fbpx

Fique por dentro – Edital com novidades. O que fazer?

Bom dia a todos, meu nome é Marcelo Queiroz Ramos, sou Auditor Fiscal da Receita Estadual do Maranhão e pretendo começar a publicar alguns artigos com assuntos atuais e dicas de preparação para de alguma forma colaborar na caminhada de vocês.

Hoje pretendo conversar um pouco sobre aquele momento de felicidade e desespero de quando sai um edital e ele vem com algumas matérias ainda não estudadas. O que fazer?

Um exemplo claro dessa situação foi a publicação do edital da SEFAZ-CE, que deixou muitos concurseiros de cabelo em pé.

A primeira dica nessa situação é: Mantenha a calma. Não comece a se boicotar desde o momento da publicação do edital. Se este trás muitas novidades para você, também trará para a grande maioria da concorrência. Os ciclos de estudos de períodos de pré-edital costumam ser parecidos. Não ache que a concorrência já estudou tudo o que tinha para estudar.

Em um primeiro momento, caso o edital tenha vindo com algumas matérias que ainda não tenham sido estudadas, devemos fazer um levantamento do conteúdo programático, do peso da matéria e do tempo disponível para estudá-la, de forma que possamos montar a melhor estratégia. É fundamental tratar cada matéria de maneira individualizada, se temos dificuldade naquele tipo de matéria ou não, tamanho do conteúdo programático, quantidade de questões disponíveis da banca, peso, caso a sua prova tenha discursiva, se é uma das matérias desta. Baixe o conteúdo programático, veja quantas aulas ela possui no curso em PDF, isso será fundamental para ajudar a direcionar seus estudos para saber se você terá tempo de fazer uma leitura de todo o conteúdo, o que no pós edital não é aconselhado na maioria dos casos. A dica que eu daria aqui é: Veja o que a banca costuma cobrar mais na respectiva matéria, comece por esses assuntos mais importantes, caso sobre tempo vá para o que é menos cobrado.

Posteriormente, é fundamental você avaliar em quantas matérias você se encontra nessa situação, o peso destas e o tempo de estudos, em termos de carga horária líquida, que você terá disponível para estas. Não se esqueça que as matérias de menor peso você tem que acertar a média da concorrência, o que vai te fazer ser aprovado são mas matérias de maior peso. No pós-edital, a maior parte do tempo de estudos deve ser direcionado a estas.

Para finalizar, muitas pessoas são bem organizadas e não possuem dificuldades de se planejar, outras podem necessitar de ajuda profissional, nessa situação não seja orgulhoso de pedir ajuda profissional, saiba as suas necessidades e o que pode auxiliar na sua preparação. Não se esqueça que ninguém sabe melhor o que você necessita do que você.

Qualquer dúvida ou sugestão de artigo é só me contactar. Meu contato no Instagram é: @marceloqueiroztere ou por e-mail: [email protected]

Um abraço e boa sorte a todos!!

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais