Fique por dentro – FGTS na Caixa Econômica Federal

Este artigo aborda os principais pontos do FGTS para a prova da Caixa Econômica Federal. O FGTS é um direito do trabalhador, pago pelo empregador e instituído pela Lei 8.036/90. Abrange diferentes categorias de trabalhadores e tem uma alíquota de 8%, podendo variar para aprendizes e trabalhadores intermitentes. O prazo para recolhimento é até o vigésimo dia de cada mês. A prescrição é bienal e quinquenal, e a gestão da aplicação do FGTS segue normas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Curador. A Lei 13.932 ampliou as possibilidades de saque do FGTS.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício oferecido aos trabalhadores brasileiros como forma de proteção em casos de demissão sem justa causa, doença grave, aposentadoria, entre outras situações previstas por lei. A Caixa Econômica Federal é a responsável por administrar esse fundo, sendo a principal instituição financeira que realiza os pagamentos e gerencia as contas dos trabalhadores.

O FGTS é um direito de todo trabalhador com carteira assinada, sendo obrigatório o depósito mensal de 8% do valor do salário na conta vinculada ao fundo. Além disso, o empregador também é responsável por depositar uma multa no valor de 40% sobre o total dos depósitos, em caso de demissão sem justa causa.

Através da Caixa Econômica Federal, os trabalhadores podem realizar consultas e saques do seu FGTS, seja para utilizar em momentos de necessidade, como na compra da casa própria, ou para realizar investimentos. A Caixa disponibiliza diversos canais de atendimento, como o internet banking, aplicativo para smartphone, agências físicas, lotéricas e caixas eletrônicos, garantindo a comodidade e facilidade no acesso aos recursos do fundo. Além disso, a Caixa também disponibiliza informações sobre o saldo, extratos e depósitos realizados na conta do FGTS.

Para os trabalhadores que desejam utilizar o FGTS para aquisição da casa própria, a Caixa Econômica Federal também é responsável por oferecer programas de financiamento imobiliário, facilitando o acesso ao crédito e auxiliando na realização do sonho da casa própria.

Em resumo, a Caixa Econômica Federal desempenha um papel fundamental na administração do FGTS, garantindo que os trabalhadores tenham acesso aos recursos do fundo de forma segura e eficiente. Através dos diversos canais de atendimento oferecidos pela instituição, os trabalhadores podem consultar saldo, realizar saques e utilizar o FGTS para aquisição da casa própria, demonstrando o comprometimento da Caixa em oferecer serviços que atendam às necessidades dos seus clientes.

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *