Fique por dentro – como manter o foco nos feriados

Saiba como aproveitar os feriados mantendo o foco para acumular horas de estudo

Foi publicado o edital do concurso PM GO. São ofertadas 1.670 vagas, sendo 1.500 para Soldado, 20 para Soldado Músico, 100 para Cadete e 50 para Tenente (saúde). A área policial recebe assim mais uma grande oportunidade com o concurso da Polícia Militar do Estado de Goiás e os concurseiros por todo o Brasil já começam a aumentar seu ritmo de estudos em preparação para este certame.  

Porém, como nada é fácil, os feriados também já surgem no horizonte com planos nada amigáveis de atrapalhar o foco de quem quer alcançar sua vaga. Neste artigo, abordaremos qual a melhor maneira para manter o foco durante o feriado, sem se abster de usufruir os períodos de descanso e relaxamento e jamais deixando, no entanto, que estes fiquem no caminho de seus estudos e acabem por atrapalhar a sua preparação para a PM GO.

  • PM GO
  • Status: Edital publicado
  • Banca: Instituto AOCP
  • Vagas: 1.670
  • Salário inicial: R$ 6.353,13 a R$ 13.901,60
  • Edital: PMGO-Oficiais | PMGO-Soldado
Policiais militares do Estado de Goiás

Pausas e folgas

Antes de abordarmos os feriados propriamente, é ideal estabelecer algumas premissas no que diz respeito a folgas e pausas, já que há tanta dúvida sobre este ponto. Com efeito, um dos erros mais emblemáticos dos concurseiros é direcionar todo o seu tempo disponível para os estudos, se privando consequentemente dos momentos de descanso e lazer.

Neste caso, a frustração será uma questão de tempo, uma vez que a rotina se tornará insustentável mais cedo ou mais tarde. As pausas são não somente necessárias, como fundamentais para ter uma preparação de qualidade. Quando dizemos pausas, estamos nos referindo aos intervalos entre sessões de estudo, que acontecem para evitar aquela conhecida sensação de saturação mental.

Já as folgas consistem geralmente em um dia da semana que você irá definir para descansar e não pensar em estudos. Este dia irá permitir um “respiro” necessário para você absorver as informações e ser capaz de retomar a preparação, desta vez com ares renovados por ter tirado um período de descanso.

Regra e Exceção

Embora muito necessárias, as folgas e pausas devem ser pontuais, jamais podendo se tornar um óbice a sua preparação ou, de forma similar, atrasando significativamente o seu progresso no conteúdo. É preciso haver equilíbrio, contudo isso não significa que irá dedicar 50% de sua energia e esforço para os estudos e 50% para o descanso ou lazer.

Equilíbrio, quando se trata de concursos, quer dizer reservar de antemão momentos esporádicos de descanso intercalados com grandes blocos de estudo. Tenha certeza de que as pessoas que venceram milhares de concorrentes e conseguiram a sua aprovação dedicaram muito mais do seu tempo disponível para os estudos do que para qualquer outra coisa. Com efeito, deve-se definir de forma clara o que é regra e o que é exceção em sua rotina.

Se você estiver aproveitando todo feriado que vê em seu calendário ou se vê sua semana ficar inundada de folgas – planejadas ou não – é o momento de rever prioridades e começar a se perguntar qual resultado pretende atingir: se quer se dedicar bastante para acelerar seu ritmo com foco em direção à aprovação na PM-GO ou se quer curtir todas as ocasiões, todos os feriados, sem se importar se isso vai custar um ou dois anos adicionais em sua trajetória.

Feriadoscomo manter o foco no concurso da PM GO

Primeiramente vamos diferenciar dois momentos: pré-edital e pós-edital. No pré-edital, você tem mais tempo disponível, ao menos em tese. Você pode aproveitar de forma excepcional (lembra o que falamos sobre regra e exceção?) um feriado, o que também não o impede de estudar algumas horas neste período.

Por outro lado, em pós-edital, deixar de estudar está completamente fora de cogitação: a prova já está marcada e cada hora é preciosa, sem contar que, como já falado, todos concurseiros estarão estudando a todo vapor. Como então manter o foco nos feriados para tirar o máximo dos estudos? Vamos então ver algumas estratégias úteis para quem quer estudar para a PM GO com foco e qualidade no feriado.

Afaste-se das redes sociais

Um primeiro ponto que não diz respeito aos estudos em si, mas que te ajudará a não sentir tanto o peso de um feriado, é se distanciar das redes sociais neste período. Ficar conferindo as redes sociais vai te fazer perder tempo de estudo, além de que você vai ficar com aquela sensação nada agradável de que todos estão fazendo algo divertido no feriado, menos você.  

