Fique por dentro – Como iniciar os estudos para o INSS

Olá, tudo bem? Descobriremos neste artigo qual a melhor maneira de iniciar os estudos para o INSS ou para continuar os estudos depois da autorização que tivemos! Vamos lá!

Com a autorização do concurso do INSS a nossa corrida começou. Alguns alunos já vêm estudando há algum tempo, porém, como devemos ter um grande número de vagas e, maior número ainda de cadastro de reserva, mesmo quem está iniciando o estudo agora tem capacidade de garantir uma aprovação em prova!

É válido ressaltar que, mais do que qualquer outro aluno, o estudante que está iniciando agora os estudos deve estudar completamente focado e com estratégia! Cada minuto gasto pensando em como estudar é um minuto que não está sendo gasto efetivamente estudando!

Existem, basicamente, 3 maneiras de você iniciar um estudo com qualidade quando já temos o concurso autorizado:

·        Estudar pela Trilha Estratégica

o   É recomendado para os estudantes que não têm nenhuma experiência e que não têm disponibilidade; financeira muito alta

·        Estudar através de coach

o   É recomendado também para os estudantes que não possuem qualquer experiência, porém, como tem um valor um pouco mais alto, demanda maior disponibilidade financeira do aluno.

·        Estudar com ciclo de estudo;

o   É o estudo que mais demanda experiência do aluno. Pode ser utilizado por estudantes que já estudam para concurso e que nunca estudaram para o INSS

 

Estudar através de coach – Como Iniciar os estudos para o INSS

Esse é o método que demanda o menor número de explicações, afinal de contas, quem faz o planejamento de todo o estudo é o próprio coach. É, de longe, o estudo mais personalizado, porém, como citamos anteriormente, vem com um custo financeiro superior.

Nesse modelo de estudo, o aluno marca uma reunião com algum coach do Estratégia e, após o coach conhecer fielmente a situação atual do aluno, ele faz um ciclo de estudos e acompanha o aluno dia a dia.

Temos algumas vantagens nesse método. Vamos expandir:

 

O aluno tem total acesso a um expert em estudos

Como há o acompanhamento diário ou semanal do progresso do estudante, o coach consegue identificar as dificuldades do concursando e modificar os estudos durante o próprio ciclo. Desse modo, o estudante acaba tapando todos os possíveis buracos que poderia ter até a data da prova.

É o método mais personalizado de estudos

Novamente, o estudante tem acesso total a um expert. Essa via de mão dupla de conversas entre o coach e o aluno faz com que as dificuldades fiquem evidentes. E não estamos falando apenas de dificuldades nos conteúdos, mas sim nas dificuldades interpessoais e até de ansiedade.

Coaches não são psicólogos, mas eles têm vasta experiência em lidar com estudantes em situação de ansiedade. Trocar figurinhas sobre períodos difíceis que o coach já passou pode trazer tranquilidade para o aluno.

Da mesma maneira, saber que existe uma pessoa ali para você, traz tranquilidade e diminui a quantidade de vezes que um concursando se pergunta “será que estou fazendo o certo?”

Esse tipo de pergunta é MUITO prejudicial para o estudo, já que essa dúvida perdura durante dias ou semanas e não apenas nos poucos minutos em que ela é feita.

Caso o estudante tenha muitos casos de ansiedade, esse método pode ser muito interessante.

Estudar pela Trilha Estratégica – Como Iniciar os estudos para o INSS

É, de longe, o melhor custo benefício para o estudante inicial. Isso, pois existem, da mesma maneira que no caso dos coaches, experts no assunto definindo todas as tarefas que você deverá seguir durante uma semana.

Vamos entender os principais aspectos da trilha:

Periodicidade

Uma Trilha Estratégica de estudo possui diversas trilhas. Por exemplo, na Trilha Regular do INSS 2022, tivemos 26 trilhas. Ou seja, dentro da Trilha INSS temos trilhas.

Cada uma dessas 26 trilhas possui tarefas dentro dela e é lançada semanalmente. Todas as tarefas dessa trilha devem ser cumpridas pelo aluno durante essa semana.

Então, supondo ainda o caso do INSS, temos cerca de 14 tarefas por trilha. Ou seja, o aluno terá que realizar essas 14 tarefas em uma semana. Se o aluno cumpre todas elas no sábado e no domingo, ou se cumpre durante a semana, ou duas tarefas a cada dia, não importa. O que importa é a finalização das 14 na semana.

Material da Trilha

A Trilha é um GUIA DE ESTUDO. Ela traz dicas de conteúdo, mas não é o conteúdo em si. A Trilha, em regra, segue os “livros originais” do Estratégia, também, carinhosamente chamados apenas de “PDFs”. Caso a Trilha se refira a PDF, estará falando do livro original. Se citar PDF simplificado, estará citando o Livro simplificado.

Desse modo, a primeira coisa a pensarmos é que, a Trilha não utiliza o Bizu, o PDF simplificado ou qualquer outro material, EXCETO se ela for explícita no assunto. Isso quer dizer que, se estiver escrito “estude pelo bizu 01” você deve estudar pelo bizu 01, porém se falar apenas, estude pela “aula 01” será a aula 01 do livro original.

Características da Trilha

A Trilha, como dito, é vantajosa para alunos iniciantes. Se esse for seu caso, é uma boa maneira de começar o estudo sem ter maiores gastos financeiros, já que ela está inclusa em algumas das assinaturas do Estratégia.

O ciclo de estudo é uma maneira muito inteligente de se estudar. Com ele, você consegue, de antemão, saber quais serão as matérias estudadas durante toda a sua semana/dia/mês.

Em regra, nesse tipo de estudo, seguimos a ordem natural das aulas dadas pelos professores. Por exemplo, se estivermos na primeira semana do estudo do ciclo, as aulas a serem estudadas serão as aulas 00 de cada uma das matérias.

No ciclo, o que importa é a quantidade de horas estudadas por matéria e não a quantidade de páginas lidas ou questões resolvidas. Essa é, provavelmente, a maior diferença entre o estudo pelo ciclo e pelas Trilhas. Nas trilhas, temos um estudo focado em tarefas. O aluno deve ler tantas páginas ou resolver tantas questões, sem se preocupar com quantas horas vai demorar para fazê-lo, no ciclo, ele deve estudar uma quantidade de horas sem se preocupar exatamente onde vai parar o seu estudo.

Apresentaremos, a partir de agora, como você pode montar seu próprio ciclo de estudo focado no INSS.

Inicialmente, o aluno deve se basear tanto nas expectativas de cobrança quanto em suas dificuldades. Dessa maneira, ele pode dividir seu estudo em turnos diários.

Consideremos um estudo com 3 turnos diários (explicaremos adiante o que é um turno) e 6 dias por semana dentro de um período de 2 semanas que se repetem (se estiver confuso, continue a leitura que explicaremos tudinho).

Uma vez feita a análise, ele pode fazer uma tabela de estudos para ter um guia diário. Para o caso do INSS já fizemos um estudo da expectativa de cobrança de cada uma das matérias cobradas e realizamos também um ciclo baseado nesses dados:

Expectativa de cobrança:

Português 16%
Raciocínio Lógico 8%
Regime Jurídico Único 4%
Direito Administrativo 16%
Direito Constitucional 9%
Direito Previdenciário 27%
Ética no Serviço Público 4%
Noções de Informática 15%

Entendendo o conceito de turno – Iniciar os estudos para o INSS

Vamos entender o que é um turno?

Cada um dos itens das colunas Matéria 1, 2 e 3 é um turno de estudo.

Agora, para encontrar quantas horas cada turno deve levar, você deve dividir seu número total de horas semanais pelo número total de turnos.

Por exemplo, se você estuda 30 horas por semana, 6 dias por semana e 3 matérias por dia, teremos um ciclo de 30/6/3 = 1,6667 horas. O equivalente a um turno de uma hora e quarenta minutos.

Observe ainda, que reservamos o domingo para o estudo de 6 turnos ao invés de 3. Portanto, aos domingos, o turno de revisão tem metade do tempo que um turno normal. Isso nos dá, no domingo, um “meio turno” de 50 minutos (1,6667/2 = 0,833 horas)

Por que tanta conta para fazermos um ciclo?!

A resposta é:

Porque o INSS, a depender do cargo, possui um conteúdo extenso!  E tanto a organização quanto a revisão são absolutamente necessárias para um estudo em alto nível!

Tendo feito o cálculo de quantas horas um turno possui, você já está chegando perto de ter pronto o seu ciclo de estudos do INSS!!

Definindo o ciclo

Com a expectativa calculada anteriormente e, considerando 3 turnos por dia e 6 dias por semana, podemos chegar em nosso ciclo:

Aproveite para utilizar esses ciclos caso não esteja estudando pela Trilha

Concluindo – Como Iniciar os estudos para o INSS

Como podemos ver, existem diversas maneiras de estudarmos para um concurso. Todas elas possuem pontos positivos e negativos para cada etapa que você está.

É importante tomar boas decisões de estudo, especialmente quando estamos falando de um concurso que já está autorizado.

Estudar sem acompanhamento algum, caso o aluno não seja muito experiente, pode causar bastante confusão na organização dos estudos.

Além disso, temos um bombardeio de conteúdo, métodos, técnicas, materiais, etc. É importante que, uma vez decidido qual método, material e estilo de estudo serão utilizados, o aluno se mantenha no processo. Ficar pulando de um lado para outro pode ser extremamente prejudicial na preparação.

Esperamos que esse texto o auxilie a tomar a melhor decisão sobre como estudar para essa nova etapa do INSS.

Um abraço

Cursos e Assinaturas – Como Iniciar os estudos para o INSS

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe uma resposta Cancelar resposta