Concursos públicosEstratégia Concursos

Fique por dentro – Como estudar para o concurso ANVISA no CNU 2025?

Acesse também o material de estudo!


Se você quer uma das vagas do concurso Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), vinculado ao CNU, é necessário dedicar seu tempo aos estudos de forma eficaz, de modo a garantir a sua aprovação.

No entanto, muitos candidatos se perguntam: qual é a melhor maneira de estudar para um certame tão importante e disputado como esse? Nós, aqui do Estratégia, temos a resposta que você tanto busca!

Primeiramente, é essencial entender um pouco mais sobre o bloco temático em que se encontram as vagas da Anvisa e, consequentemente, o edital do CNU.

As vagas estão focadas no bloco 9, que reúne os cargos de nível intermediário. Esses cargos são destinados a candidatos com formação de ensino médio ou técnico.

Eles são responsáveis por executar atividades de apoio técnico-operacional especializado no campo da regulação estatal, especialmente em setores como infraestrutura, transportes, energia, comunicações, cultura, saúde, mineração e demais serviços essenciais.

Agora que você já sabe como é a estrutura do bloco 9 do CNU, vamos entender melhor o edital. Os candidatos inscritos no concurso terão que enfrentar provas objetivas, Redação e, em alguns casos, avaliação de títulos.

Apesar do edital possuir a fase de títulos, os inscritos especificamente nas vagas do concurso Anvisa não terão que enfrentar essa etapa.

CNU 2025: o que você precisa estudar para o concurso Anvisa?

O edital do concurso da Anvisa, vinculado ao CNU 2025, estabelece as disciplinas que os candidatos devem dominar. Abaixo, você confere cada uma delas:

  • Língua Portuguesa: A prova de Língua Portuguesa aborda a compreensão e organização textual, coerência e coesão, ortografia e acentuação gráfica. Também são cobradas as classes de palavras, linguagem figurada e norma padrão (concordância verbal e nominal, regência, emprego do acento grave e pontuação).
  • Matemática: Em Matemática, os temas incluem conjuntos numéricos, sistemas de unidades de medidas e razão e proporção, com foco em regra de três, porcentagem e juros simples e compostos. A prova também exige conhecimentos em probabilidade e estatística básica, como a leitura de tabelas e gráficos e medidas de tendência central (média, mediana e moda).
  • Noções de Direito: O conteúdo de Direito abrange direitos e garantias fundamentais (direitos individuais, coletivos, sociais, nacionalidade e cidadania). O edital também menciona a Organização do Estado, Direito Administrativo (conceitos, princípios, organização da União, agentes públicos, poderes e atos administrativos), serviços públicos e controle da administração. Legislações específicas como a Lei de Improbidade Administrativa, Lei do Processo Administrativo, Lei de Acesso à Informação, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e noções de Direito do Consumidor e Defesa da Concorrência também fazem parte do programa.
  • Realidade Brasileira: Este tópico examina a dinâmica social no Brasil, incluindo desigualdade, exclusão social e a inclusão de grupos vulneráveis (como crianças, idosos, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, povos indígenas e comunidades quilombolas). Outros assuntos são o desenvolvimento econômico, concentração de renda, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, matriz energética, desenvolvimento urbano e desigualdades regionais.

Sobre a prova objetiva do concurso Anvisa

A prova objetiva do concurso Anvisa será composta por questões de múltipla escolha, com 5 alternativas e apenas uma correta. A avaliação está prevista para o dia 5 de outubro, sob organização da FGV.

Para nível médio, serão 3 horas e 30 minutos (13h às 16h) para responder 68 questões, sendo 20 de conhecimentos gerais e 48 de específicos.

As questões de Conhecimentos Específicos estarão distribuídas entre 5 eixos temáticos. Além disso, todas as questões objetivas terão o mesmo peso e cada e cada acerto valerá 1 (um) ponto.

A nota da prova corresponderá à quantidade total de acertos da pessoa candidata, podendo atingir o máximo de 68 pontos.

Como estudar para o concurso ANVISA no CNU? Confira dicas do professor Bruno Bezerra sobre como iniciar os estudos!

Vale lembrar que, recentemente, o professor Bruno Bezerra realizou uma transmissão AO VIVO trazendo dicas de como estudar para o concurso ANVISA, além de outros, que constam no bloco 9 do CNU.

Acompanhe agora mesmo tudo que o professor falou e não deixe de se preparar para conquistar uma das vagas do certame. Essa é a sua oportunidade de ouro para mudar de vida!

Você também pode adquirir o nosso curso completo para o concurso Anvisa

Ademais, o edital oferece 14 vagas para o cargo de Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária, que exige o nível médio de formação. Os futuros aprovados receberão salários iniciais de R$ 8.053,32.

Saiba mais sobre o concurso Anvisa

Veja também: outros cursos e assinaturas:

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *