fbpx

Fique por dentro – O que cai na prova PCDF? Confira todos os detalhes!

Acesse o material – O que cai na prova PCDF? Confira todos os detalhes!



Baixar apostila para concurso

O edital do novo concurso PCDF Escrivão já foi publicado! São 300 ofertadas para candidatos que tenham nível superior em qualquer área e salários iniciais de R$ 8,6 mil!

As inscrições estarão disponíveis a partir do dia 22 de janeiro, finalizando no dia 10 de fevereiro de 2020. As provas acontecem no dia 15 de março de 2020.

Se você planeja garantir uma das vagas, a Nova Concursos vai te ajudar trazendo o que é necessário estudar para a prova e ainda uma proposta de planejamento de estudos!

O que cai na prova Concurso PCDF Escrivão?

Os candidatos serão avaliados nas seguintes etapas:

  • Prova objetiva;
  • Prova discursiva;
  • Prova prática de digitação;
  • Exames biométricos e avaliação médica;
  • Prova de Capacidade Física;
  • Avaliação Psicológica;
  • Sindicância de vida pregressa e investigação social;
  • Curso de Formação Profissional.

A prova objetiva terá caráter eliminatório e classificatório, e contará com 120 questões nas quais o candidato deverá determinar se uma sentença é correta ou errada, marcando C ou E no gabarito, respectivamente. Serão 50 questões de Conhecimentos Básicos, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Conhecimentos sobre o Distrito Federal e Legislação, e 70 questões de Conhecimentos Específicos, com as disciplinas de Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Direitos Humanos, Informática, Matemática e Raciocínio Lógico.

Para ser considerado classificado, é necessário alcançar a pontuação mínima de:

  • Prova de Conhecimentos Básicos P1: 10,00 pontos;
  • Prova de Conhecimentos Específicos P2: 21,00 pontos;
  • Conjuntos das Provas P1 e P2: 36,00 pontos.

Proposta de planejamento de estudos

1 – O primeiro passo é realizar a leitura
completa do edital e se informar sobre todos os detalhes do certame e do
conteúdo.

2 – O segundo passo é criar um cronograma
de estudos para facilitar a visualização das suas metas e organizar seus
horários. Veja um exemplo no final do texto de como dividir as
disciplinas em dias e horários.

3 – Adquira um bom material de
estudos! Evite materiais desatualizados, que certamente irão prejudicar
sua preparação. O ideal é adquirir material de qualidade que esteja de acordo
com os editais publicados. A Nova Concursos possui excelentes
materiais elaborados com base no edital do concurso. Confira as
apostilas acessando o nosso site!

4 – Faça revisão sempre que
possível! Ao se organizar, crie esquemas e quadros para ajudar na organização
das informações de forma visual. Guarde os últimos dias perto da prova para uma
revisão geral a partir do material preparado. Mesmo não sendo possível aprofundar
todo o conteúdo é importante ter na memória recente tudo o que for possível
estudar.

5 – Uma das melhores técnicas de estudo é
praticar pelas provas anteriores! Isso é essencial para uma boa
preparação. São importantes como material de consulta, uma vez que as bancas
organizadoras, que elaboram os processos de seleção, costumam manter uma
constância nos temas abordados.

6 – Outra dica importantíssima de estudo
é sempre fazer anotações sobre a compreensão do tópico. Procure usar suas
próprias palavras para um entendimento maior e também para fixar maneiras
diferentes de se referir a um mesmo tema.

