Acesse também o material de estudo!
Confira neste artigo como foi o último concurso para Taquígrafo Legislativo da Câmara dos Deputados
Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?
O último concurso de Taquigrafia da Câmara dos Deputados teve seu edital lançado em 2012. A Banca CESPE/Unb (atual Cebraspe) ficou responsável pela organização do certame.
Na ocasião, o edital ofertou 14 vagas para o cargo de Analista Legislativo – Atribuição Taquígrafo Legislativo, com remuneração inicial de R$ 14.825,69, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Além disso, a seleção exigiu como pré-requisito de investidura no cargo, diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação.
Anteriormente, o concurso da Câmara dos Deputados, lançado em 2023, não contemplou a área de Taquigrafia. Por isso, um novo edital pode ser lançado a qualquer momento.
Então, no artigo de hoje, analisaremos como foram as fases do último concurso para o cargo de Taquígrafo Legislativo da Câmara dos Deputados.
Fases do último concurso
De acordo com o edital do último concurso, a prova para o cargo de Taquígrafo Legislativo, se dividiu em 3 fases, todas de caráter eliminatório e classificatório, conforme elencado a seguir:
- Prova Objetiva;
- Prova Prática de Análise Textual;
- Prova Prática de Apanhamento Taquigráfico.
Prova Objetiva
Conforme o rito ordinário, nesta fase do concurso, valendo no máximo 190,00 pontos, realizou-se uma prova contendo 130 questões, com padrão de respostas no modelo Certo ou Errado, que se dividiram em 2 blocos:
- Bloco de Conhecimentos Básicos peso 1 – 70 questões
Contendo as seguintes disciplinas:
- Língua Inglesa
- Língua Espanhola
- Legislação
- Informática
- Bloco de Conhecimentos Específicos peso 2 – 60 questões
Contendo as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa
- Processo Legislativo
Desse modo, reprovou nesta fase da seleção, o candidato enquadrado em pelo menos 1 dos itens a seguir:
- Obteve nota inferior a 14,00 pontos no bloco de Conhecimentos Básicos;
- Obteve nota inferior a 36,00 pontos no bloco de Conhecimentos Específicos;
- Obteve nota inferior a 57,00 pontos no conjunto dos 2 blocos.
Prova Prática de Análise Textual
Esta fase do concurso, valendo no máximo 120,00 pontos, consistiu em análise textual de um texto escrito em língua portuguesa. Nesse sentido, os candidatos tiveram de identificar e corrigir os erros encontrados.
Em síntese, foram corrigidas as provas dos 140 candidatos habilitados e mais bem classificados na etapa da Prova Objetiva. Além disso, 5% dessas vagas foram destinadas à listagem de candidatos com deficiência.
Dessa maneira, foi aprovado para a próxima fase do certame, o candidato que obteve nota igual ou superior a 72,00 pontos nesta etapa da seleção.
Prova Prática de Apanhamento Taquigráfico
Por fim, foram convocados para realizar a Prova Prática de Apanhamento Taquigráfico, os 60 candidatos aprovados e melhor classificados na Prova Prática de Análise Textual, sendo 5% dessas vagas destinadas à listagem de candidatos com deficiência.
Valendo 160,00 pontos, esta fase do concurso consistiu de 2 partes:
Parte 1 : Apanhamento Taquigráfico, durante 5 minutos, de ditado feito em velocidade progressiva de 105 a 110 palavras por minuto, seguido de tradução digitada em processador de texto, com prazo máximo de 2 horas, totalizando 80,00 pontos;
Parte 2: Apanhamento Taquigráfico, durante 5 minutos, de ditado feito em velocidade média de 110 palavras por minuto, seguido de tradução digitada em processador de texto, com prazo máximo de 2 horas, totalizando 80,00 pontos.
Em suma, foi aprovado nesta fase do concurso, o candidato que obteve nota final, somando as 2 partes da etapa, igual ou superior a 96,00 pontos.
Resultado final de aprovados
De acordo com o Portal da Transparência da Câmara dos Deputados, 35 candidatos habilitados e aprovados no certame foram nomeados, sendo o primeiro ato de nomeação realizado em abril de 2013, e o último em dezembro de 2015.
Dessa maneira, mesmo o edital tendo ofertado apenas 14 vagas inicialmente, em suma, todos os 35 aprovados tomaram posse no concurso.
Dica para o próximo concurso de Taquigrafia da Câmara dos Deputados
Em síntese, a Prova Prática de Apanhamento Taquigráfico do último concurso da Câmara dos Deputados foi extremamente difícil para quem está dando os seus primeiros passos na arte da Taquigrafia.
Assim sendo, a velocidade Taquigráfica exigida para o concurso foi muito superior à habitualmente adotada em provas dessa natureza, que gira em torno de 80 palavras por minuto.
Portanto, não deixe para começar a praticar somente quando o seu edital já estiver aberto. Comece agora mesmo, pois aprender um Método Taquigráfico demanda tempo e dedicação.
Nesse sentido, busque conhecimento, pratique assiduamente e desenvolva as suas habilidades Taquigráficas. Pois, com certeza, a sua dedicação te levará ao resultado almejado, que é a sua aprovação.
Prepare-se para o próximo concurso de Taquigrafia da Câmara dos Deputados
Se você quer aproveitar esta nova oportunidade para mais um Concurso da Câmara dos Deputados, comece agora mesmo. Pois, assim, estará à frente de seus concorrentes.
Na plataforma do Estratégia Concursos você encontra cursos e pacotes completos para a sua aprovação no concurso de Taquigrafia da Câmara dos Deputados. Veja:
Considerações finais
Então, é isso! Chegamos ao fim da nossa análise sobre o último concurso para Taquígrafo Legislativo da Câmara dos Deputados. Espero que tenham gostado.
Caso queira se preparar para chegar competitivo em qualquer prova desta área, invista nos cursos da área de Taquigrafia do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado.
Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.
Bons estudos a todos e até a próxima!
Cursos e Assinaturas
Quer saber quais serão os próximos concursos?
Confira nossos artigos!
Concursos Abertos
Concursos 2024
Créditos:
Estratégia Concursos