Fique por dentro – Novo edital Petrobras em 2026? PDV? Entenda aqui!
Acesse também o material de estudo!
O cenário para aqueles que buscam uma oportunidade de ingresso na Petrobras está mudando cada vez mais!
Nesta semana, com a assinatura do novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), a estatal não só conclui um fase importante de negociações, como também começa a estabelecer formas de renovar o seu quadro de pessoal.
Uma delas, recém encontrada pela Petrobras, é o novo Programa de Desligamento Voluntário (PDV), que deve desligar cerca de 1.100 empregados neste ano de 2026.
Esses servidores são aqueles que já possuem um tempo considerável de casa e estão próximos da aposentadoria definitiva.
A saída desses profissionais gerará uma vacância que, necessariamente, precisará ser preenchida com a entrada de novos concursados.
Mesmo que a própria Petrobras afirme não estudar, no momento, a abertura de novas seleções, a dinâmica do PDV deve acabar forçando a empresa a adotar essa medida.
Entenda melhor o que é o PDF
O Programa de Desligamento Voluntário (PDV) é uma ferramenta de gestão de pessoal que oferece aos aposentados uma oportunidade de transição de carreira ao mesmo tempo que contribui para a renovação contínua e gradual dos quadros da companhia.
A ideia é adotar práticas de gestão de conhecimento, garantindo a continuidade operacional, a segurança das atividades e a transmissão dos conhecimentos críticos para a companhia.
O período de adesão ao programa ocorre no início de 2026, com desligamentos previstos ao longo de todo o ano.
Confira os principais pontos que sinalizam a necessidade de novos concursos na Petrobras
- Cadastro de reserva zerado: O PSP de 2021 para nível superior já não conta mais com um banco de candidatos aprovados para futuras convocações.
- Política econômica do governo: A atual gestão prevê uma Petrobras mais robusta, com investimentos superiores a US$ 73 bilhões no setor.
- Redução do quadro de funcionários: Atualmente, a força de trabalho da estatal é 50% menor em comparação a anos anteriores, o que pode demandar novas contratações.
- Transição energética: A necessidade de inovação e adaptação às novas demandas do setor pode impulsionar a busca por novos profissionais.
- Expansão para novas fronteiras: O avanço da exploração na Margem Equatorial abre espaço para a ampliação das operações, aumentando a necessidade de mão de obra qualificada.
Vale lembrar que a equipe de jornalismo do Estratégia Concursos segue em contato com a Petrobras, a fim de manter você sempre muito bem atualizado!
Ademais, é importante lembrar que o último concurso realizado pela empresa foi em 2023.
Na época, foram ofertadas 6.412 vagas para cargos de nível técnico, sendo 916 imediatas e 5.964 em cadastro reserva. A organização ficou por conta do Cebraspe.
A banca registrou um total de 161.460 mil candidatos inscritos na seleção, sendo que 65% efetivamente realizaram as provas.
Para acompanhar esses e outros detalhes de novo edital Petrobras, último concurso, dentre outros assuntos, acesse agora mesmo o artigo completo que preparamos para você!
Saiba mais: Concurso Petrobras
Cursos para o edital do concurso Petrobras
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Créditos:
Estratégia Concursos



