fbpx

Fique por dentro – Concurso Delegado AL: seleção pode ofertar 50 vagas!

Em um Processo interno da Secretaria do Planejamento de Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag) consta o quantitativo de vagas do novo concurso Delegado AL.

Estima-se que sejam ofertadas aos candidatos 50 vagas para o cargo Delegado. Vale lembrar, que são dez vagas a mais do que o anunciado pelo governador Renan Filho em 2019.

O Secretário do Planejamento de Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag), Fabrício Marques Santos, divulgou que o edital para o concurso Delegado AL será autorizado e está previsto para este ano. No entanto, a publicação do edital deverá ficar por último, devendo ocorrer perto de junho.

Isto porque, há que questões legais que ainda serão avaliadas, de forma que deverá haver uma alteração na lei da carreira antes da publicação do edital.

Segundo ele, os concursos já autorizados ou em iminência de autorização no Estado terão editais publicados entre abril e junho de 2021, com oferta apenas de vagas diretas, devendo ser concluídos até outubro e contarem com o chamamento de todos os aprovados até o início de 2022.

O número de vagas para o cargo deve ser o citado acima. Já para Agente de Polícia serão 368 vagas e para Escrivão 132.

A solicitação da corporação por um novo certame visa cobrir o déficit de quadros na corporação, que conta com um efetivo de 1.600 Delegados e Agentes.

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura e tenha acesso ilimitado* aos cursos para Delegado de Polícia.

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos de Procuradorias em todo o país.

Neste artigo você encontrará as principais informações sobre o concurso Delegado AL:

  • Situação atual do concurso
  • Carreira
    • Requisitos
    • Atribuições do cargo
    • Salários e Benefícios
  • Último concurso
  • Etapas de provas do último concurso
    • Prova Objetiva
    • Prova Discursiva
    • Teste de Aptidão Física
    • Avaliação Psicológica
    • Avaliação de Títulos
    • Investigação Social
    • Exames Médicos
    • Curso de Formação
  • Nota de Corte
  • Provas e gabaritos
  • Concorrência
  • Cursos e Assinaturas
  • Ficha Técnica

Concurso Delegado AL: Situação atual

O Governador de Alagoas, Renan Filho, em resposta a um seguidor em suas redes socias, informou que um novo concurso da PC AL deve ocorrer em janeiro de 2021. Confira abaixo a imagem que confirma a previsão do certame:

Concurso Delegado AL Previsão

O governador já havia confirmado, em novembro de 2019, que a Polícia Civil de Alagoas teria um novo concurso em 2020. Na ocasião, Renan Filho anunciou que o novo concurso Delegado AL teria um edital com 40 oportunidades para Delegado.

Porém, neste ano de 2021, ao que tudo indica, o concurso para Delegado de Polícia especificamente deverá ter edital publicado apenas no fim do primeiro semestre, tendo em vista uma alteração legislativa que ocorrerá antes na lei da carreira.

Concurso Delegado AL: Carreira

Requisitos

Para o cargo de Delegado, o candidato deverá apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Atribuições do Cargo

O Delegado terá que executar atividades de direção, de supervisão, de coordenação, de planejamento, de orientação, de execução e de controle da administração da polícia judiciária, bem como das investigações e operações policiais, além de instaurar e presidir procedimentos policiais.

Salários e Benefícios

De acordo com o SINDPESP (Sindicato dos Delegados de Polícia de São Paulo), o estado de Alagoas (PC AL) ocupa o terceiro lugar no Ranking Salarial com remuneração de R$ 20.994,97.

Último concurso Delegado AL

O último concurso Delegado AL foi realizado em 2012, sob organização da banca Cebraspe. Na ocasião, foram ofertadas 400 vagas, distribuídas aos cargos:

  • Delegado – 40
  • Escrivão – 120
  • Agente de Polícia – 240

Etapas de provas do último concurso Delegado AL

Prova objetiva

As provas objetivas e a prova discursiva para o cargo de Delegado tiveram a duração de 5 horas. Para o cargo de Escrivão e Agente de Polícia tiveram a duração de 4 horas e 30 minutos.

