Fique por dentro – como solicitar a isenção da taxa? Veja!

Acesse também o material de estudo!


O concurso público do INSS para o cargo de Perito Médico é uma ótima oportunidade para quem sonha em mudar de vida! No entanto, a taxa de inscrição pode ser um obstáculo para alguns dos candidatos.

Com um valor de R$ 120,00, muitos não possuem condições de realizar o pagamento da inscrição. Felizmente, o edital prevê a isenção deste valor para aqueles que possuam alguns dos requisitos exigidos no edital.

Neste artigo você vai conferir quem pode solicitação a isenção da taxa do concurso INSS, como solicitar e até quando é possível realizar esse procedimento. Veja no decorrer deste artigo!

Saiba como solicitar a isenção da taxa no concurso INSS
Saiba como solicitar a isenção da taxa no concurso INSS

Concurso INSS: quem pode solicitar a isenção da taxa?

Os candidatos que estiverem inscritos no CadÚnico ou que forem doadores de medula óssea poderão solicitar a isenção da taxa do concurso INSS:

1ª POSSIBILIDADE (Candidatos do CadÚnico)

  • a) preenchimento do requerimento disponível no aplicativo de inscrição com a indicação do Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico;
  • b) preenchimento eletrônico de declaração de que é membro de família de baixa renda.

2ª POSSIBILIDADE (doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde)

  • a) atestado ou laudo emitido por médico de entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde, inscrito no Conselho Regional de Medicina, que comprove que o candidato efetuou a doação de medula óssea, bem como a data da doação.

Concurso INSS: como solicitar a isenção da taxa?

Muito bem, agora que você já sabe quais os requisitos necessários para solicitar a isenção, vamos explicar como funciona o passo a passo para o procedimento:

  • Leia o edital com atenção: verifique os requisitos específicos para a isenção e o prazo para envio do pedido.
  • Acesse o portal de inscrição: no site do Cebraspe, preencha o formulário de solicitação de isenção.
  • Envie a documentação necessária: inclua comprovantes que atestem o cumprimento dos requisitos, como:
    • Declaração de inscrição no CadÚnico (disponível no CRAS da sua região).
    • Comprovante de doação de medula óssea.

Lembrando que o prazo para encaminhar a documentação e preencher o formulário no site da organizadora vai até o dia 26 de dezembro.

Somente serão aceitas imagens que estejam nas extensões “.pdf”, “.png”, “.jpeg” e “.jpg”. O tamanho de cada imagem submetida deverá ser de, no máximo, 2 MB.

Além disso, vale reforçar que não será aceita solicitação de isenção de taxa de inscrição via postal, requerimento administrativo, via correio eletrônico, ou, ainda, fora do prazo.

Por fim, os candidatos poderão consultar se a solicitação feita foi deferida ou não. O resultado está previsto para ser anunciado entre os dias 2 e 4 de janeiro de 2025. Haverá possibilidade de recursos.

Ademais, o edital do concurso INSS oferece 250 vagas imediatas e outras 250 vagas em cadastro de reserva, distribuídas por todo o país. Já os salários iniciais são de incríveis R$ 14.166,99.

Para conferir TODOS os detalhes acerca do certame, acesse agora mesmo o artigo exclusivo e muito mais completo que preparamos para você!

Saiba mais: Concurso INSS


Cursos para o concurso de Perito do INSS:

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos:

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *