Fique por dentro – como será a discursiva para Auditor e Analista?
Acesse também o material de estudo!
Se você está interessado em uma das vagas para Auditor ou Analista de Controle, está na hora de voltar a sua atenção para a temida etapa do concurso público TCE MS: a prova discursiva!
Por isso, preparamos este artigo com todos os detalhes sobre a prova discursiva, para que você se destaque entre os concorrentes e esteja preparado para conquistar uma das vagas do certame.
Vale lembrar que a avaliação discursiva está prevista para ocorrer nos dias 25 de outubro, para o cargo de Analista, e 26 de outubro, para a função de Auditor. A organização e aplicação são por conta da banca Cebraspe.

Concurso TCE MS: prova discursiva para Analista de Controle Externo
A prova discursiva para o cargo de Analista de Controle valerá um total de 50,00 pontos e consistirá de uma questão dissertativa sobre situação-problema, a ser respondida em até 45 linhas.
A situação-problema será a respeito de tema relacionado a conhecimentos específicos do cargo. A prova será de caráter classificatório e eliminatório.
É importante ressaltar que não será permitida, durante a realização da prova, a utilização de livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.
Concurso TCE MS: prova discursiva para Auditor de Controle Externo
Já a prova discursiva do concurso TCE MS para os cargos de Auditor de Controle Externo valerá um total de 100,00 pontos e consistirá de:
- a) parte 1: três questões dissertativas, a serem respondidas em até 20 linhas cada, a respeito de tema relacionado a conhecimentos específicos do cargo/área, no valor de 15,00 pontos cada, totalizando 45,00 pontos;
- b) parte 2: redação de uma peça de natureza técnica, de até 60 linhas, no valor de 55,00 pontos.
Os textos definitivos da prova discursiva deverão ser manuscritos, em letra legível, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.
Faça a sua parte e garanta os cursos dos especialistas que mais aprovam no mercado.
A sua aprovação no concurso TCE MS pode estar mais próxima do que você imagina:
Critérios de avaliação da prova discursiva
Serão corrigidas apenas as provas discursivas dos candidatos aprovados nas provas objetivas do concurso TCE MS, que também serão aplicadas no mesmo dia.
A prova discursiva avaliará o conteúdo (conhecimento do tema), a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.
O candidato deverá produzir, conforme o comando formulado pela banca examinadora, texto dissertativo, primando pela coerência e pela coesão.
Na questão dissertativa envolvendo situação-problema da prova discursiva (P3), para o cargo de Analista de Controle Externo, a questão valerá 100,00 pontos e será avaliada segundo os critérios a seguir:
- a) a apresentação e a estrutura textuais e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao domínio do conteúdo (NC), cuja pontuação máxima será limitada ao valor de 100,00 pontos;
- b) a avaliação do domínio da modalidade escrita totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos tais como: grafia, morfossintaxe e propriedade vocabular;
- c) será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou ultrapassar o número máximo de linhas estabelecido;
- d) será calculada, então, a nota na prova discursiva (NPD) por meio da fórmula NPD = NC − 20 × NE ÷ TL, em que TL corresponde ao número de linhas efetivamente escritas pelo candidato;
- e) será atribuída nota zero ao texto que obtiver NPD < 0,00 ponto;
- f) nos casos de fuga ao tema ou de não haver texto, o candidato receberá nota zero na respectiva questão avaliada.
As questões discursivas da prova discursiva (P3) para os cargos de Auditor de Controle Externo valerão 15,00 pontos cada, totalizando 45,00 pontos, sendo avaliadas conforme os seguintes critérios:
- a) a apresentação e a estrutura textuais e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao domínio do conteúdo (NCi), cuja pontuação máxima será limitada ao valor de 15,00 pontos, em que i = 1, 2 e 3;
- b) a avaliação do domínio da modalidade escrita totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos de natureza gramatical, tais como: grafia, morfossintaxe e propriedade vocabular;
- c) será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou ultrapassar o número máximo de linhas estabelecido;
- d) será calculada, então, para cada questão, a nota na questão (NQi) pela fórmula NQi = NCi – 3 × NE ÷ TL, em que TL corresponde ao número de linhas efetivamente escritas pelo candidato;
- e) será atribuída nota zero ao texto que obtiver NQi < 0,00;
- f) nos casos de fuga ao tema ou de não haver texto, o candidato receberá nota zero na respectiva questão avaliada.
Para saber outros detalhes do concurso TCE MS, além da prova discursiva, acesse agora mesmo o artigo completo que preparamos para você. O link está disponível logo abaixo:
Saiba mais: concurso TCE MS
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Créditos:
Estratégia Concursos