Fique por dentro – O que é o concurso unificado do TSE? Veja as vantagens

Você sabe o que é, e quais são as vantagens do concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral)?

Em resumo, o concurso público unificado é quando um único edital oferta vagas para todos os órgãos participantes, neste caso o edital será para o TSE e outros Tribunais Regionais Eleitorais.

Todo o orçamento fica centralizado no TSE, que promove a escolha da banca organizadora e traz a previsão de nomeações.

Ou seja, os Tribunais Regionais Eleitorais não precisam se preocupar com o orçamento para realizar um concurso próprio. Sendo assim, uma das principais vantagens é a redução nos custos para operacionalizar o certame.

A escolha do cargo, e a qual Tribunal Regional Eleitoral concorrer, fica sob responsabilidade do próprio candidato que deverá tomar a decisão no ato da inscrição.

Importante destacar que, assim como no último edital, as provas de todos nos 26 TREs serão realizadas no mesmo dia de forma regionalizada, o que impossibilita a concorrência em mais de um Tribunal.

Essa também é considerada uma vantagem por parte dos candidatos, já que reduz significativamente o número de concorrentes em determinados tribunais.

O próximo concurso está na etapa inicial, em que o Tribunal Superior Eleitoral verifica com os TREs a necessidade de novos servidores e preenchimento de cargos vagos. 

A área técnica responsável realiza, após a análise, o levantamento do número de vagas imediatas e do cadastro de reserva.

Ainda não há informações sobre a banca organizadora mas uma licitação deverá ser realizada em breve para escolha de uma instituição apta a viabilizar e aplicar as etapas do edital TSE Unificado. 

As vagas e as convocações devem ser regionalizadas. Ou seja, o edital deve trazer o número de vagas para cada tribunal. 

O Superior Tribunal Eleitoral tem autonomia para convocar os aprovados em um concurso público para suprir vacâncias em tribunais de outras regiões.

Saiba mais: concurso TSE unificado

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Agora que você conferiu o que é e as vantagens do concurso TSE unificado, que tal iniciar os estudos?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe uma resposta Cancelar resposta