fbpx

Fique por dentro – Como funcionam as Salas VIP e como aproveitá-las da melhor forma?

Saiba como funcionam as Salas VIP do Estratégia Concursos e descubra a melhor maneira de extrair o máximo dessa ferramenta!

No início do ano de 2020, o Estratégia Concursos lançou uma ferramenta que revolucionou o estudo para concursos: as Salas VIP. A partir delas, os alunos passaram a ter a oportunidade de conversar, em diversos horários do dia, com diferentes coaches do Estratégia, tirando dúvidas e buscando esclarecimentos sobre o estudo para concursos públicos.

Assim, nesse artigo, explicaremos um pouco mais sobre como funcionam as Salas VIPs. Além disso, faremos sugestões para que vocês possam extrair o máximo possível dessa ferramenta, que está melhorando ainda mais o desempenho dos concurseiros nas provas.

O que são e como funcionam as Salas VIP?

Funcionamento das Salas VIP

Para quem ainda não conhece, iniciaremos explicando brevemente sobre as salas. As Salas VIP são salas interativas que buscam facilitar a comunicação entre os alunos e os coaches, professores e aprovados.

Trata-se de salas virtuais que podem ser integradas por até 12 participantes, a fim de proporcionar um atendimento mais individualizado a cada aluno. Nessas salas, os participantes podem se comunicar através de áudio, vídeo e/ou chat.

Além disso, cabe esclarecer que os assuntos abordados em cada sala variam conforme o horário e são indicados com antecedência. Isso permite que os alunos se organizem para participar das salas que lhes sejam mais atrativas.

Nesse sentido, existem até 10 salas diferentes, para que todas as necessidades dos concurseiros sejam atendidas. Abordaremos cada uma delas no decorrer deste artigo.

Como aproveitar as Salas VIP?

Em uma rotina de estudos para concursos públicos, cada minuto deve ser bem aproveitado. Assim, se os alunos optarem por participar de uma sala interativa, o ideal é que possam usufruir ao máximo aquilo que essa ferramenta oferece.

Por conta disso, é importante saberem o que pode ser feito para aproveitarem melhor cada uma das salas.

Assim sendo, uma das dicas principais é separar o material para compartilhar com o coach e/ou anotar com antecedências as perguntas a serem feitas no decorrer da conversa.

Compreendido isso, vamos, então, à análise de cada uma das Salas VIP:

Monte o seu Ciclo

Ciclo de estudos é uma técnica relacionada ao planejamento, controle e distribuição de carga horária entre as diferentes disciplinas de cada concurso. Assim, para montar um ciclo, é importante que sejam considerados diversos fatores, como o concurso e a área de foco do aluno, as disciplinas a serem estudadas, a carga horária disponível, etc.

Nesse sentido, essa sala é indicada para os alunos que desejam auxílio no planejamento de um ciclo de estudos de forma eficiente. Nessa sala, o ideal é que o aluno compartilhe com o coach a sua carga horária, conte um pouco de sua rotina e o nível de preparação que possui.

Além disso, vale dizer que, para que o aluno seja atendido com a atenção necessária, cada sala desse tema pode ser integrada por até 3 alunos. Assim, o coach auxiliará cada um deles para elaborarem seus próprios ciclos, com base na rotina e no nível de preparação de cada um.

Faça seu Planejamento de Estudos

Sala semelhante à anterior, mas que abrange especificamente as decisões que se referem ao planejamento de estudos como um todo: qual concurso focar, para que área se dedicar, por quais matérias iniciar os estudos, como realizar as revisões, e por aí vai.

Percebam que essa sala aborda o planejamento de uma forma mais abrangente, ou seja, não só limitado ao ciclo de estudos em si. Assim, é possível conversar sobre o momento de se dedicar a uma “reta final”, sobre uma mudança na área de estudos, sobre as técnicas de estudos que podem ser utilizadas, e por aí vai.

