Fique por dentro – Lei das PPPs para o TCE-PI

Acesse também o material de estudo!


Queremos ajudar você a ficar ainda mais próximo da aprovação em concursos para a área de controle. Por isso, preparamos este estudo sobre a Lei das PPPs para o TCE-PI.

Lei das PPPs para o TCE-PI

O concurso do Tribunal de Contas do Estado do Piauí visa ao preenchimento de 12 vagas para o cargo de Auditor de Controle Externo.

O concurso será formado pelas fases de prova objetiva, prova discursiva e Procedimento de Heteroidentificação (para os candidatos que concorrerem aos 25% das vagas reservadas para os candidatos negros ou pardos e Perícia Médica para os candidatos que concorrerem aos 15% das vagas destinadas aos candidatos com deficiência).

As oportunidades abrangem as áreas de Tecnologia da Informação (Infraestrutura e Segurança e Sistemas, Engenharia de Dados e Ciência de Dados), Específica de Engenharia e Específica de Área Comum.

A remuneração inicial oferecida pelo cargo é de R$ 17.642,47, acrescida de gratificação de desempenho, auxílio-alimentação e auxílio-saúde.

Com uma excelente oportunidade como essa, precisamos logo começar nosso estudo.

Principais informações sobre a Lei das PPPs

A Lei Federal nº 11.079/2004, também conhecida como a Lei das PPPs – Parcerias Público-Privadas, é a responsável por instituir normas gerais para licitação e contratação das referidas parcerias.

A Lei define que a parceria público-privada é um contrato administrativo de concessão de serviços públicos ou de obras públicas.

O contrato será classificado como uma concessão patrocinada, caso envolva contraprestação tanto dos usuários, quanto da administração pública.

Já a concessão administrativa ocorre quando a administração pública é usuária direta ou indireta dos serviços.

Memorize a divisão apresentada acima, pois é muito relevante para a sua prova saber diferenciar essas informações previstas na Lei.

Seguindo nosso estudo para o TCE-PI, veremos agora algumas vedações para as parcerias público-privadas.

Não podem ser firmados contratos de valor menor do que R$ 10 milhões. Além disso, o prazo do contrato deve ser entre 5 e 35 anos.

Ainda, não é possível firmar contrato cujo objeto único seja o fornecimento de mão de obra, instalação de equipamentos ou execução de obra pública.

A Lei exige ainda que a realização de uma parceria seja precedida de licitação. As modalidades aceitas pela Lei são a concorrência ou o diálogo competitivo. Caso a concessão patrocinada tenha mais de 70% da remuneração advinda da Administração pública, deve haver prévia autorização legislativa específica.

A Lei também prevê um rol de garantias para as obrigações pecuniárias contraídas pela Administração Pública em contrato de parcerias. Listaremos estas garantias abaixo, e sugerimos que você as memorize, tendo em vista a recorrência em provas:

vinculação de receitas;

– instituição ou utilização de fundos, conforme previsto na legislação;

seguro-garantia (desde que a empresa controladora não seja controlada pelo Poder Público);

As garantias aqui tratadas também podem ser prestadas pelas seguintes instituições:

organismos internacionais ou instituições financeiras;

fundo garantidor ou empresa estatal criada para essa finalidade.

A Lei das PPPs ainda prevê outros mecanismos de garantia que são admitidos em legislação própria.

É muito fácil para o examinador elaborar uma questão com os incisos apresentados acima, por isso, fique atento a essas informações.

Dando continuidade ao nosso estudo sobre a Lei das PPPs para garantir a sua vaga no concurso do TCE-PI, veremos agora a previsão disposta na Lei referente a criação de uma sociedade de propósito específico, a qual deve ocorrer antes da celebração da parceria.

A finalidade da sociedade de propósito específico é implantar e gerir a parceria. A Lei permite que a referida sociedade seja uma companhia aberta, podendo ainda ter valores mobiliários negociados em mercado.

Contudo, a Administração Pública fica vedada de ser proprietária de maioria do capital votante das sociedades de propósito específico.

A Lei estabelece ainda vários outros detalhes para a realização de uma parceria nos moldes aqui analisados. Como a Lei não é muito extensa, acreditamos que há um grande custo-benefício no seu estudo, podendo diferenciar você da concorrência.

Preparação para o concurso do TCE-PI

Ficamos por aqui com o estudo da Lei das PPPs para o TCE-PI.

Para gravar todas as informações aqui tratadas, bem como as outras informações previstas na Lei, complemente o estudo aqui finalizado com a resolução de muitas questões, que é o que fará todos os dados sobre a legislação se consolidarem na sua memória.

Não esqueça também de fazer a leitura dos artigos da Lei das PPPs, acompanhadas das explicações dos professores, para que o seu entendimento sobre a Lei aumente cada vez mais.

O concurso do TCE-PI é uma excelente oportunidade, então dê o seu melhor o faça o possível para ter uma preparação de alto nível.

Conte conosco nesse processo, para fornecer a você sempre um material atualizado.

Bons estudos.

Garanta a sua vaga no Tribunal de Contas do Estado do Piauí com os cursos que preparamos para você!

Quer saber tudo sobre os concursos previstos?

Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2024

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *