Fique por dentro – O que o INSS tem feito para suprir a falta de concurso?

É de conhecimento público que o INSS tem enfrentando uma grave queda no número de pessoal em seu quadro nos últimos anos.

Os principais motivos são os servidores em condições de se aposentarem e, claro, a falta de concurso público para reposição de pessoal.

Há anos aguardando um novo certame, o INSS tem implementado medidas que visam amenizar a situação.

Conforme informações disponíveis no Ofício Nº 287/2022, você confere abaixo algumas das medidas adotadas pelo INSS.

Medidas adotadas pelo INSS para enfrentamento do déficit de servidores, decorrente de aposentadorias e falta de concurso:

Portal Meu INSS: é a base de um processo mais amplo cujo objetivo é facilitar a vida do cidadão, de forma que tenha acesso aos benefícios e serviços do INSS sem precisar se deslocar e gastar com isso.

INSS Digital: consiste no programa de adoção e transformação dos processos em papel para o modo digital, tornando mais ágil a análise dos requerimentos com a distribuição dos processos de forma eletrônica de uma unidade para outra, promovendo melhor interação com os cidadãos.

Automatização de processos: a automatização da concessão e análise de benefícios visa a tomada de decisão célere baseada nas informações disponíveis nas bases de dados, bem como por meio dos dados informados pelo solicitante no ato do requerimento.

Canais alternativos de atendimento: para reforçar o atendimento à população, o INSS conta com 5 unidades móveis na Amazônia (PREVBARCO), 3 Centrais 135 de teleatendimento, além da assistente virtual do Meu INSS “Helô”.

Centrais de Análise: desde agosto de 2019, o INSS vem investindo na melhoria dos processos de trabalho das centrais de análise, em busca de maior produtividade e maior volume de processos despachados mensalmente.

Teletrabalho: regulamentar no âmbito da Autarquia o regime de teletrabalho, permitiu a realização do trabalho de modo estruturado e abrangente, tanto na forma de home-office como semipresencial.

Contratação de Temporários: Chamamento Público e Processo Seletivo Simplificado, que autorizou, diante da necessidade temporária de excepcional interesse público, a contratação, por tempo determinado.

Captação de pessoal de outros órgãos: outra medida tomada pela autarquia, buscando a maior efetividade nas entregas de serviços previdenciários, foi a captação de pessoal de outros órgãos, como da INFRAERO, DATAPREV e VALEC.


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