Acesse também o material de estudo!
O edital da SEFAZ RJ foi publicado e abre uma grande oportunidade para diversos concurseiros da área fiscal. Se você também vai disputar uma das vagas, venha aprender mais sobre a Lei de Improbidade Administrativa – LIA para a SEFAZ RJ.

O concurso da SEFAZ RJ reserva 45 vagas de provimento imediato e 45 vagas para formação de cadastro de reserva.
Para exercer o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual o candidato deve possuir formação em nível superior. Em retribuição, receberá o vencimento-base de R$ 5.387,39, acrescido de prêmio de produtividade fiscal de R$ 22.043,55.
A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
Serão aplicadas provas objetivas (conhecimentos específicos I e conhecimentos específicos II) e discursiva. O certame contará ainda com avaliação de títulos.
Lei 8.429/1992 – Lei de Improbidade Administrativa
Vamos então dar início ao estudo dessa importante Lei para o concurso da SEFAZ RJ.
A Lei 8.429 que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos atos de improbidade administrativa será cobrada dentro do conteúdo de direito administrativo, então fique atento a todas as informações que traremos aqui para garantir valiosos pontos na prova.
Vamos começar os estudos!
LIA para a SEFAZ RJ: presença de dolo
A primeira informação muito importante que temos sobre a Lei é que para existir improbidade administrativa, atualmente, se faz necessária a presença de dolo na conduta praticada, com fim ilícito.
Ou seja, é necessária a existência de vontade livre e consciente dos agentes de executar um ato de improbidade nas modalidades enriquecimento ilícito, prejuízo ao erário ou infração aos princípios da administração pública.
Caso não seja comprovada a presença de dolo, fica afastada a responsabilidade do agente por ato de improbidade administrativa. Em outras palavras, para que se configure um ato ímprobo, é necessária a comprovação de vontade para a realização do ato.
Além disso, a Lei alcança ainda particulares que induzam ou concorram dolosamente com ato de improbidade administrativa.
LIA: sanções
Continuamos com nosso estudo sobre a Lei de Improbidade Administrativa para a SEFAZ RJ analisando quais são as disposições estabelecidas sobre as sanções para cada um dos 3 tipos de improbidade administrativa previstos.
Começaremos pelo tipo de improbidade administrativa que implica penas mais gravosas: o enriquecimento ilícito.
São previstas as seguintes sanções:
– perda dos bens acrescidos ao patrimônio;
– perda da função pública;
– suspensão dos direitos políticos por até 14 anos;
– multa equivalente ao acréscimo patrimonial;
– proibição de contratar com o poder público por 14 anos;
Já as sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa para a conduta que cause prejuízos ao erário são as seguintes:
– perda dos bens acrescidos ao patrimônio;
– perda da função pública;
– suspensão dos direitos políticos por até 12 anos;
– multa equivalente ao valor do dano;
– proibição de contratar com o poder público por 12 anos;
Analisando as penalidades da última hipótese de improbidade administrativa, conduta que atenta contra os princípios da administração pública, percebemos que a LIA previu as seguintes:
– multa até 24 vezes a remuneração recebida pelo agente;
– proibição de contratar com o poder público por 4 anos;
Analise bem essas sanções, leia e releia até conseguir associar a conduta às suas sanções, pois este é um dos assuntos mais cobrados em provas sobre a LIA.
Além de memorizar as sanções que listamos aqui, você precisa lembrar ainda que a Lei de Improbidade Administrativa não impede a aplicação de sanções penais, civis e administrativas previstas em legislação específica.
LIA: prazos
Para finalizar nosso estudo da Lei de Improbidade Administrativa para o concurso da SEFAZ RJ, vamos analisar agora alguns prazos importantes para a sua prova.
É possível que seja requerido o afastamento do agente público, quando necessário para a continuidade processo ou para evitar novos ilícitos.
O prazo deste afastamento será de 90 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo prazo.
Já o prazo de contestação da petição inicial pelos requeridos é de 30 dias, enquanto a interrupção do prazo de contestação, caso haja a possibilidade de solução consensual, é de 90 dias.
Por fim, outra grande novidade, e muito importante para a sua prova, é o prazo prescricional atualmente previsto na Lei.
São 8 anos a contar da prática do ato ou, para infrações permanentes, a contar do dia em que cessar.
Preparação para a SEFAZ RJ
Vamos finalizar nosso estudo da LIA para a SEFAZ RJ, mas saiba que a legislação traz outras informações importantes.
Por isso, não deixe de aprofundar os conhecimentos sobre a improbidade administrativa, principalmente por meio da resolução de questões.
É muito importante que você esteja acostumado com as cobranças da banca, para não ter surpresas na hora da prova.
Bons estudos!
Garanta a sua vaga na SEFAZ RJ com os cursos que preparamos para você!
Quer saber tudo sobre os concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Concursos abertos
Concursos 2025
Créditos:
Estratégia Concursos