Nessa conversa, o coach poderá orientar o aluno com base em sua experiência e, com base em critério personalizados, auxiliá-lo a elaborar ou corrigir o seu planejamento da melhor forma possível, dirimindo suas dúvidas. Vale acrescentar que essa sala também é limitada a 4 participantes (3 alunos e o coach).

Análise de Marcações – como funcionam essas Salas VIP?

Muito se fala sobre o quanto é importante realizar marcações (grifos) nos materiais, para facilitar as revisões futuras. No entanto, muitos alunos têm dúvidas sobre como realizar uma boa marcação. Pensando nisso, essa sala proporciona que o aluno compartilhe os grifos realizados em seus materiais a fim de obter um feedback do coach a respeito.

Evidentemente, a melhor forma de aproveitar essa sala é separando um material efetivamente marcado pelo aluno ao longo de seu estudo. O feedback do coach é uma ótima forma de o aluno identificar se está no caminho certo e/ou de que forma pode alterar seus grifos a fim de otimizar suas revisões e melhorar seu desempenho. Por fim, destaca-que se essa sala também é limitada a 4 participantes.

Análise de Resumos

Grande parte dos alunos gosta de fazer resumos, para melhorar a memorização do conteúdo. No entanto, se o resumo não é feito de forma eficiente (e realizado somente com base naquilo que é realmente importante) pode se tornar um problema na rotina do aluno: atrasando a evolução do conteúdo, fazendo com que o aluno perca muito tempo em resumos mal elaborados.

Por conta disso, nessa sala o aluno pode compartilhar seu resumo com o coach, através da câmera ou do compartilhamento da tela, para receber uma avaliação do seu resumo: pontos fortes e fracos, formas diferentes de realizá-lo, tópicos desnecessários de serem resumidos, etc.

Evidentemente, para melhor aproveitar a sala, é necessário que o aluno separe com antecedência alguns de seus materiais, para compartilhar com o coach e receber dicas concretas sobre como e quando realizar os resumos. Todas as salas de “análise” podem ser integradas por até 3 alunos.

Análise de Plano de Estudos

Nessa sala, o feedback é a respeito do plano de estudos realizado pelo aluno. No entanto, enquanto nas duas primeiras salas citadas os alunos recebem orientações para montarem ciclos de estudos e se planejarem, nessa sala os alunos que já possuem um planejamento podem compartilhar a forma de estudo que eles têm adotado a fim de receberem um feedback do coach, que indicará aquilo que pode ser melhorado.

Muitas vezes os alunos “estacionam” em um percentual de acertos e não conseguem mais evoluir: uma avaliação de alguém experiente (e que já foi aprovado em concursos) pode fazer toda a diferença nessa situação.

Oficina de Redação – como funcionam essas Salas VIP?

As Salas de Oficinas são conduzidas por professores especialistas nos assuntos abordados. Na Oficina de Redação, o professor oferece técnicas de elaboração de redações, indica temas que provavelmente serão abordados em provas e fornece orientações precisas sobre a melhor forma de desenvolver uma redação em um concurso público.

Sabemos que os concursos estão cada vez mais concorridos e que uma boa redação é o que pode determinar se um aprovado será ou não nomeado. Logo, não se pode desprezar essa etapa do concurso. Pelo contrário: aprender sobre ela e treinar bastante (e com antecedência), com orientação de professores especializados no assunto, é a melhor sugestão.

Por fim, esclarecemos que as salas de Oficinas também podem ter até 4 participantes.

Oficina de Discursivas – Como funcionam?

A sistemática da Oficina de Discursivas é semelhante à anterior. No entanto, a diferença principal é que o foco, aqui, é nas questões discursivas, exigidas em muitos concursos, principalmente na área do Direito. Muitas vezes, os alunos devem se preparar para solucionar questões discursivas sobre um conteúdo amplo de diversas disciplinas.

Não é fácil saber desenvolver com profundidade e, ao mesmo tempo, de forma objetiva, assuntos de diferentes matérias. Para isso, é necessário preparação. O mesmo vale para o caso de concursos que exigem relatórios e/ou peças processuais.