Conhecimentos Básicos para todos os cargos – 50 questões:

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática

Conhecimentos Específicos – 70 questões:

DELEGADO:

  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Direito Penal
  • Direito Processual Penal
  • Direito Civil
  • Legislação Complementar
  • Medicina Legal

Prova Discursiva

A prova discursiva para o cargo de Delegado de Polícia teve o total de 30,00 pontos e consistiu em três questões, de 10,00 pontos cada, que foram respondidas cada uma em até 20 linhas, relacionadas às seguintes áreas de conhecimento: direito penal, direito processual penal e direito constitucional.

Teste de Aptidão Física

Os testes físicos foram compostos pelas seguintes etapas:

  • Teste Dinâmico de barra fixa (somente sexo masculino): mínimo de 3 repetições
  • Teste Estático de barra (somente sexo feminino): suspensão mínima de 10 segundos
  • Teste de flexão abdominal – repetição mínima de:
    – 36 repetições (sexo masculino)
    – 27 repetições (sexo feminino)
  • Teste de corrida de 12 minutos – distância mínima a ser percorrida:
    – 2.400 metros (sexo masculino)
    – 1.800 metros (sexo feminino)

Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica consistiu na aplicação e na avaliação de baterias de testes e instrumentos psicológicos científicos, que permitiram identificar a compatibilidade de aspectos psicológicos do candidato com as atribuições do cargo, visando verificar, entre outros:

a) habilidades específicas como capacidade de atenção e memória adequadas, dentre outras;
b) inteligência adequada;
c) características de personalidade como estabilidade emocional, responsabilidade, disciplina, dentre outros;

A avaliação psicológica avaliou também as características de personalidade restritivas ou impeditivas ao desempenho das atribuições inerentes ao cargo como, por exemplo, agressividade inadequada, instabilidade emocional exacerbada, dentre outras. Na avaliação psicológica, o candidato será considerado apto ou não inapto.

Avaliação de Títulos

A avaliação de títulos valeu 3,50 pontos, sendo que somente foi aceito 1 título para cada uma das categorias (Doutorado, Mestrado e Especialização).

Título Valor de cada título
Diploma de curso de pós-graduação em nível de doutorado (título de doutor) na área do Direito. 2,00
Diploma de curso de pós-graduação em nível de mestrado. 1,00
Certificado de curso de pós-graduação em nível de especialização, com carga horária mínima de 360 h/a na área do Direito. 0,5
Total máximo de pontos 3,50

Investigação Social

Foram convocados para realizar a investigação social todos os candidatos aprovados na avaliação psicológica. Todos os candidatos foram submetidos, pela Polícia Civil, à investigação social e de conduta pessoal, de caráter eliminatório, que se estendeu da inscrição até a nomeação, observando-se antecedentes criminais, sociais, familiares e profissionais.

Caso constatados antecedentes criminais de candidato às vagas do concurso, a Policia Civil enviou a documentação comprobatória de tal situação à Comissão do Concurso.

Exames Médicos

Os exames médicos tiveram caráter eliminatório e o candidato foi considerado apto ou inapto. Os exames médicos objetivaram aferir se o candidato gozava de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios físicos a que foi submetido quando da realização da prova de capacidade física e do Curso de Formação Policial e para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional.

Curso de Formação

Os candidatos classificados na primeira etapa, dentro do número de vagas, foram convocados para o Curso de Formação Policial, de caráter eliminatório e classificatório, exigido para o cargo a que tenha se
habilitado, que teve currículo e duração variáveis, de conformidade com as atribuições e responsabilidades inerentes a cada categoria funcional, com duração mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas.

PC AL: Nota de Corte

CARGO CLASSIFICAÇÃO NOTA DE CORTE
Delegado 40º 129.52

Provas e gabaritos do Concurso PC AL (2012)

Delegado: Prova– Gabarito

PC AL: Concorrência

CARGO CONCORRÊNCIA
Delegado 8.651 inscritos, média de 216 por vaga

Cursos para o concurso PC AL

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos de Procuradorias em todo o país.

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Conheça Agora

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Conheça Agora

Ficha técnica

►Informações sobre o Concurso Delegado AL

Vagas: 50 (a definir)
Cargos: Delegado de Polícia
Lotações: Alagoas
Banca: a definir
Escolaridade: Bacharelado em Direito
Último Edital Edital PC AL 2012

O post Concurso Delegado AL: seleção pode ofertar 50 vagas! apareceu primeiro em Estratégia Concursos.

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais