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Introdução
Vamos avançar nos temas de Engenharia de Software, uma das principais áreas de Tecnologia da Informação (TI). Conforme prometido no artigo anterior desta série (e promessa é dívida), falaremos hoje de Scrum.
O nosso objetivo é destrinchar o famoso framework para desenvolver software. Nossa referência será “O Guia do Scrum”, edição de 2020. Veja o que te espera então:
- Definição
- Pilares e Valores do Scrum
- Conceito de Sprint
- Artefatos e Compromissos do Scrum
- Eventos do Scrum
- Time Scrum e suas Responsabilidades
- Mapa Mental
Para a leitura, você precisa ter noções básicas de metodologias de desenvolvimento de software. Mas calma, porque vamos explicar o que for necessário para o seu aprendizado render.
À primeira vista, o artigo pode parecer longo, diante da quantidade de tópicos que propomos. Não se engane. Preparamos uma publicação bem reduzida e didática, a fim de fisgá-lo na leitura. Afinal, queremos você conosco até a Conclusão. Vamos começar então?
Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos
Definição
Antes de mais nada, Scrum é um framework de desenvolvimento de software ágil. Ele é leve, simples e ajuda pessoas, times e organizações a gerar valor por meio de soluções adaptativas para problemas complexos. Visto que é um guia, não há instruções detalhadas, apenas orientações.
Nota de Esclarecimento: A fim de facilitar a didática e proporcionar um melhor aprendizado, optamos por apresentar as informações em ordem diferente de “O Guia do Scrum”.
Pilares e Valores do Scrum
Primeiramente, os pilares do Scrum são transparência, inspeção e adaptação.
Transparência: o trabalho deve ser visível para quem o executa e para quem o recebe.
Inspeção: os artefatos do Scrum e o progresso em direção às metas acordadas devem ser inspecionados com frequência e diligência para detectar variações ou problemas potencialmente indesejáveis.
Adaptação: se algum aspecto de um processo se desviar fora dos limites aceitáveis ou se o produto resultante for inaceitável, o processo que está sendo aplicado ou os materiais que estão sendo produzidos devem ser ajustados.
Para quem gosta de mnemônicos, memorize TIA.
Os valores orientam o Time Scrum em relação ao trabalho, ações e comportamento. Veja quais são (invertemos a ordem do guia a fim de facilitar a memorização):
- Foco
- Respeito
- Abertura
- COmpromisso
- COragem
“O Guia do Scrum” não detalha os valores, assim como foi feito com os pilares. Dessa forma, você não precisa se preocupar a fundo para a prova.
Conceito de Sprint
Nota de Esclarecimento: Em “O Guia do Scrum”, a Sprint é apresentada como um evento do Scrum. Neste artigo, por questões didáticas, vamos apresentar o conceito de Sprint primeiro, de forma apartada. Mas ela continua sendo um evento.
No Scrum, tudo gira em torno da Sprint. Ela é a transformação das ideias em valor. Ou seja, inclui todo o trabalho necessário para atingir a meta do produto (falaremos sobre isso mais a frente).
Uma nova Sprint começa imediatamente após a conclusão da anterior. Durante sua execução, nenhuma mudança que coloque em risco sua meta pode ser feita. Ainda que seu escopo possa ser esclarecido e negociado, a Sprint pode ser cancelada se a sua meta se tornar obsoleta.
Duração: 1 mês ou menos (projeto curto).
Artefatos e Compromissos do Scrum
Os artefatos representam o trabalho ou o valor. O Scrum trabalha com 3 artefatos: Product Backlog, Sprint Backlog e Incremento. Vamos falar sobre eles:
Product Backlog: lista ordenada e emergente do que é necessário para melhorar o produto. Se estiver achando complicado, pense em uma lista de funcionalidades do produto para implementar. É a única fonte de trabalho.
Sprint Backlog: conjunto de itens do Product Backlog selecionados para a Sprint. Ou seja, como normalmente a implementação do Product Backlog é extensa, ele é dividido em vários Sprints Backlogs, que serão desenvolvidos em uma Sprint.
Incremento: entrega criada em uma Sprint. Enquanto a Sprint Backlog está mais ligada à funcionalidade, o incremento está mais ligado à saída produzida. Cada incremento é adicionado aos anteriores e completamente verificado, garantindo que todos funcionem juntos.
Cada artefato contém um compromisso. O compromisso simboliza o que será alcançado com aquele artefato. Veja quais são:
Artefato | Compromisso |
---|---|
Product Backlog | Meta do Produto |
Sprint Backlog | Meta da Sprint |
Incremento | Definição de Pronto |
Meta do Produto: objetivo de longo prazo a ser cumprido para o Time Scrum. Descreve um estado futuro do produto que pode servir para o planejamento.