Assim sendo, essas salas interativas são ideais para os concurseiros que terão de enfrentar provas dissertativas. São oportunidades únicas para que eles aprendam com os professores as melhores técnicas de estudo e de realização da prova.

O professor responsável pela sala compartilha orientações gerais sobre o assunto e, ainda, realiza uma atividade de construção de respostas, com o objetivo de melhorar a habilidade dos alunos de fazer discursivas.

Fale com um Aprovado

Uma das salas mais queridas pelos alunos, a sala FCA oferece a oportunidade de os concurseiros conversarem diretamente com alguém que já foi aprovado em um concurso público. Nessa conversa, os alunos podem fazer diferentes perguntas, não havendo limitação de tema.

Assim, o aprovado pode compartilhar sua trajetória, indicar os erros que já cometeu e os acertos que fizeram diferença para alcançar a aprovação. Sem dúvidas, uma conversa dessas pode render (e tem rendido) ótimas dicas para os concurseiros.

Para essa sala, basta haver disponibilidade e interesse por parte do aluno. O resto é com o aprovado, que irá responder as perguntas e auxiliar, da melhor forma, cada aluno que estiver na sala. Dessa conversa, podem participar até 11 alunos.

Fale com um Coach

Inicialmente, cabe esclarecer que essa sala é semelhante à anterior, já que possibilita o esclarecimento sobre diversos assuntos do âmbito dos concursos públicos. É, do mesmo modo, uma sala mais livre, sem tema específico, o que permite que os alunos tirem dúvidas diversas sobre a preparação. Inclusive é possível tratar, nesta sala, sobre os temas das demais.

Assim como a sala “Fale com um Aprovado”, essa sala pode ter a participação de até 11 alunos, o que permite uma troca de experiências muito válida para todos os participantes. Vale dizer, ainda, que se o aluno for o único integrante da sala, terá, de fato, uma hora de atendimento individualizado e pessoal com o Coach.

Coaching x Salas VIP – como funcionam e quais as diferenças?

Nesse contexto, porém, é necessário esclarecer que as Salas VIP não substituem o programa de Coaching, indicado para todos os alunos que desejam ter um acompanhamento individual e personalizado.

Enquanto as Salas VIP funcionam como reuniões virtuais de 1 hora, integradas por vários alunos e diferentes coaches, sobre assuntos gerais relacionados à preparação para concurso público, os atendimentos realizados no programa de coaching são realizados individualmente com cada aluno, que possuem um determinado coach durante todos os meses de contratação.

Dessa forma, o coach planeja um cronograma de estudos para cada aluno e acompanha constantemente o seu desempenho. A partir disso, pode identificar as dificuldades do aluno, incentivar seus traços fortes e conferir orientações personalizadas para a melhora de seu desempenho.

O novo programa de Coaching da Assinatura Platinum

Ocorre que, além das reuniões individuais, o recente lançamento do Estratégia possibilita que os alunos integrem um grupo, orientado por um determinado coach.

Isso significa que, além de receber orientações para seu estudo diário, o aluno tem a possibilidade de conversar, semanalmente, com um grupo restrito de estudantes que também são orientados pelo mesmo coach.

Nessa videoconferência, o coach responde a dúvidas de todos os participantes do grupo e confere orientações gerais para o aprimoramento de seus estudos. Enquanto as Salas VIP podem receber alunos das mais diversas áreas, o grupo de alunos do Coaching é formado a partir do mapeamento do perfil de cada um dos estudantes.

Assim, os alunos que participam de cada grupo, orientados pelo mesmo coach, possuem semelhanças relacionadas ao seu perfil de estudante, área de foco e/ou carga horária, que faz com que todos possam trocar experiências e dicas relacionadas à preparação – devidamente supervisionadas pelo coach, que também orienta cada aluno de forma individual.

No que se refere ao planejamento, uma grande novidade do novo programa de Coaching é a possibilidade de cada aluno receber uma Trilha Estratégica individual. Com efeito, as Trilhas Estratégicas são um dos produtos mais procurados pelos alunos, no Estratégia Concursos, o que motivou a equipe a planejar um programa de Coaching que englobe um cronograma (dessa vez, individual) através de Trilhas Estratégicas para os alunos que o adquirirem.

