Acesse também o material de estudo!
E aí, coruja, tem o sonho de participar do novo concurso PF (Polícia Federal) e ainda não sabe quais são os requisitos dos cargos? Este artigo é para você!
A seleção finalmente sairá do papel em 2025 com a oferta de 2 mil vagas e, segundo informações do governo federal, a autorização deve ser publicada em até duas semanas.
Importante destacar que será publicado um único edital. Desta forma, mil aprovados ingressarão em 2025 e, os remanescentes, em 2026.
Requisitos dos cargos do concurso PF
Área Policial
- Agente, Escrivão e Papiloscopista: nível superior em qualquer área de formação, 18 anos na data de matrícula no Curso de Formação e CNH na categoria B ou superior;
- Perito Criminal: nível superior em área espeficada no edital, 18 anos na data de matrícula no Curso de Formação e CNH na categoria B ou superior; e
- Delegado: Bacharelado em Direito, atividade jurídica ou policial de 3 anos (comprovada), idade mínima de 18 anos e CNH na categoria B ou superior.
Área Administrativa
- Agente Administrativo PF: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
- Administrador: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de bacharelado em Administração, em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, e inscrição no Conselho Regional de Administração.
- Arquivista: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de bacharelado em Arquivologia, em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC e registro na Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, conforme art. 4º da Lei nº 6.546/78.
- Assistente Social: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de bacharelado em Serviço Social, em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, e inscrição no Conselho Regional de Serviço Social.
- Contador: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de bacharelado em Ciências Contábeis e (ou) Ciências Atuariais, em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, e inscrição no Conselho Regional de Contabilidade.
- Engenheiro Civil: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior de bacharel em Engenharia Civil, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e inscrição no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
- Engenheiro Eletricista: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior de bacharel em Engenharia Elétrica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e inscrição no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
- Engenheiro Mecânico: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior de bacharel em Engenharia Mecânica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e inscrição no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
- Psicólogo: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de bacharel em Psicologia, em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, e inscrição no Conselho Regional de Psicologia.
Leia também:
Quer estudar para os concursos PF e PF Administrativo?
Assinatura de Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Créditos:
Estratégia Concursos