Tire os obstáculos do caminho e prepare seu ambiente

Com isso fora do caminho, tente preparar seu ambiente de estudos de antemão, de preferência no dia anterior, para que, chegado o momento de iniciar o estudo, não haja nenhum empecilho.

A razão para fazer isso é que, segundo o livro Hábitos Atômicos de James Clear, muitas das ações que tomamos a cada dia são moldadas pela escolha, mas a nossa escolha acaba sendo enviesada pela opção mais óbvia.

Em outras palavras, você estará mais inclinado a beber uma maior quantidade de água durante o dia, por exemplo, se houver uma garrafa d’água repousando em sua mesa, bem ao alcance de sua mão.

De modo semelhante, vai ser mais difícil sentar numa cadeira e iniciar os estudos se o seu material impresso estiver na gaveta de difícil acesso, suas canetas e marca-texto na sala e seu ambiente de estudos uma completa bagunça. Por isso, certifique-se de que a melhor escolha seja sempre a mais óbvia, daí a frase: “uma pequena mudança no que você vê, faz uma grande mudança no que faz.“

Adicionalmente, algo que vai tornar mais difícil a procrastinação neste período é fazer com que o estudo se torne sua primeira atividade do dia. Esta é uma ótima forma de estabelecer prioridades e já começar desde cedo a cumprir sua carga horária.

Pequenas metas para manter o foco no concurso da PM GO nos feriados

Assim que começar o feriado, escreva em um bloco de notas ou caderno uma pequena lista do que você precisa estudar no dia. Por exemplo:

  • Estudar 1:30 de Direito Constitucional na sala de estudos
  • Revisar as duas últimas aulas estudadas de português por 30 minutos
  • Revisar 1:30 de Direito Administrativo por meio de bateria de questões

Quanto mais específica, com detalhes como o tempo e o conteúdo do estudo, melhor a sua meta. Por alguma razão, ficamos muito mais propensos a cumprir tarefas quando registramos por escrito uma pequena “intenção de implementação”.

Além disso, temos um senso de dever cumprido a cada item que riscamos da lista. Pequenas metas descritivas deste tipo cumprem um papel muito mais efetivo do que simplesmente algo como “Estudar no feriado”.

Autocontrole – essencial para se manter focado durante o feriado

É certo que manter o foco no feriado exige um maior autocontrole do que manter o foco em dias comuns, porém o que muita gente não sabe é que o autocontrole está muito mais relacionado à habilidade de não se expor às distrações cotidianas do que uma força de vontade e resistência a tentações descomunais.

Nesse sentido, é muito mais fácil deixar o celular em outro cômodo do que resistir à urgência de checar o celular a cada notificação, quando ele está bem na sua frente.

De modo semelhante, se você não consegue assistir a um episódio de uma série durante o seu intervalo e logo em seguida voltar aos estudos sem sentir o impulso incontrolável de maratonar sua série favorita, talvez não devesse sequer iniciar essa distração no feriado, antes de encerrar seu compromisso com os estudos.

Não misture os contextos de diferentes ambientes

Este é mais um ponto tratado no livro “Hábitos Atômicos” que pode nos ajudar a manter o foco no feriado. O conceito aqui é definir um local, de preferência fixo, para estudar e não misturar o contexto de diferentes ambientes. Com efeito, se você for fazer uma sessão de estudos na cama, seu local habitual de repouso e sono, provavelmente ficará sonolento e muito mais tentado a tirar um cochilo. De forma semelhante, se for estudar no sofá, onde geralmente assiste a séries ou joga videogame, atividades que exigem menor concentração, naturalmente se sentirá mais disperso.

Finalizando – PM GO: como manter o foco nos feriados

Recapitulando, é preciso definir o que é regra e o que é exceção; afastar-se das redes sociais no período do feriado, preparar o seu ambiente de estudos no dia anterior, estipular pequenas metas especificando o tempo necessário para cumpri-las e, por fim, ter em mente que o autocontrole tem muito mais a ver com não se expor àquilo que atrapalha seu estudo. Façam bom uso dessas dicas para acumular horas nos feriados sem deixar de lado os momentos de pausa e descanso.

Então é isso, pessoal

Grande abraço e bons estudos!

Professor Diogo Matias

Instagram: @oprimoconcursado

Cursos e Assinaturas

Concursos abertos

Concursos 2022

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe uma resposta Cancelar resposta