Fique por dentro – Como conquistar a aprovação no TCE-SP

Olá, tudo bem com você? Está estudando para o concurso do TCE-SP? Hoje vamos dar algumas dicas para você conquistar a sua aprovação no TCE-SP!

Como conquistar a aprovação no TCE-SP

Antes de tudo, você sabe quando foi o último concurso realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo?

O último concurso realizado pelo TCE-SP foi em 2017. O certame ofertou 133 vagas, sendo 97 vagas para Agente da Fiscalização e 36 vagas para área de Administração.

A banca examinadora responsável pelo certame foi a VUNESP. Afinal, essa é a banca examinadora queridinha dos concursos em São Paulo.

Além disso, as vagas do último certame foram distribuídas para a capital e as cidades de Sorocaba, Araras, Fernandópolis, Registro, Andradina, Itapeva, Ituverava, Mogi Guaçu e Santos.

Ademais, o Tribunal de Contas de São Paulo costuma nomear mais que o dobro das vagas ofertadas inicialmente.

Sendo assim, esse concurso é uma oportunidade incrível para quem quer garantir sua entrada no serviço público em um cargo muito importante e com um excelente plano de carreira.

https://www.tce.sp.gov.br/

Não espere o edital para começar a estudar – Como conquistar a aprovação no TCE-SP

Um dos maiores erros cometidos pelos estudantes para concursos públicos é esperar o edital ser publicado para começar a estudar.

Afinal de contas, conquistar uma vaga no serviço público não é tarefa fácil, já que além de estudar é necessário ter foco, dedicação e planejamento. Quanto mais cedo você iniciar os estudos, maiores serão as suas chances de aprovação no certame.

Normalmente, quando o edital é publicado temos um período curto até o dia da prova, esse período pode variar de 45 a 90 dias, geralmente. Assim, as chances de aprovação são mínimas se começar a estudar apenas quando o edital for publicado.

Sabemos que estudar para concursos públicos é um projeto de médio ou longo prazo. Assim, o conhecimento é adquirido com o tempo e não do dia para a noite.

Você pode ter pensado: “Mas se o edital ainda não foi publicado, como eu sei que disciplina devo estudar para esse concurso?”

Como ponto de partida para saber o que pode ser exigido na sua prova, você deve colher informações do último edital. Afinal, de 60 a 70% dos conteúdos presentes nos editais se repetem.

Isto posto, vamos verificar as disciplinas exigidas no último edital?

Disciplinas exigidas – Como conquistar a aprovação no TCE-SP

O último edital foi composto por uma prova objetiva composta de 80 questões, distribuídas entre conhecimentos gerais e específicos:

  • Conhecimentos Gerais (cobradas para os dois cargos) – 40 questões, peso 1
    • Língua Portuguesa;
    • Raciocínio Lógico;
    • Informática.
  • Conhecimentos Específicos – 40 questões, peso 2:
  • Para o cargo de Agente da Fiscalização
    • Direito Constitucional;
    • Civil e Direito Penal;
    • Contabilidade Geral;
    • Contabilidade Pública;
    • Auditoria e Prestação de Contas.
  • Para o cargo de Agente da Fiscalização – Administração
    • Direito Administrativo;
    • Direito Constitucional;
    • Políticas Públicas;
    • Gestão Pública;
    • Noções de Execução Orçamentária e Financeira;
    • Noções de Direito Financeiro e Orçamentário;
    • Administração Financeira e Orçamentária.

Assim, caso você esteja iniciando agora os seus estudos para o TCE-SP, você deve iniciar sua preparação pelas disciplinas básicas, são elas: Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Contabilidade Geral, Raciocínio Lógico, Informática e Administração Financeira e Orçamentária.

Além disso, essas disciplinas básicas são as que normalmente são encontradas em todos os concursos da área de controle. Deste modo, essas disciplinas são muito importantes principalmente para quem está iniciando os estudos, já que, na maioria das vezes, elas servem de base para aprender as demais disciplinas.

Como conquistar a aprovação no TCE-SP

Como falamos, a VUNESP foi a banca examinadora do último certame do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Além disso, o Estado de São Paulo tem uma tendência de contratar essa banca para os seus certames. Isto posto, são muitas as chances dessa banca ser novamente a escolhida para o novo certame do TCE-SP.

Sendo assim, conhecer a sua banca examinadora é muito importante para se preparar melhor para a sua prova. Além disso, a Vunesp é considerada uma banca tradicional, suas provas não apresentam um alto nível de complexidade, diferente de bancas como Cebraspe, FCC e FGV, por exemplo.

No entanto, devido aos seus enunciados longos, de difícil leitura e as questões com situações hipotéticas, alguns estudantes podem sentir dificuldade ao resolver as suas provas. Assim, para conseguir ir bem na prova da Vunesp é essencial treinar muitas questões anteriores.

Outrossim, essa é uma banca relativamente previsível, uma vez que ela costuma repetir modelos de provas passadas e até mesmo suas questões anteriores.

Por sua vez, outro ponto dessa banca examinadora é que suas questões cobram a literalidade de leis e, normalmente, não exploram a doutrina e a jurisprudência.

Resumo de como conquistar a aprovação no TCE-SP

Em suma, para você conquistar sua aprovação no TCE-SP, comece a estudar desde já, não espere o edital para começar a estudar para esse concurso. Além disso, crie seu planejamento de estudos baseado no edital anterior, já que ele é uma excelente base para você começar os estudos.

Por fim, faça muitas provas anteriores da VUNESP. Assim, no dia da sua prova você não terá surpresas!

Espero que você tenha gostado do Artigo de hoje!

Bom Estudo!

Elizabeth Menezes

@elizabethmpalves

Quer saber mais um pouco sobre o Auditor de Controle Externo. É só assistir esse vídeo muito legal:

https://www.youtube.com/watch?v=14f3wvet4oQ

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe uma resposta Cancelar resposta