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Após muita espera, enfim foi publicado o edital do concurso Sefaz PR (Secretaria de Fazenda do Paraná), mas antes de se inscrever no certame, você sabe o que faz um Auditor Fiscal?
Por mais que o salário seja o fator mais atrativo à primeira vista, conhecer as atribuições do cargo é de extrema importância, afinal, você irá exercer essa função por muitos anos.
Descrição básica das atribuições do Auditor Fiscal da Sefaz PR:
- Constituir o crédito tributário pelo lançamento e, sendo o caso, propor a aplicação da penalidade cabível;
- Julgar o processo administrativo fiscal em primeira instância administrativa;
- Julgar o processo administrativo fiscal como membro do Corpo Deliberativo do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais, representando a Fazenda Pública Estadual;
- Exercer a função de Representante da Fazenda Pública Estadual no Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais;
- Representar o Estado do Paraná na Comissão Técnica Permanente do ICMS (COTEPE/ICMS), órgão de assessoramento do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ);
- Exercer a direção, o assessoramento e a chefia das unidades administrativas da REPR, quando designado;
- Responder às consultas de matéria tributária com caráter orientativo;
- Executar administrativamente os débitos tributários;
- Realizar auditorias fiscais e trabalhos correlatos;
- Participar do Conselho Superior dos Auditores Fiscais;
- Tratar e analisar dados sujeitos ao sigilo fiscal.
Descrição detalhada das atribuições do Auditor Fiscal da Sefaz PR:
- Planejar, coordenar e executar as atividades de fiscalização;
- Efetuar a previsão da arrecadação dos tributos estaduais, analisar o seu desempenho, proceder ao controle e promover a cobrança administrativa dos débitos tributários;
- Realizar diligências e plantões fiscais em estabelecimentos de contribuintes e em outros locais onde se efetuem operações ou prestações sujeitas aos tributos estaduais;
- Examinar a inscrição e os dados cadastrais do contribuinte, a fim de verificar sua regularidade;
- Efetuar auditoria e verificações em escritas fiscais e contábeis de contribuintes, usuários ou não de escrituração fiscal digital – EFD e escrituração contábil digital – ECD, bem como em quaisquer documentos necessários à implementação da ação fiscal, objetivando a fiscalização de tributos estaduais;
- Conferir a exatidão de lançamentos fiscais e contábeis, à vista dos documentos de entrada e saída de mercadorias ou de prestação de serviços, inclusive eletrônicos;
- Efetuar auditorias de estoques de mercadorias, de matérias-primas, materiais secundários, embalagens e outros bens, confrontando os registros contábeis e fiscais com a quantidade física;
- Conferir, na origem, documentos de créditos fiscais oriundos de outras unidades da federação;
- Requisitar, examinar e receber informações das instituições financeiras e equiparadas, sobre as contas de depósito e aplicações das empresas fiscalizadas, resguardando o sigilo, na forma da legislação específica.
- Lavrar auto de infração e contestar as respectivas impugnações;
- Participar de comandos para fiscalização de mercadorias em locais considerados estratégicos e diligências especiais no Estado e fora dele;
- Apreender e reter mercadorias em situação irregular, lavrar os termos de apreensão e retenção competentes e adotar outras medidas necessárias ao implemento da ação fiscal;
- Coligir dados, efetuar levantamentos e fornecer informações subsidiárias à implementação da ação, em forma digital ou não;
- Coligir, analisar e sistematizar leis, decretos, normas e outros documentos necessários à implementação da ação fiscal;
- Efetuar estudos de natureza tributária e fiscal, bem como realizar cálculos de impacto de alteração da legislação tributária;
- Elaborar e emitir pareceres em processos de natureza tributária e fiscal;
- Elaborar resposta às consultas em matéria tributária com caráter orientativo;
- Atender ao público, instruindo, orientando e dirimindo dúvidas dos contribuintes no que concerne à legislação tributária estadual;
- Representar a Secretaria da Fazenda e a Receita Estadual do Paraná nos órgãos da administração pública federal, estadual e municipal;
- Tomar decisões em procedimentos e em processos;
- Assessorar o Secretário de Estado da Fazenda, nos assuntos de sua pertinência;
- Atuar nas auditorias internas de procedimentos e serviços e, quando designado, participar
- de comissões de sindicância, de comissões de processo administrativo disciplinar e sua revisão;
- Participar do Conselho Superior dos Auditores Fiscais, quando designado;
- Planejar, coordenar e executar projetos de capacitação, educação fiscal e atividades correlatas, inclusive atuando como instrutor de cursos;
- Atuar nas áreas de programação e de execução orçamentária e financeira, licitação e contratos na REPR, quando designado;
- Realizar análise de dados, utilizando ferramentas de estatística, programação e ciência de dados; Gerenciar e efetuar ações de mapeamento, modelagem e redesenho dos processos de negócio, para alcançar resultados consistentes e alinhados aos objetivos estratégicos da organização;
- Desenvolver, executar e monitorar o planejamento estratégico, em todas suas etapas, para orientar a Receita Estadual do Paraná na tomada de decisões e na utilização dos recursos, visando o aperfeiçoamento constante da administração tributária;
- Conduzir veículos oficiais quando do exercício das atribuições do cargo;
- Manter-se atualizado.
Agora que você já está ciente do que faz um Auditor Fiscal da Sefaz PR, não perca o prazo: as inscrições começam no dia 17 de fevereiro, no site da banca FGV.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso Sefaz PR, além das atribuições do cargo de Auditor, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
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