Fique por dentro – MGI indica atenção ao cronograma na reta final do CNU 2025!
Acesse também o material de estudo!
Ministério reforça áreas de logística e segurança para esta reta final do CNU 2025!
Faltam exatamente dois meses para a aplicação oficial das provas objetivas do Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025.
Diante disso, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) divulgou uma notícia nesta terça-feira (5) para orientar os mais de 761 mil inscritos.
Segundo o MGI, os candidatos devem intensificar o acompanhamento das próximas etapas do cronograma.
Isso porque, excluindo a realização dos exames, ainda é necessário atenção nos dias de divulgação do Cartão de Confirmação de Inscrição (22 de setembro).
Além disso, o MGI também salientou que as equipes responsáveis pelo CPNU, como a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a FGV, têm reforçado as áreas de logística e segurança da edição.
Logística e segurança reforçados para o ENEM dos concursos 2025
Afinal, conforme mencionado, serão 761.528 candidatos de 4.951 municípios brasileiros em deslocamento para as 228 cidades-sede das provas.
Para o MGI, o certame representa uma das maiores mobilizações logísticas e de segurança já realizadas pelo governo federal na área de concursos públicos.
Por isso, já há avanços significativos nas articulações com prefeituras e governos estaduais, estes que terão papel primordial na garantia de uma boa infraestrutura.
O MGI, inclusive, enviou um ofício, na última segunda-feira (4), solicitando apoio para evitar a realização de grandes eventos nas cidades no dia da prova.
Isso, de acordo com o ministério, assegura mobilidade urbana, segurança e pleno funcionamento nos locais de aplicação.
Além disso, a equipe que administra o ENEM dos concursos 2025 já se mobiliza para prevenir irregularidades e garantir a isonomia. Entre os principais mecanismos de segurança, destacam-se:
- Cartão-resposta com código de barras individualizado,
- O que permite o anonimato na correção e rastreamento durante as etapas do CNU 2025;
- Identificação biométrica,
- Coleta de impressões digitais durante a aplicação, evitando identificações falsas ou manipulação;
- Exame grafológico,
- As equipes farão revisões de grafia nas provas discursivas, realizando identificações pessoais dos candidatos;
- Lacres e controle de inviolabilidade,
- Todo o material distribuído terá controle de integridade e fiscalização presencial, com abertura em sala acompanha pelas pessoas candidatas e os fiscais;
- Monitoramento nacional,
- O ENEM dos concursos terá uma estrutura nacional de monitoramento e resposta rápida, juntando forças do MGI, Enap, Ministério da Justiça, forças policiais e órgãos de controle.
Se você deseja conferir outras informações acerca das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), além da reta final, acesse agora mesmo o nosso artigo completo:
Saiba mais: CNU 2025
Veja também as nossas assinaturas:
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!
Créditos:
Estratégia Concursos