Acesse também o material de estudo!
A nova edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) contemplará uma nova carreira transversal de Defesa, Justiça e Segurança.
De acordo com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, o “ENEM dos concursos” ofertará cerca de 1,5 mil vagas para duas carreiras transversais.
A expectativa é de que, então, pelo menos 750 vagas imediatas sejam destinadas à carreira de “Analista Técnico de Justiça e Defesa (ATJD)” no CPNU.
Vale lembrar que, anteriormente, Esther já havia confirmado que a definição da banca deverá ser efetuada somente em abril, já que o atraso para aprovação do orçamento de 2025 impediu que a medida fosse realizada antes.
Já sobre as provas, a previsão é que sejam realizadas no segundo semestre deste ano, entre setembro e outubro.
“A gente está trabalhando muito já no cronograma, nas vagas que vão entrar. Eu vou apresentar ao presidente, então não posso anunciar antes de ele bater o martelo”, afirmou a ministra.
No que se refere à nova carreira de Defesa do novo CNU, você confere todos os detalhes logo abaixo:

Nova carreira transversal de Defesa no CNU
Criação da nova carreira e requisitos de distribuição
Ambas as carreiras transversais a serem contempladas no Concurso Nacional Unificado foram criadas através da Medida Provisória (MP) nº 1.286/2024, publicada no final de 2024.
Quanto o cargo de nível superior “Analista Técnico de Justiça e Defesa (ATJD)”, foram criados 750 cargos inéditos e que são considerados, neste momento, como vagos.
De acordo com a MP, os futuros servidores ATJD terão lotação especificamente no Ministério da Gestão e Inovação (MGI), igual as demais carreiras transversais, e serão distribuídos, posteriormente, em outros ministérios.
Em relação à distribuição, o texto define os seguintes requisitos e critérios:
- Ser requisitados pela Presidência ou pela Vice-Presidência da República ou nas hipóteses de requisição previstas em lei;
- Ser cedidos para órgãos ou entidades do Poder Executivo federal para o exercício de Cargo Comissionado Executivo – CCE ou de Função Comissionada Executiva – FCE de nível mínimo 13 ou equivalente;
- Ser cedidos para órgãos ou entidades de outros Poderes da União para o exercício de CCE ou de FCE de nível mínimo 15 ou equivalente; ou
- Ser cedidos para o exercício de cargos de Secretário de Estado ou do Distrito Federal, de cargos em comissão de nível equivalente ou superior ao de CCE ou de FCE de nível 15 ou de dirigente máximo de entidade da administração pública no âmbito dos Estados, do Distrito Federal, de prefeitura de capital ou de Município com mais de quinhentos mil habitantes.
Atribuições da nova carreira
As atribuições do ATJD se encontram no artigo 185 da MP e são definidos da seguinte maneira:
- Executar atividades de assistência técnica no planejamento, na coordenação, na implementação e na supervisão de projetos e programas inerentes às áreas de justiça, defesa nacional e segurança;
- Proceder à análise e à avaliação de dados que contribuam para o planejamento e o aperfeiçoamento das políticas de justiça, defesa nacional e segurança;
- Subsidiar a definição de estratégias de execução das atividades de controle, monitoramento e avaliação das políticas de justiça, defesa nacional e segurança;
- Promover e subsidiar os processos, os projetos e os programas finalísticos inerentes à estratégia nacional de defesa, à indústria da defesa, às políticas de ciência, tecnologia e inovação de defesa e aos demais programas do Governo federal para a defesa nacional;
- Promover e subsidiar as políticas de acesso e promoção da justiça, de segurança pública, de prevenção e repressão às drogas, de defesa da ordem econômica nacional e dos direitos do consumidor, de nacionalidade, migrações e refúgio, penal nacional, de direitos digitais e demais programas do Governo federal para a justiça e a segurança; e
- Promover e subsidiar o planejamento e a coordenação das atividades de segurança da informação e das comunicações, incluídos a cibersegurança, a segurança de fronteiras e de infraestruturas críticas e demais programas do Governo federal para a segurança institucional.
Já a jornada de trabalho dos futuros servidores será um total de 40 horas semanais.
Etapas de concurso exigidas para aprovação
O MP ainda garante que somente aqueles que passarem em concurso público poderão, de fato, ocupar uma das 750 vagas, mas, para a aprovação, os candidatos deverão passar por:
- Provas objetivas e de títulos, de caráter eliminatório e classificatório; e
- Curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório.
Quanto ganhará um ATJD?
Em relação ao salário inicial, fica definido que os valores alcançarão R$ 9.711,00, mas podem chegar a R$ 21.070,00 no final da carreira.
Também terão benefícios como gratificação natalina, adicional de férias, abono de permanência, retribuição pelo exercício de fundação de direção, chefia e assessoramento, além de parcelas indenizatórias.
Isso sem contar aqueles federais, que garantem auxílio alimentação, plano de saúde, auxílio creche e muitos outros.
Para saber TODOS os detalhes do edital, provas, cargos e outras informações do CNU 2025, acesse abaixo:
SAIBA TUDO SOBRE O CPNU 2025
Quer estudar para as provas do edital do CNU?
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!
Créditos:
Estratégia Concursos