Confira um exemplo de Plano de Estudo baseado na estrutura de prova do certame:

Confira o conteúdo
programático:

Conhecimentos
Básicos:

  • Língua Portuguesa: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
  • Língua Inglesa: 1 Compreensão de textos escritos em língua inglesa e itens gramaticais relevantes para o entendimento dos sentidos dos textos.
  • Conhecimentos sobre o Distrito Federal: 1 Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), instituída pela Lei Complementar nº 94/1998 e suas alterações.
  • Legislação: 1 Lei nº 8.112/1990 e suas alterações. Lei nº 4.878/1965 (Regime Jurídico dos Funcionários Policiais Civis da União e do DF). 2 Decreto-Lei nº 2.266/1985 (criação da carreira PCDF, cargos, valores e vencimentos). 3 Lei nº 9.264/1996 (desmembramento e reorganização da PCDF, remuneração de seus cargos). 4 Decreto nº 30.490/2009 (Regimento Interno da PCDF). 5 Lei Orgânica do Distrito Federal. 5.1 Capítulo V, Seção I ― Da Polícia Civil. 6 Lei nº 13.869/2019. 7 Lei nº 8.429/1992.
  • Atualidades: 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas.

Conhecimentos Específicos

  • Noções de Direito Constitucional: 1 Constituição Federal de 1988. 1.1 Direitos e Garantias Fundamentais. 1.2 Título V, Capítulo III ― Da Segurança Pública.
  • Noções de Direito Penal: 1 Aplicação da lei penal. 1.1 Princípios. 1.2 A lei penal no tempo e no espaço. 1.3 Tempo e lugar do crime. 1.4 Lei penal excepcional, especial e temporária. 1.5 Contagem de prazo. 1.6 Irretroatividade da lei penal. 2 Crimes contra a pessoa. 3 Crimes contra o patrimônio. 4 Crimes contra a administração pública. 5 Disposições constitucionais aplicáveis ao direito penal
  • Noções de Direito Processual Penal: 1 Disposições preliminares do Código de Processo Penal. 2 Inquérito policial. 2.1 Histórico, natureza, conceito, finalidade, características, fundamento, titularidade, grau de cognição, valor probatório, formas de instauração, notitia criminis, delatio criminis, procedimentos investigativos, indiciamento, garantias do investigado; conclusão. 3 Prisão e liberdade provisória. 4 Disposições constitucionais aplicáveis ao direito processual penal. 5 Lei nº 9.099/1995
  • Noções de Direitos Humanos: 1 Teoria geral dos direitos humanos. 1.1 Conceitos, terminologia, estrutura normativa, fundamentação. 2 Afirmação histórica dos direitos humanos. 3 Direitos humanos e responsabilidade do Estado. 4 Direitos humanos na Constituição Federal. 5 Política Nacional de Direitos Humanos. 6 A Constituição brasileira e os tratados internacionais de direitos humanos.
  • Informática: 1 Conceito de internet e intranet. 2 Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a internet/intranet. 2.1 Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca, de pesquisa e de redes sociais. 2.2 Noções de sistema operacional (ambiente Windows). 2.3 Acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos, aplicativos de áudio, vídeo e multimídia. 2.4 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office). 3 Redes de computadores. 4 Conceitos de proteção e segurança. 4.1 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 4.2 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.). 5 Redes de comunicação. 5.1 Introdução a redes (computação/telecomunicações). 5.2 Noções básicas de transmissão de dados. 5.2.1 Tipos de enlace, códigos, modos e meios de transmissão. 6 Metadados de arquivos.
  • Matemática e Raciocínio Lógico: 1 Princípios de contagem. 2 Razões e proporções. 3 Regras de três simples. 4 Porcentagens. 5 Equações de 1º e de 2º graus. 6 Sequências numéricas. 7 Progressões aritméticas e geométricas. 8 Funções e gráficos. 9 Estruturas lógicas. 10 Lógica de argumentação. 10.1 Analogias, inferências, deduções e conclusões. 11 Lógica sentencial (ou proposicional). 11.1 Proposições simples e compostas. 11.2 Tabelas-verdade. 11.3 Equivalências. 11.4 Leis de De Morgan. 11.5 Diagramas lógicos. 12 Lógica de primeira ordem. 13 Princípios de contagem e probabilidade. 14 Operações com conjuntos. 15 Raciocínio logico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.



Fonte: Nova Concursos

Acesse o conteúdo completo – O que cai na prova PCDF? Confira todos os detalhes!



Baixar apostila para concurso

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!