Fique por dentro – como aproveitar ao máximo o estudo pelas videoaulas

Saiba como otimizar o seu estudo das videoaulas em preparação para o INSS

Você ficou sabendo que uma nova solicitação para o concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi encaminhada ao governo? Dessa vez, o pedido é para 7.830 vagas, sendo 6.084 para Técnico e 1.746 para Analista. De fato, serão muitas oportunidades, no entanto, para agarrar uma dessas vagas, é preciso fazer uma preparação sólida, aproveitando ao máximo o que as ferramentas do Estratégia têm a oferecer.

Neste artigo, discutiremos dicas e estratégias que você pode adotar hoje em preparação para o INSS, para assistir videoaulas e conseguir fixar todo o conteúdo nelas apresentado. Com efeito, assistir videoaulas é uma boa maneira de compreender aqueles assuntos que temos mais dificuldades e que dificilmente aprenderíamos sozinhos.

 Mas será que você está tirando o melhor desta ferramenta de estudos? Acompanhe até o final desta leitura para saber como otimizar seu estudo desta ferramenta em preparação para o INSS. Vamos lá?

Fachada do INSS

1ª Dica para aproveitar ao máximo o estudo para o INSS pelas videoaulas: aumentando a velocidade.

Sabemos que o estudo da videoaula, quando comparado à leitura dos PDFS, pode significar muitas vezes uma diminuição do ritmo de avanço na matéria. Com efeito, às vezes, uma informação que tomaria 20 minutos de leitura, pode levar algo em torno de 40 minutos de videoaula para ser bem compreendido.

Por este motivo, a fim de compensar esta diminuição de ritmo, recomendamos que acelere a velocidade da aula para conseguir ver o seu conteúdo mais rapidamente. Adicionalmente, veja qual velocidade fica melhor para você, de acordo com sua capacidade de compreensão.

Alguns professores já passam o conteúdo de forma mais ágil naturalmente, de modo que não é preciso aumentar muito a velocidade. Afinal, não adianta ver a videoaula na metade do tempo se você sequer consegue entender o que está sendo dito pelo professor.

2ª Dica para aproveitar ao máximo o estudo para o INSS pelas videoaulas: realize um estudo ativo das videoaulas

Estudar videoaulas não precisa ser sempre um estudo passivo, assim, é preciso estar atento às informações e alerta aos pontos de destaque da aula. Deste modo, quando estiver assistindo videoaulas para o INSS, mantenha um caderno ao lado para, sempre que possível, fazer anotações pontuais e pertinentes sobre o assunto explicado pelo professor.

Um erro crasso ao estudar por este material é assistir à aula deitado, no conforto de sua cama. Não obstante isso pareça uma ideia tentadora e relaxante, estudar deitado é a maneira perfeita de acabar tirando um cochilo e não aprender absolutamente nada do que o professor está apresentando.

Portanto, permaneça sentado, tenha atenção à postura e torne o estudo ativo, fazendo anotações, como já mencionamos anteriormente. Esta postura, por si só, já o deixará propenso a ficar mais concentrado e, como consequência, menos disperso.

3ª Dica: reduza distrações

Falando em dispersão, não há como ter um bom aproveitamento das videoaulas e consequentemente fixar o conteúdo estudado, em preparação para o INSS, se você anda se distraindo o tempo todo.

 Por isso, assegure-se de que seu ambiente de estudos é silencioso, limpo e livre de distrações ou interrupções desnecessárias que só atrapalham sua preparação, como é o caso do smartphone. Uma maneira fácil de suprimir essa distração é simplesmente manter seu celular de preferência em outro cômodo.

4ª Dica: pause a videoaula para resolver questões

Não tenha medo de pausar a videoaula e eventualmente tentar acertar a questão proposta pelo professor. Na mesma linha do que já falamos sobre como é importante tornar o estudo ativo, tentar realizar questões propostas de antemão acaba sendo muito mais estimulante e dinâmico, do que simplesmente observar o professor resolvê-las.

Enquanto pausar o vídeo para tentar resolver uma questão pode ser uma boa ideia, interromper o andamento da aula com frequência, por questões alheias a seu estudo, certamente irá prejudicar a sua compreensão do conteúdo.

 Imagine que o professor está no meio de uma explicação de um ponto importante e você interrompe a aula para fazer um sanduíche na cozinha. Se você já fez isso antes, deve ter percebido como será mais difícil manter a linha de raciocínio e acompanhar a explicação do professor quando voltar, por isso evite fazer interrupções desnecessárias.

Finalizando – INSS: como aproveitar ao máximo o estudo pelas videoaulas

Então é isso, pessoal!

Esperamos que você faça bom uso dessas dicas para aproveitar ao máximo o estudo das videoaulas e fazer uma melhor preparação para o INSS. Para isso, lembre-se de aumentar a velocidade quando necessário, realizar um estudo ativo das videoaulas, reduzir as distrações e interrupções desnecessárias e eventualmente pausar o vídeo para resolver questões propostas pelo professor. Você verá que, utilizando essas estratégias, seu estudo se tornará muito mais proveitoso!

Grande abraço e bons estudos!

Professor: Diogo Matias

Instagram: @oprimoconcursado

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe uma resposta Cancelar resposta