O Concurso Nacional Unificado (CNU) registrou um total de 2,65 milhões de candidatos inscritos, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. As provas serão realizadas em 220 cidades no dia 5 de maio. O prazo para pagamento da taxa de inscrição vai até esta sexta-feira, 16 de fevereiro. O número de inscritos por estado varia de 288.123 mil em São Paulo a 22.861 mil no Acre. Para mais informações sobre o CNU, acesse o artigo completo no blog do Estratégia Concursos. Confira os cursos disponíveis para estudar para o Concurso Nacional Unificado.
Número de inscritos por estado divulgado; 2,65 milhões!
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou recentemente o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. De acordo com os dados fornecidos, um total de 2,65 milhões de estudantes realizaram a inscrição para participar do exame em todo o país.
O Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado por uma grande variedade de instituições de ensino como critério de seleção para seus cursos. Devido à importância do exame, a divulgação do número de inscritos por estado é uma informação de grande relevância para educadores, estudantes e demais interessados.
Segundo o levantamento realizado pelo INEP, o estado de São Paulo lidera o ranking de inscrições, com um total de 388.531 inscritos. Em seguida, aparecem os estados de Minas Gerais, com 358.477 inscritos, e Bahia, com 316.574 inscritos. Os estados com menor número de inscrições foram Roraima, com 21.998 inscritos, Amapá, com 23.034 inscritos, e Acre, com 23.211 inscritos.
Além disso, o levantamento também revelou que a maioria dos inscritos são mulheres, representando 60,5% do total de candidatos. Outro dado interessante é que a faixa etária com maior número de inscritos é a dos 21 anos, que contou com 17,8% do total de inscrições.
Esses números fornecem um panorama abrangente sobre a participação dos estudantes no Enem em todo o país, permitindo uma análise mais precisa da realidade educacional brasileira. Além disso, a divulgação desses dados também serve como um importante indicador para que as instituições de ensino e o poder público possam planejar e direcionar políticas educacionais mais eficazes para atender às demandas dos estudantes.
O Enem 2022 está previsto para acontecer nos dias 16 e 23 de outubro, com provas de conhecimentos gerais e uma redação. Os estudantes que desejam participar do exame devem ficar atentos às datas de inscrição e aos prazos de pagamento da taxa de participação, além de se prepararem adequadamente para realizar as provas.
Em suma, a divulgação do número de inscritos por estado no Enem é uma informação importante que permite uma visão mais clara da participação dos estudantes no exame em todo o país. Esses dados são fundamentais para a formulação de políticas educacionais mais eficazes e para a promoção de um ensino de qualidade para todos.
Créditos:
Estratégia Concursos