fbpx

Fique por dentro – O home office e os estudos para concursos públicos

Confira neste artigo informações sobre o home office e como ele pode ser empregado de forma eficaz para os estudos para concursos públicos

Olá, pessoal, tudo bem?

No artigo de hoje, abordaremos um assunto muito em voga nesses tempos de pandemia: o home office e os estudos para concursos públicos. Para um melhor atendimento do assunto, abordaremos os seguintes tópicos:

  1. Home office: o que é isso?
  2. O uso do home office e a pandemia do novo coronavírus
  3. O home office e os estudos para concursos públicos
  4. Dicas de como melhorar o seu desempenho nos estudos em home office
  5. Considerações finais

1. Home office: o que é isso?

Primeiramente, em tradução livre, o termo home office poderia ser traduzido como escritório em casa. Assim, trata-se de uma adaptação de um espaço na sua casa para trabalhar remotamente, sem a necessidade de estar presencialmente em um escritório ou, no caso dos estudantes, em uma biblioteca.

O home office faz parte do dia a dia de muitos concurseiros.

Ademais, essa prática de trabalho/estudo pode ser uma novidade para muitos. Contudo, o home office já é um velho conhecido de trabalhadores independentes, como, por exemplo, programadores e designers gráficos que trabalham no regime de freelancers.

Além disso, o conceito de home office, muito mais do que a referência de um lugar físico, passou a se referir à questão do trabalho em casa (por mais que haja diferença conceitual entre o home office e o teletrabalho).

Ou seja, você não precisa de um escritório para ter um home office, uma vez que você pode usar a sua sala ou o seu quarto como local de trabalho.

2. O uso do home office e a pandemia do novo coronavírus

Sem dúvida, o home office pode não ser exatamente novo, mas a pandemia do coronavírus, decerto, acelerou o processo de implantação dele em todo o mundo.

Ademais, muitos órgãos já adotavam o home office antes da pandemia. No entanto, em curto espaço de tempo, tiveram de expandir o regime de trabalho à distância para praticamente todo o corpo funcional. Com certeza, algo impensável e considerado, até pouco tempo atrás, impossível.

Só para exemplificar, o Banco do Brasil anunciou a devolução de 19 de 35 prédios de escritórios no país, devido aos resultados observados após a implementação do home office.

Em resumo, por meio dessa medida, o banco estima uma economia de R$ 1,7 bilhão nos próximos 12 anos. Desse modo, percebemos que o home office é algo que veio para ficar, uma vez que ele é vantajoso tanto para os funcionários como para os empregadores.

No que se refere aos funcionários, eles passam a dispor de mais tempo em suas rotinas, já que não precisam mais se deslocar para os seus ambientes de trabalho. Além disso, os custos relativos ao transporte e à alimentação são reduzidos drasticamente.

Por fim, notamos que essa mudança pode ser beneficial para ambos os lados da balança do mercado de trabalho. A seguir, seguiremos abordando o assunto, focando mais no contexto de estudos para concursos públicos.

3. O home office e os estudos para concursos públicos

Com certeza, a maioria dos estudantes não foi pego de surpresa com a necessidade de estudar em casa.

Afinal, com a popularização de cursos para concursos online, os alunos deixaram de recorrer a cursinhos presenciais e adotaram o estudo por meios digitais. Desse modo, o home office já era uma forma de estudo conhecida por muitos concurseiros.

Contudo, ainda há muitas pessoas que preferem ir a uma biblioteca ou a algum lugar que seja mais pacato e, assim, favoreça o processo de concentração.

Com a pandemia, essa possibilidade, por hora, foi inviabilizada e muitos concurseiros estão tendo dificuldades para estudar em casa.

Sem dúvida, as pessoas são diferentes e, consequentemente, os estilos de estudo também são diferentes entre um aluno e outro.

Dessa forma, é difícil traçar algum tipo de roteiro infalível de como o estudante deve se preparar para o estudo durante a pandemia.