Meta da Sprint: único objetivo da Sprint. Em outras palavras, é o trabalho exato necessário para alcançá-lo.
Definição de Pronto: descrição formal do estado do Incremento quando ele atende às medidas de qualidade exigidas para o produto (está pronto, de fato). Ou seja, quando um item do Product Backlog atende a Definição de Pronto, temos um Incremento. Caso contrário, ele não poderá ser liberado.
Eventos do Scrum
Os eventos no Scrum, quase sempre, são espécies de reuniões com um objetivo. A exceção é a Sprint. Como já falamos sobre ela anteriormente, vamos ver os demais:
Sprint Planning
- Inicia a Sprint.
- Define o trabalho a ser realizado.
- Busca responder às perguntas: “Por que a Sprint é valiosa?”, “O que pode ser feito nesta Sprint?” e “Como o trabalho escolhido será realizado?”.
Duração: 8h para uma Sprint de 1 mês.
Daily Scrum
- Inspeciona o progresso em direção à Meta da Sprint.
- Adapta o Sprint Backlog conforme necessário, ajustando o próximo trabalho.
- Realizado todos os dias da Sprint, no mesmo horário e local.
Duração: 15min.
Sprint Review
- Inspeciona o resultado da Sprint.
- Revisão do que foi realizado na Sprint e o que mudou no ambiente.
- Determina as alterações futuras a fim de atingir a meta do produto.
Duração: 4h para uma Sprint de 1 mês.
Sprint Retrospective
- Conclusão da Sprint.
- Discussão sobre o que deu certo durante a Sprint, problemas e soluções.
- Planejamento de maneiras a fim de aumentar a qualidade e a eficácia.
Duração: 3h para uma Sprint de 1 mês.
Time Scrum e suas Responsabilidades
O Time Scrum compõe-se de profissionais que efetivamente trabalham no produto. Seguem suas principais características:
- Multifuncionais: os membros possuem as habilidades necessárias para criar valor.
- Autogerenciáveis: membros decidem quem faz o quê, quando e como.
- Composto por 10 ou menos pessoas: pequeno o suficiente para permanecer ágil e grande o suficiente para concluir um trabalho significativo.
- Responsável por todas as atividades relacionadas ao produto.
Existem 3 responsabilidades específicas dentro do Time Scrum: Product Owner, Scrum Master e Developers. Seguem suas características:
Product Owner
- Maximização do valor do produto resultante.
- Gerenciamento eficaz do Product Backlog.
- Desenvolvimento e comunicação explícita da meta do produto.
- Criação e comunicação clara dos itens do Product Backlog.
- Ordenação dos itens do Product Backlog.
- Garantia de que o Product Backlog seja transparente, visível e compreensível.
- Autoridade para cancelar a Sprint e renegociar o Sprint Backlog.
Você Sabia? O Product Owner é uma pessoa, não um comitê. Ele pode fazer o trabalho por conta própria ou delegar, mas continua sendo o responsável.
Scrum Master
- Estabelecimento do Scrum conforme o guia.
- Eficácia do Time Scrum.
- Liderança, treinamento e orientação na adoção do Scrum.
- Planejamento e aconselhamento de implementações de Scrum.
- Remoção de barreiras entre partes interessadas e Time Scrum.
Developers
- Criação dos Incrementos utilizáveis.
- Criação de um plano para a Sprint (Sprint Backlog).
- Adaptação do plano a cada dia em direção à meta da Sprint.
- Responsabilização como profissionais.
Mapa Mental
Por fim, chegamos a um dos momentos mais esperados. Esta seção já virou praticamente obrigatória nos artigos de TI. Sem mais delongas, eis o mapa mental.
Conclusão
Já estávamos com a conclusão pronta, mas recebemos uma mensagem superior para mudar o texto. Achamos melhor nem mencionar de quem partiu a orientação, pois certamente você não vai acreditar.
Não se iluda achando que este artigo vai resolver a sua vida. É importante que você se aprofunde no conteúdo e realize muitas questões. Milhares de candidatos perdem as vagas todos os anos por desprezar esse aviso. Estamos alertando novamente, de maneira mais incisiva, pois não queremos que isso aconteça com você.
Por fim, seguem os links do material do Estratégia Concursos para o aprofundamento do conteúdo (http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/) e do Estratégia Questões para treinar os conceitos aprendidos (https://concursos.estrategia.com/).
Bons estudos e até a próxima!
Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022), TCE-RJ (2022) e CGE-SC (2022/2023). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação no TCE-RJ, além de ser produtora de conteúdo dos Blogs do Estratégia Concursos, OAB e Carreiras Jurídicas.
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