fbpx

Fique por dentro – Como é a cobrança de Banco de Dados em concursos para a PF

Confira neste artigo como é realizada a cobrança de Banco de Dados pela banca CEBRASPE para a prova da Polícia Federal (PF).

Banco de Dados

Olá, Estrategista. Tudo bem com vocês?

Como todos sabem, a área policial está bombando neste ano de 2021. São dezenas de concursos, com alguns oferecendo mais de 1000 vagas, como o concurso da Polícia Federal.

Por incrível que pareça, a disciplina com o maior número de questões para esse certame é Tecnologia da Informação. Desse modo, estamos trazendo neste artigo um estudo sobre a estatística de cobrança dessa disciplina, focado no tema de Banco de Dados, o qual é bastante relevante para essa disciplina para a prova da PF.

Posto isso, iremos abordar os seguintes tópicos neste artigo:

  • Tecnologia de Informação para a PF;
  • Cobrança de TI pela banca CEBRASPE;
  • Banco de Dados em Concursos;
  • Como estudar.

Tecnologia de Informação para a PF

A disciplina de Tecnologia da Informação possui um nível avançado de exigência para o concurso da Polícia Federal. O edital exige do candidato conhecimento em tópicos que são pouco cobrados em provas, principalmente na área policial, como linguagem de programação Python e R e Redes de Computadores.

Essa disciplina é a que possui o maior número de questões na prova, 36 no total. O seu conteúdo pode ser dividido em Informática Básica e Tecnologia da Informação, como podemos ver abaixo:

TI e Informática para PF
Tabela 1. TI e Informática para PF

A Informática pode ser compreendida como o conhecimento básico da área da informação. Boa parte do conhecimento já é adquirido durante o uso normal de um computador. Mas há muito o que estudar para poder ir bem na prova. Conceitos, atalhos, funcionalidades específicas estão sempre sendo cobrados. Abaixo listamos os tópicos com os maiores números de questões nos últimos anos de concursos da banca CEBRASPE:

Incidência CEBRASPE Informática
Tabela 2. Incidência CEBRASPE Informática

Com as informações acima, recomendamos que o estudante foque em:

  • Segurança da informação: é bastante cobrada, não é um conteúdo difícil, e teve uma boa incidência na última prova da PF;
  • Windows: É importante estudar alguns conceitos, funcionalidades e atalhos.
  • Microsoft Office e BROffice: Apesar dos dois serem semelhantes, há algumas peculiaridades em cada um. Para a prova, é importante pelo menos um conhecimento conceitual do BROffice, saber diferenciar cada um dos seus programas. Para o Microsoft Office, é importante estar familiarizado com as principais fórmulas do Excel, e com as funcionalidades do Word.
  • Internet e Intranet: apesar de ter a menor incidência nas últimas provas da banca, é bom estar por dentro pelo menos dos conceitos desse assunto.

Tecnologia da Informação é uma parte avançada da informática, um conhecimento mais técnico. É uma grande pedra no sapato dos candidatos deste concurso, ainda mais porque o conteúdo do edital é pesado. As maiores incidências nas últimas provas da banca foram:

Incidência CEBRASPE TI (Banco de Dados)
Tabela 3. Incidência CEBRASPE TI

Assim, recomendamos um foco maior nos seguintes tópicos:

  • Banco de dados: é o conteúdo menos difícil de TI, e também um dos mais cobrados, principalmente o Modelo Relacional, Mineração de dados e Modelo Entidade Relacionamento;
  • Redes de computadores: não é um conteúdo fácil, e possui uma boa incidência em provas, sendo que no último concurso da PF teve um destaque considerável. Os tópicos mais cobrados são os protocolos e o modelo OSI.
  • Python e Linguagem R: Apesar de historicamente não serem tão cobrados, esses assuntos tiveram uma boa cobrança na última prova da PF, sendo provável que haja algumas questões novamente desses temas. É importante saber a lógica e os principais comandos dessas linguagens de programação.

