fbpx

Fique por dentro – Concurso Petrobras: novas nomeações são suspensas

Através de publicação no Diário Oficial da União, a empresa Petróleo Brasileiro informou que não realizará novas admissões das vagas remanescentes do concurso Petrobras, realizado em 2018.

De acordo com o documento, a decisão se deu por conta do cenário de pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) bem como seus impactos econômicos. Com isso, medidas como redução e postergação de gastos com recursos humanos tiveram de ser adotadas.

A fim de te deixar sempre bem informado, elaboramos neste artigo as principais informações e novidades sobre o concurso Petrobras. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:

Situação atual do concurso Petrobras

Com a validade de seu último concurso encerrando em 28 de junho de 2020, a empresa Petrobras informou que não realizará novas admissões. A decisão veio a público através de publicação no Diário Oficial da União.

De acordo com o documento, o atual cenário de pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) em que o país e o mundo se encontra, bem como os impactos econômicos, fez com que a Companhia estruturasse um conjunto de drásticas mudanças para reforçar sua solidez financeira e sua resiliência nos negócios.

Sendo assim, foi necessária a adoção de medidas como o desembolso de linhas de crédito, redução de investimentos, postergação de novas contratações, além da redução e postergação de gastos com recursos humanos.

Portanto, ficou decidida a não admissão das vagas remanescentes do concurso da Petrobras, realizado em 2018. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, das 111 vagas imediatas ofertadas, apenas 82 foram preenchidas.

Confira abaixo a íntegra da publicação, conforme DOU:

Último concurso Petrobras

Sob organização da Fundação Cesgranrio, o último concurso Petrobras aconteceu no ano de 2018. Na época, conforme edital de abertura, a oferta total foi de 666 vagas. Destas, 111 foram para provimento imediato e 555 para formação de cadastro reserva.

O certame contemplou cargos de nível médio e superior, sendo Enfermeiro do Trabalho Júnior, Engenheiro (várias especialidades), Geofísico Júnior, Médico do Trabalho Júnior, Químico de Petróleo Júnior e Técnico (várias especialidades).

Ao todo, de acordo com dados da banca, foram registrados 110.092 candidatos inscritos no último concurso da Petrobras. As oportunidades se distribuíram entre várias lotações, com salários variando de R$ 4.513,13 e R$ 10.726,45. Além disso, os contratados também recebem diversos benefícios, tais como:

  • Benefícios educacionais;
  • Assistência multidisciplinar de saúde (médica, odontológica, psicológica e hospitalar);
  • Benefício farmácia;
  • Plano de previdência complementar;
  • Programa de Assistência Especial (destinado a pessoas com deficiência, filhos de empregados);
  • Participação nos lucros e/ou resultados;
  • Complementação do auxílio doença.

Etapas e provas do último concurso Petrobras

Para os cargos de nível superior

ETAPA ÚNICA – Constituída de provas objetivas de Conhecimentos Básicos, com 20 questões, e de Conhecimentos Específicos, com 50 questões, totalizando 70 questões objetivas, cada uma valendo 1 ponto.

A prova objetiva de Conhecimentos Básicos, de caráter eliminatório e, apenas para eventuais desempates, classificatório, foi composta de Língua Portuguesa (10 questões) e de Língua Inglesa (10 questões). A prova objetiva de Conhecimentos Específicos, de caráter eliminatório e classificatório, teve 50 questões divididas em 3 blocos:

  • I – BLOCO, composto por 20 questões;
  • II – BLOCO, composto por 15 questões;
  • III – BLOCO, composto por 15 questões.

Foi eliminado do concurso Petrobras o candidato que obteve aproveitamento inferior a 50% do total de pontos da prova objetiva de Conhecimentos Básicos ou obteve aproveitamento inferior a 50% do total de pontos da prova objetiva de Conhecimentos Específicos ou, ainda, obteve grau ZERO em qualquer das matérias da prova objetiva de Conhecimentos Básicos.

Para os cargos de nível médio

ETAPA ÚNICA – Constituída de provas objetivas de Conhecimentos Básicos, com 20 questões, e de Conhecimentos Específicos, com 40 questões, totalizando 60 questões objetivas, cada uma valendo 1 ponto.

A prova objetiva de Conhecimentos Básicos, de caráter eliminatório e, apenas para eventuais desempates, classificatório, foi composta de
Língua Portuguesa (10 questões) e de Matemática (10 questões). A prova objetiva de Conhecimentos Específicos, de caráter eliminatório e classificatório, teve 40 questões divididas em 3 blocos:

  • 1 – BLOCO, composto por 20 questões;
  • 2 – BLOCO, composto por 10 questões;
  • 3 – BLOCO, composto por 10 questões.

Foi eliminado do concurso Petrobras aquele que obteve aproveitamento inferior a 50% do total de pontos da prova objetiva de Conhecimentos Básicos ou obteve aproveitamento inferior a 50% do total de pontos da prova objetiva de Conhecimentos Específicos ou, ainda, obteve grau ZERO em qualquer das matérias da prova objetiva de Conhecimentos Básicos.

Aplicações

As provas objetivas aconteceram nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macaé/RJ, Maceió/AL, Manaus/AM, Mauá/SP, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Santos/SP, São José dos Campos/SP, São Luís/MA, São Mateus/ES, São Mateus do Sul/PR, São Paulo/SP e Vitória/ES.


Quer estudar para o concurso Petrobras?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar:

Cursos Petrobras

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Então, confira e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Fique por dentro dos concursos em aberto

CONCURSOS ABERTOS

Confira as oportunidades em 2020

CONCURSOS 2020

As previsões para 2021

CONCURSOS 2021

Informações do concurso Petrobras – 2018

  • Data: 2018
  • Vagas: 111 + 555 CR
  • Banca: Cesgranrio
  • Escolaridade: Nível médio e superior
  • Edital: edital-petrobras-2018

Ascom Estratégia
[email protected]

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais