Fique por dentro – Como foi o último concurso da Receita Federal para Auditor?

Um dos concursos mais aguardados dos últimos tempos está de volta!! Sim, estamos falando da Receita Federal. Um dos órgãos mais cobiçados e disputados pelos concurseiros.

Com a autorização do certame, não podíamos deixar de trazer um panorama geral de como foi o último concurso da Receita Federal para o cargo de Auditor.

A ideia é que você tenha uma base de como foi a estrutura do edital, assim como entender melhor o que, de fato, caiu nas provas.

Informações sobre o último concurso Receita Federal

Sobre o último concurso Receita Federal

O último concurso da Receita Federal para o cargo de Auditor ocorreu em 2014, ou seja, há quase 10 anos.

Foram ofertadas 278 vagas, sendo 264 para ampla concorrência e outras 14 para candidatos com deficiência. Na época, o salário inicial para Auditor era de R$ 14.965,44.

Sob organização da Esaf, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas: de conhecimentos gerais e específicos, além de uma avaliação discursiva.

Prova objetiva

As disciplinas cobradas foram Língua Portuguesa, Espanhol ou Inglês, Raciocínio Lógico-Quantitativo, Administração Geral e Pública, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Auditoria, Contabilidade Geral e Avançada, Legislação Tributária e Comércio Internacional, Legislação Aduaneira.

Confira mais detalhes logo abaixo:

Detalhes das provas objetivas do último concurso Receita Federal

Prova discursiva

Já a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi composta de duas questões, sendo uma referente ao conteúdo da Disciplina D7 – Direito Tributário e outra referente ao conteúdo da Disciplina D11 – Comércio Internacional e Legislação Aduaneira.

O exame valeu, no máximo, 60 pontos, sendo 30 para cada questão. Fora isso, a discursiva abrangeu:

  • a) quanto à capacidade de desenvolvimento do tema proposto: a compreensão, o conhecimento, o desenvolvimento e a adequação da argumentação, a conexão e a pertinência, a objetividade e a sequência lógica do pensamento, o alinhamento ao assunto abordado e a cobertura dos tópicos apresentados.
  • b) quanto ao uso do idioma: a utilização correta do vocabulário e das normas gramaticais, valendo, no máximo, 10 pontos para cada questão, que serão aferidos pelo examinador com base nos critérios a seguir indicados:
Detalhes das provas discursivas do último concurso Receita Federal

Último concurso Receita Federal: habilitação e classificação dos candidatos

Vale lembrar que, somente foi considerado habilitado a prosseguir no último concurso Receita Federal o candidato classificado na Primeira Etapa que, cumulativamente:

  • a) tenha obtido, no mínimo, 40% dos pontos ponderados em cada uma das disciplinas que integram as provas objetivas 1 e 2;
  • b) tenha obtido, no mínimo, 60% do somatório dos pontos ponderados do conjunto das provas objetivas 1 e 2;
  • c) tenha obtido, no mínimo, 60% dos pontos totais correspondentes à prova discursiva;
  • d) tenha sido classificado, em decorrência do somatório dos pontos ponderados obtidos nas provas objetivas e discursiva até o número máximo

Ficou interessado nas informações disponíveis até aqui? Quer saber mais acerca do último concurso, bem como ficar por dentro de TODOS os detalhes e atualizações do novo edital? Então acesse o link abaixo:

Saiba mais: Concurso Receita Federal

Confira nossos cursos e assinaturas para o concurso da Receita Federal:

Até 20 de junho de 2022, use o cupom #RFB20 e ganhe 20% de desconto nos Pacotes, Passo ou Pacotaço ou #RFBPREMIUM20 na Assinatura Premium

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe uma resposta Cancelar resposta