Fique por dentro – comissão formada para 1ª edital da história
Acesse também o material de estudo!
Se você quer ingressar na área cultural do funcionalismo público, essa oportunidade é para você! Isso porque o 1º concurso da história da Secult AP (Secretaria de Cultura do Estado do Amapá) será realizado.
A comissão já está oficialmente formada e terá um prazo de 60 dias (até 27 de dezembro) para concluir os trabalhos que viabilizam a realização do certame.
Na portaria, o Governo do Amapá ressalta que há uma carência profissional no órgão desde 1995, quando houve a criação da Fundação Estadual de Cultura – Fundecap, mas não foi realizada qualquer preenchimento público.
Ainda segundo o documento, ao se criar oficialmente a Secult AP em 2007, aconteceu o mesmo problema, o que acarretou na defasagem intensa do órgão e da dependência de cargos comissionados.
- Secretaria de Estado da Cultura do Amapá – Secult AP
- Status: comissão formada
- Banca: a definir
- Vagas: a definir
- Salário inicial: a definir
Situação atual do concurso Secult AP
Comissão formada
Conforme consta no Diário Oficial do Estado, a secretaria pretende realizar a primeira seleção pública de sua história.
Por isso, foram designados oito servidores para instituir um grupo de trabalho responsável por elaborar uma proposta, em um prazo de 60 dias (até 27 de dezembro) para a viabilização do concurso inédito.
Na portaria, o Governo do Amapá ressalta que há uma carência profissional no órgão desde 1995, quando houve a criação da Fundação Estadual de Cultura – Fundecap, mas não foi realizada qualquer preenchimento público.
Ainda segundo o documento, ao se criar oficialmente a Secult AP em 2007, aconteceu o mesmo problema, o que acarretou na defasagem intensa do órgão e da dependência de cargos comissionados.
>>> Veja o documento na íntegra
Próximos passos do concurso Secult AP
Agora, com uma comissão responsável pelos estudos preliminares e viabilização do certame, a expectativa é de que até o início de 2026 o Governo do Amapá já inicie a escolha da banca.
Para isso, será necessário o envio do termo de referência às empresas interessadas, que elaborarão propostas a serem entregues a Secult.
Aquela que mais agradar a comissão, será definida a banca organizadora e, a partir de então, a iniciativa privada terá de elaborar o edital de abertura e organizar todas as próximas fases do concurso Secult AP.
Sobre a Secult AP
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) cabe identificar, preservar e valorizar os bens culturais, promovendo a qualificação e a inovação da produção cultural do Estado do Amapá, fomentando as diversas etapas da cadeia produtiva da cultura, democratizando e popularizando o acesso à cultura. Cultura é desenvolvimento: humano, social e econômico, que deve colaborar com o desenvolvimento do Amapá, auxiliando direta e indiretamente o governador na formulação da política cultural do Estado, planejando, normatizando, coordenando, executando e avaliando-a.
Compreendendo, também, o amparo à cultura, à defesa do patrimônio histórico, arqueológico, paisagístico, artístico e documental, incentivando e estimulando a pesquisa em artes e cultura; apoiar a criação, a expansão e o fortalecimento das estruturas da sociedade civil voltadas para a produção artística, analisando e julgando projetos culturais, deliberando sobre tombamento de bens móveis e imóveis de reconhecido valor histórico, artístico e cultural para o Estado do Amapá.
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