Haja vista isso, preparamos algumas dicas gerais que podem ajudar o aluno a melhorar o seu desempenho nos estudos em casa.

4. Dicas de como melhorar o seu desempenho nos estudos em home office

A seguir, traremos algumas dicas de como melhorar o seu desempenho nos estudos em home office.

Planeje-se

Decerto, um bom planejamento favorece os estudos em home office. Vale destacar que a possibilidade de realizar as tarefas de estudo e trabalho em casa tende a aumentar o tempo disponível do indivíduo.

Portanto, faça valer esse tempo e busque ser mais produtivo.

Busque um lugar tranquilo

De fato, encontrar um lugar tranquilo em casa nem sempre é uma tarefa fácil. Em especial, durante o período pandêmico, em que os membros da família têm ficado mais em casa, inclusive as crianças.

Assim sendo, somos convidados a sermos mais ativos na dinâmica doméstica.

Embora tenhamos de enfrentar esse cenário, com uma boa conversa, podemos conseguir um tempo de recolhimento para os estudos.

Só para exemplificar, se as crianças necessitam de amparo durante o dia, pode ser uma boa ideia estudar depois de elas dormirem.

Ademais, caso o ambiente seja muito barulhento, um fone de ouvido e uma música tranquila devem diminuir a distração.

Por fim, os membros de sua família são, com certeza, grandes parceiros de suas conquistas. Dessa forma, converse com eles e peça ajuda para as suas necessidades de estudo.

Organize-se

Nesses tempos, em que você pode passar o dia todo de pijama, podemos ficar um pouco desleixados. No que se refere ao ambiente de estudo, essa desorganização pode comprometer o seu rendimento.

Dessa forma, busque manter o seu espaço de trabalho/estudo organizado.

Desconecte-se das redes sociais

Em primeiro lugar, no contexto atual, as redes sociais passaram a fazer parte da vida da população, independentemente da idade da pessoa.

Ademais, essas redes trazem inúmeros benefícios e mudaram a dinâmica de relacionamento humano.

Todavia, quando se trata de estudo, as redes sociais podem se tornar inimigas, quando não usadas com parcimônia.

Portanto, ao estudar, busque se desconectar das redes sociais e focar somente nos estudos.

Descanse

Por vezes, na ânsia de estudar todo o conteúdo, o estudante fica horas seguidas estudando. Contudo, tal conduta pode ser prejudicial à saúde e pode, também, reduzir o rendimento nos estudos.

Assim, busque tirar pequenas pausas entre um ciclo de estudos e outro. Afinal, levantar um pouquinho, tomar uma água e esticar as pernas não fazem mal a ninguém.

5. Considerações finais

Primeiramente, nesse artigo, buscamos trazer uma questão atual e que pode ser um grande desafio aos estudantes.

Decerto, é impossível prescrever dicas de estudos em home office que atendam todas as necessidades dos alunos. Afinal, cada pessoa possui uma dinâmica domiciliar diferente.

Entretanto, algumas recomendações básicas têm âmbito mais geral e, portanto, podem promover uma melhora no desempenho de todos os alunos.

Em suma, algo que não pode ser negado é a mudança de paradigma trazida pela pandemia do novo coronavírus. Sem dúvida, diversas instâncias da vida em sociedade foram abaladas, com muitas mudanças sendo rapidamente implementadas.

Assim sendo, busquemos nos adaptar ao contexto em que estamos vivendo, pois, mesmo após o coronavírus, outros desafios virão e irão nos demandar cada vez mais jogo de cintura.

Por fim, não nos esqueçamos que o corpo humano precisa, também, de repouso. Aliás, isso não significa um convite ao ócio, mas, sim, a busca pelo equilíbrio entre as atividades do dia.

Desejo a todos sucesso, perseverança e bons estudos!

Um grande abraço!!

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem, certamente, mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha, desse modo, acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Antes de mais nada, fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!