é de que as provas sejam aplicadas entre setembro e novembro.
Já o chamamento dos futuros aprovados ocorrerá em 2026, possivelmente no segundo semestre. Para saber TODOS os detalhes do edital, provas, cargos e outras informações do CNU 2025, acesse abaixo:
SAIBA TUDO SOBRE O CPNU 2025
Quer estudar para as provas do edital do CNU?
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!
Créditos:
Estratégia Concursos