Último Concurso

O último concurso da Polícia Federal foi em 2018. Desse modo, preparamos a tabela abaixo com o intuito de mostrar como foi a cobrança das 36 questões de Tecnologia da Informação e Informática nessa prova da PF, o que inclui vários tópicos de Banco de Dados:

Questões da prova da PF em 2018
Tabela 4. Questões da prova da PF em 2018

Banco de Dados em Concursos

Como podemos perceber na Tabela 3, o tópico de Banco de Dados é o principal tema da disciplina de Tecnologia da Informação para a prova da PF, sendo o mais cobrado pela banca CEBRASPE em seus últimos certames. Os tópicos desse assunto estão sombreados em azul claro.

Por ter um grande e relevante conteúdo, as chances de haver uma boa quantidade de questões desse assunto são consideráveis.

O Modelo de Banco de Dados Relacional, Mineração de Dados e o Modelo Entidade Relacionamento são os campeões em cobrança. Apenas esses 3 tópicos correspondem a mais de 40% do número de questões cobradas em Tecnologia da Informação nos últimos anos pela banca CEBRASPE. Um número bem relevante, não é mesmo?

O Modelo Relacional possui uma grande quantidade de conteúdo. Mas alguns são mais cobrados do que outros, como os conhecimentos em relações, atributos e tuplas. Ir para uma prova sem saber as definições, aplicações e características desses assuntos é um grande tiro no pé. Outro tema bastante relevante são as chaves, principal e estrangeira, e os relacionamentos.

Outro tipo de modelagem de dados bastante cobrado é o Modelo Entidade Relacionamento, que é um modelo de alto nível, com conceitos mais próximos da visão do usuário em relação aos dados, não considerando como eles estão realmente armazenados no sistema.

É muito importante ter o conhecimento sobre a representação gráfica do Diagrama Entidade Relacionamento, de modo a saber como as entidades se relacionam entre si.

A Mineração de Dados também é figurinha carimbada nas provas de Tecnologia da Informação. Por ser uma matéria bastante teórica, não é tão difícil aprender o conteúdo, apesar de haver uma grande quantidade de matéria e detalhes a serem entendidos e assimilados. As técnicas de mineração são os assuntos mais cobrados, como a classificação, a associação e o agrupamento.

Como Estudar

Estudar Banco de Dados não é uma tarefa muito fácil, apesar de ser um dos conteúdos menos difíceis dentre aqueles da disciplina de Tecnologia da Informação.

Em decorrência da grande quantidade de conteúdo teórico, é comum o candidato se perder nos conceitos durante os estudos, misturando definições entre os diversos temas desse assunto.

O segredo para estudar de maneira efetiva essa matéria é possuir um material de qualidade, com explicações detalhadas e didáticas, o qual você pode encontrar no Estratégia Concursos. Assim, a leitura repetitiva, aliada à massiva resolução de questões, torna-se uma eficiente maneira para entender todo o conteúdo de Banco de Dados, de modo a gabaritar as questões desse assunto.

Além disso, ao resolver questões de provas anteriores, é fundamental que o estudante anote os novos conceitos aprendidos durante as suas resoluções, principalmente daquelas resolvidas erradamente. Com isso, você terá um caderno com os seus erros mais frequentes e, com a leitura repetitiva dessas anotações, você nunca mais errará questões daquele assunto.

Apesar de haver a recomendação de realizar a resolução de questões da banca organizadora do concurso, é importante também que o candidato conheça questões de outras bancas, de modo a complementar as anotações dos tópicos de Banco de Dados.

Finalizando

Pessoal, chegamos ao fim desse estudo sobre como é realizada a cobrança do tema Banco de Dados, da disciplina de Tecnologia da Informação, para o concurso da Polícia Federal (PF).

Procuramos deixar claro a grande importância que esse tópico possui, de modo que você consiga realizar uma boa prova e, consequentemente, conseguir a sua tão sonhada aprovação.

Caso deseje se aprofundar no tema através de aulas completas e detalhadas com os melhores professores do mercado, acesse o site do Estratégia Concursos e dê uma olhadinha nos nossos cursos de Tecnologia da Informação.

Bons estudos e até a próxima!

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Então, confira e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Fique por dentro dos concursos em aberto

CONCURSOS ABERTOS

As oportunidades previstas

CONCURSOS 2021

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais