Fique por dentro – Ministério do Trabalho pede criação de 2 mil cargos de AFT
Acesse também o material de estudo!
Uma ótima notícia para os aprovados no Concurso Nacional Unificado, na carreira de Auditor Fiscal do Trabalho – AFT: o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) pediu a criação de 2 mil cargos.
A proposta foi encaminhada ao Ministério da Gestão e da Inovação, da Fazenda e do Planejamento e Orçamento, com o objetivo de que a ampliação da carreira seja incluída no Projeto de Lei Orçamentária de 2026 (PLOA 2026).
Isso abre a possibilidade de convocar um número maior de candidatos do CNU. No pedido encaminhado, inclusive, foi destacada a necessidade de provimento integral das vagas e o aproveitamento de todos os aprovados.
As informações foram confirmadas pelo Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – SINAIT na última terça-feira, 22 de julho.
“Diante da forte mobilização do SINAIT e dos aprovados, o MTE antecipou o pedido de criação de mais cargos para a nossa carreira e provimento do cadastro reserva, antes mesmo da posse dos 900 aprovados da primeira turma.
Nosso esforço coletivo está surtindo efeito! Seguimos firmes e unidos pela nomeação de todo o cadastro reserva!”, confirmou o presidente do SINAIT, Bob Machado.
Vale lembrar que a reposição de Auditores para o cumprimento das tarefas ligadas à Inspeção do Trabalho no Brasil tem sido cobrada constantemente pelo sindicato.
A preocupação da categoria é evidente, já que o quadro de servidores enfrenta um déficit diante do grande volume de demandas e da escassez de mão de obra.
De acordo com informações do SINATI, nos últimos anos, a carreira teve uma baixa de quase metade do seu quadro de pessoal. Dos 3.644 cargos, mais de 1.800 estão vagos.
Ficou interessado nas informações disponíveis até aqui? Quer saber mais acerca da criação de cargos na carreira de AFT, além de todas as atualizações sobre as futuras nomeações? Então acesse agora mesmo o artigo abaixo:
Saiba mais: Concurso AFT
Quer estudar para o concurso AFT?
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Créditos:
Estratégia Concursos