Fique por dentro – Concurso INSS no CNU 2025: quem pode se inscrever?
Acesse também o material de estudo!
Saiba quem pode se inscrever para o cargo de Analista do INSS no Concurso Unificado (CNU 2025)!
O novo concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) chegou com tudo e está contemplado no quadro de oportunidades do CNU 2025 (Concurso Nacional Unificado).
Ao todo, são oferecidas 300 vagas imediatas para o cargo de Analista do Seguro Social, que apresenta diversas especialidades e é um dos principais do quadro profissional do órgão.
Esta carreira é cobiçada por muitos, ainda mais pelos valores interessantes de salários iniciais, que chegam a R$ 9,3 mil, além da alta flexibilidade em meio às diversas áreas específicas.
Mas, você acha que pode se inscrever para uma dessas ótimas vagas? Essa é a dúvida que o Estratégia quer sanar através deste artigo!
Quer saber mais sobre os principais requisitos do cargo de Analista do concurso INSS e sobre quem pode se inscrever? Então, confira logo abaixo!
Afinal, quem pode se inscrever no concurso INSS?
Conforme já mencionado, a carreira de Analista do INSS, contemplada no Concurso Nacional Unificado (CNU 2025), possui diversas especialidades.
Nesta edição, o cargo chegou para oferecer 13 áreas específicas, sendo que cada uma destas exige nível superior de formação na respectiva especialidade.
Isso sem contar, claro, os requisitos mínimos para qualquer candidato ingressar no concurso INSS e no ENEM dos concursos. São eles:
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparada pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de direitos e obrigações civis e de gozo de direitos políticos, nos termos do § 1º art. 12 da Constituição Federal e do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, promulgado no Brasil por meio do Decreto nº 3.927, de 19 de setembro de 2001;
- Estar em gozo dos direitos políticos;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais;
- Estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato brasileiro do sexo masculino;
- Ter, na data de admissão, idade mínima de 18 anos completos;
- Ser considerada apto para o exercício do cargo, em exame médico admissional;
- Ser aprovado no Concurso Público Nacional Unificado;
- Não estar incompatibilizado para nova investidura em cargo público federal; e
- Cumprir as determinações do edital.
Quais são as especialidades ofertadas no concurso INSS?
Para que você saiba realmente quais são as exigências e se pode ou não se inscrever para o cargo, é necessário, primeiro, ficar por dentro das especialidades.
Com isso, você já define se tem ou não uma das 13 áreas e, assim, sabe se pode ingressar em uma dessas ótimas oportunidades. Veja:
- Serviço Social (150 vagas);
- Fisioterapia (75 vagas);
- Psicologia (7 vagas);
- Terapia Ocupacional (6 vagas);
- Tecnologia da Informação (19 vagas);
- Engenharia de telecomunicações (2 vagas);
- Engenharia elétrica (1 vaga);
- Engenharia mecânica I e II (2 vagas);
- Engenharia civil I, II, III, IV e V (5 vagas);
- Contabilidade (5 vagas);
- Administração (4 vagas);
- Direito (17 vagas); e
- Estatística (7 vagas).
Posso participar! E agora? Como me inscrevo?
Apesar de todas essas baitas chances serem específicas do INSS, todo o processo de inscrição deve ser feito da mesma forma para todas as outras vagas do ENEM dos concursos.
Dessa forma, você deve ficar ciente de qual bloco temático contém a vaga de interesse e, assim, ingressar neste grupo específico durante a inscrição.
Para isso, você deve acessar o site da banca organizadora, a Fundação Getúlio Vargas – FGV e realizar todo o procedimento até o dia 20 de julho, ao custo de R$ 70,00.
Importante destacar que, as informações completas sobre blocos, órgãos participantes, cargos e vagas, você pode conferir aqui!
Para mais informações sobre o concurso INSS 2025, além das vagas no bloco 1 do CNU 2025, acesse o link abaixo!
Saiba mais: concurso INSS | CNU
Cursos para o concurso INSS:
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos:
Não deixe de conferir:
Créditos:
Estratégia Concursos