Acesse também o material de estudo!
O Concurso Público Nacional Unificado (CNU), cujas provas estão previstas para o dia 5 de maio, está totalmente preparado para oferecer atendimento especial aos candidatos que solicitaram apoio durante as avaliações.
Um total de 54.219 candidatos receberão assistência direcionada, contemplando Pessoas com Deficiência (PcD), autistas, gestantes, lactantes e outros candidatos que tenham indicado limitações funcionais e necessidade de adaptações.
Isso inclui a disponibilização dos recursos e auxílios necessários conforme especificados no momento da inscrição.
Dados levantados pela Cesgrario, banca organizadora do certame, identificaram que 1.551 solicitações são de gestantes, 1.874 de lactantes e 7.035 solicitações relacionadas ao autismo.
As soluções oferecidas pelo CNU vão atender também outras condições apontadas pelos candidatos, como deficiência intelectual, déficit de atenção, discalculia, afasia, entre outros.
- PROVAS ESPECIAIS: dos 54.219 candidatos, 47.093 (86,8%) contarão com mecanismos de apoio e auxílio, mas pediram acesso à prova comum, como os demais concorrentes;
- Para a fatia restante (7.126 candidatos), o CNU proporcionará kits específicos de provas, atendendo principalmente candidatos com baixa visão, cegueira e/ou deficiência auditiva.
- A maioria desses candidatos (3.650) receberá “uma prova ampliada macrotipo 18 e uma prova do ledor — vidente”;
- Em outros kits, também serão oferecidas provas em braile, ampliada — macrotipo 24, DVD com videoprova em libras, DVD com prova adaptada para leitor de tela, entre outros; e
- Ao todo, serão 15 kits com tipos diferentes de provas, cada um em atendimento às necessidades específicas apontadas pelo candidato.
É importante ressaltar que, dentre as mais de 6 mil oportunidades disponíveis, o CNU reserva 5% das vagas especificamente para pessoas com deficiência.
Como serão as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU)?
As provas do Concurso Público Nacional Unificado serão realizadas, simultaneamente, em 228 cidades, abrangendo todas as regiões do país:
- Norte – 41 municípios;
- Nordeste – 61 municípios;
- Centro-Oeste – 30 municípios;
- Sudeste – 69 municípios; e
- Sul – 27 municípios.
A avaliação dos candidatos acontecerá através de três etapas, conforme descrito abaixo:
- 1ª etapa, dividida nas seguintes fases:
- 1ª fase: provas objetivas e dissertativas, de caráter classificatório e eliminatório;
- 2ª fase: perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência, de caráter unicamente eliminatório;
- 3ª fase: procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros, de caráter unicamente eliminatório;
- 4ª fase: procedimento de confirmação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos indígenas (somente FUNAI), de caráter unicamente eliminatório; e
- 2ª etapa: destinada a avaliação de títulos, de caráter classificatório; e
- 3ª etapa: destinada a curso de formação específico, de caráter classificatório e eliminatório.
Prova Objetiva
Esta etapa será realizada por um total de dois turnos, manhã e tarde, no dia 05 de maio. No primeiro turno, os candidatos terão 2 horas e 30 minutos para concluir 20 questões de múltipla escolha, além da prova discursiva.
Já o segundo turno terá a duração de 3 horas e 30 minutos e possui o número de questões diferentes a depender do bloco temático. Para os cargos de nível superior, serão 50 questões, enquanto para nível médio, 40 questões, todas de múltipla escolha.
Vale ressaltar que as questões da avaliação objetiva para nível superior terão como conteúdo conhecimentos gerais e específicos de cada cargo.
Prova discursiva
De caráter classificatório e eliminatório, as provas discursivas serão aplicadas em conjunto às provas objetivas, possuindo um total de 3 horas e 30 minutos para sua realização.
Para o nível superior, a avaliação será composta por conteúdos de conhecimentos específicos de cada bloco temático, enquanto para o nível médio, consistirá em uma redação.
Para saber mais sobre o CNU, cujos candidatos terão atendimento especial, acesse o link abaixo!
Saiba mais: Concurso Nacional Unificado
Quer estudar para o Concurso Nacional Unificado?
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!
Créditos:
Estratégia Concursos