Por fim, cabe destacar que esse programa de Coaching é disponível para todos os estudantes que assinam a Assinatura Platinum do Estratégia. Feito isso, além do Coaching, os alunos também têm direito a todos os seguintes produtos, conforme a lista abaixo:

Produtos incluídos na Assinatura Platinum
  • Cursos e Pacotes
  • Cursos Especiais (Exclusivos)
  • Fórum de Dúvidas
  • Resumos e Bizus
  • Mapas Mentais
  • Marcação dos Aprovados
  • Trilha Estratégica
  • Passo Estrtégico
  • Monitoria
  • Salas VIP
  • Acompanhamento do Coaching
  • Trilhas de Estudo individualizadas
  • Comunidade Platinum
  • Discursivas Com Correção
  • Aulões Presenciais
  • Sistema de Questões
  • Estratégia Cast

Assim sendo, como se percebe, além de ter acesso às Salas VIP e ao programa de Coaching, o aluno recebe inúmeras vantagens a partir de apenas uma única assinatura.

Saiba mais sobre a Assinatura Platinum e o novo programa de Coaching do Estratégia Concursos

Conheça a minha carreira

Muito se fala sobre a preparação para os concursos públicos, mas pouco se conversa sobre o que ocorre “após a posse”. Com efeito, pensando nisso, as Salas VIP “Conheça a minha carreira” funcionam da seguinte forma: um profissional do setor público compartilha com os alunos sobre como é sua rotina de trabalho e sua carreira.

Assim, os alunos podem conhecer os pontos positivos e negativos de cada cargo, para decidirem com mais convicção para qual concurso estudar. Essa sala é limitada a 12 participantes, incluindo o profissional.

Salas VIP – Ferramenta única, oportunidade imperdível

Com salas tão diversas e conduzidas por profissionais qualificados para cada um dos assuntos, os alunos não podem deixar de aproveitar essas oportunidades. Assim, não percam tempo e sejam assinantes da nossa plataforma, a fim de usufruírem de tantos benefícios que só os assinantes têm – entre eles, as Salas VIP.

Programação das Salas VIP na área do aluno
Programação das Salas VIP na área do aluno

Por outro lado, para os alunos que já são assinantes, o conselho é: acessem a “área do aluno”, consultem o calendário e programem-se para as salas de seu interesse. Lembre-se de se organizarem para aproveitarem as Salas da melhor forma: separem os resumos, os materiais com marcações e registrem suas dúvidas, para nenhuma delas ser esquecida.

Além disso, vale lembrar que cada sala possui 1 hora de duração e que vocês podem acessar o link da sala com antecedência para garantirem a participação. Por fim, a maioria das salas só permite a entrada dos alunos até 10 minutos após o seu início. Isso otimiza o tempo de cada sala, já que evita que perguntas sejam repetidas em uma mesma sala e permite que a conversa entre os participantes não seja interrompida.

Conselhos finais

No mais, saibam que as orientações recebidas nas Salas VIPs são, muitas vezes, conselhos aprendidos após muitos anos por muitos concurseiros. Assim, saibam aproveitá-los.

Por fim, um último conselho é: saibam aproveitar o tempo de estudos e invistam o tempo disponível em ferramentas que possam realmente lhes auxiliar.

Assim, consultem os profissionais certos, utilizem o material correto e adicionem uma dose significativa de esforço e disciplina. Não há outro segredo: com o tempo, a aprovação virá!

Bons estudos!

Nathália Reyes

Instagram: @nathsr

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Para tanto, agora que você já sabe como funcionam as Salas VIP e o quanto elas podem auxiliar no seu estudo, assine a nossa Assinatura Anual. Dessa forma, tenha acesso ilimitado a todas as salas e a todos os nossos cursos.

SISTEMA DE QUESTÕES – Experimente Grátis por 7 dias

Assinatura Anual Ilimitada*

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Além disso, fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!