Concursos públicosEstratégia Concursos

Fique por dentro – Estudo sem edital aberto

Acesse também o material de estudo!


Estudo sem edital aberto

O presente artigo visa discorrer sobre estudo sem edital aberto.

Geralmente, estudantes de concurso público possuem foco em um cargo e órgão específico quando se propõem a estudar. Porém, por muitas vezes, o intervalo de tempo entre um concurso e outro para este cargo específico pode ser longo.

Então, a ansiedade pela abertura de determinado edital pode ser dificultar os estudos. Além de poder diminuir a motivação do concurseiro na sua jornada de estudos.

Assim, este artigo pretende mostrar as vantagens do estudo sem edital aberto.

Estudo sem edital aberto – Longo prazo 

Iniciando a dissertação sobre estudo sem edital aberto, aborda-se o longo prazo que envolve os estudos para concurso público.

Devido ao fato da grande concorrência e da cobrança de disciplinas não muito comuns e de modo não muito fácil, estudo de concurso é algo um pouco árduo.

Desse modo, um estudo de longo prazo gera um aprimoramento nos estudos. Assim, quem tem mais tempo para se preparar pode ter as chances aumentadas nas provas. Também fica mais fácil fechar editais longos, às vezes mais de uma vez, ampliando o conhecimento para o concurso daquele cargo pretendido pelo candidato.

Assim, um candidato com uma preparação mais longa e sólida pode ter mais chances de alguém que começou a estudar há pouco tempo e têm menos contato com as disciplinas, por vezes não conseguindo fechar o edital.

Conteúdo – As disciplinas núcleo

Continuando a análise de estudo sem edital aberto, aborda-se o conteúdo a ser estudado quando não há edital vigente pelo candidato a concursos.

Por vezes não há nenhuma previsão do próximo concurso do cargo almejado pelo candidato. Além disso, quando surgir o edital ele pode vir muito diferente do anterior, e com um largo espaço de tempo. Também pode acontecer do candidato estar sem foco em um cargo específico, porém desejar manter os estudos sem um certame específico em aberto.

Assim, pode pairar a dúvida sobre que disciplinas se manter estudando, sem um edital especificando quais. Então, a dica é estudar um núcleo de disciplinas que estão sempre presentes na maioria dos concursos públicos. 

Exemplificando, pode-se citar língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico e informática e tecnologia da informação no caso das básicas. Em direito cita-se o direito constitucional e administrativo. Além disso, pode-se manter estudo em redação e dissertativa.

Desse modo, o candidato vai aperfeiçoar, de forma antecipada, os estudos em disciplinas que provavelmente estarão presentes no edital almejado. E, no momento dos estudos com edital aberto, o foco será em conteúdos específicos e novidades. Gerando, assim, vantagem nos estudos para o candidato que realizou o estudo sem edital aberto.

Estudo sem edital aberto –  Outras provas

Dando continuidade ao artigo “Estudo sem edital aberto”, aborda-se a realização de outros concursos públicos pelo candidato, durante a espera do edital desejado ainda não publicado.

Ao estudar as matérias núcleos, o candidato consegue prestar alguns concursos com conteúdo mais básico enquanto aguarda seu edital. Ou mesmo estudando de forma completa o concurso almejado, isso também é possível. 

Por exemplo, pode-se prestar um concurso de nível médio onde são cobradas apenas as disciplinas núcleo. Ou se o candidato estuda para área fiscal estadual, pode prestar concursos de outros estados sem ser o que almeja.

Assim, realizando outros concursos, o candidato mantém uma prática realista de estudos, e ganha experiência de prova, medindo efetivamente o nível de seus estudos. Além disso, pode vir a ser nomeado, e efetivamente trabalhar na área pública, ganhando experiência profissional e salário para investimentos nos estudos.

Estudo sem edital aberto –  O estado psicológico

Finalizando a abordagem sobre estudo sem edital aberto, aborda-se o preparo e manutenção de um bom estado psicológico para o candidato que vive tal situação.

Primeiramente, o candidato que  decide estudar sem edital aberto deve evitar a ansiedade. Assim, é comum que boatos infundados sobre a abertura do concurso desejado sejam veiculados em mídia e redes sociais. Aqui, a dica é se manter inteirado, mas ter filtros e critérios para encarar as notícias, para não afetar de forma negativa suas expectativas.

Além disso, o candidato deve saber se adaptar a mudanças. Pois podem ocorrer mudanças de banca, de conteúdo e formato de prova. Atualmente muitos cargos que, tradicionalmente, tinham editais próprios, foram inseridos na prova do Concurso Nacional Unificado (CNU). Assim, o candidato deve ser versátil e saber se adaptar às novidades.

Por fim, outra importante virtude para o estudo sem edital aberto é a paciência. Como a situação do estudante já é um estado de espera por si só, a mentalidade paciente deve estar sempre presente, pois ajuda no controle da ansiedade e na adaptação a mudanças. 

Assim, a espera do edital se transforma em vantagem e estratégia.

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos Abertos

Concursos 2025

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *