Fique por dentro – O que preciso saber sobre os exames de saúde do concurso PF?
Acesse também o material de estudo!
Concurso PF 2025 oferta vagas para Agente, Escrivão, Papiloscopista, Perito e Delegado!
Em andamento, o concurso PF (Polícia Federal 2025) oferta mil oportunidades de nível superior, com salários de R$ 14.164,81 a R$ 26.800,00.
As provas já foram aplicadas e os gabaritos preliminares divulgados. Com isso, os candidatos se preparam para as próximas fases da seleção.
Desta forma, pensando sempre em ajudá-los, preparamos um artigo com os principais detalhes dos exames de saúde. Basta conferir ao longo do artigo!
O que preciso saber sobre os exames de saúde do concurso PF 2025?
De caráter exclusivamente eliminatório, serão convocados para a avaliação médica os candidatos aptos no exame de aptidão física.
A etapa será realizada pelo Cebraspe, sob supervisão da Polícia Federal, e objetiva aferir se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que será submetido durante o Curso de Formação Profissional e para desempenhar as tarefas típicas inerentes ao cargo policial.
A avaliação médica compreenderá a avaliação clínica (anamnese e exame físico) realizada por junta médica da banca, e a análise de exames laboratoriais e complementares e de laudos médicos decorrentes de avaliações médicas especializadas.
Sendo assim, será considerado inapto no concurso PF 2025 (Polícia Federal) o candidato que:
- a) não comparecer à avaliação médica;
- b) deixar de enviar os exames constantes do item 4 do Anexo IV deste edital, ressalvada a previsão contida no subitem 11.8.1 deste edital;
- c) deixar de enviar, na fase de recurso, exames complementares, diferentes dos previstos no item 4 do Anexo IV deste edital quando solicitados pela junta médica, ou de exames faltantes, ou exames que tenham sido entregues com algum tipo de erro, vício ou de forma incompleta; e
- d) na avaliação da junta médica, não gozar de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que será submetido durante o Curso de Formação Profissional e para desempenhar as tarefas típicas inerentes ao cargo policial.
Por fim, é importante destacar que será permitido à candidata gestante o direito de realizar a avaliação médica em período diverso daquele estabelecido inicialmente no edital de convocação para tal fase.
Essa medida visa respeitar o estado gravídico da candidata e assegurar-lhe a participação em condições de igualdade com os concorrentes, dentro de prazo específico, contado a partir do término da gestação.
Para mais informações do concurso PF 2025, bem como dos detalhes dos exames de saúde, acesse o link abaixo. O Estratégia Concursos preparou um artigo exclusivo para você!
Saiba mais: concurso PF
Leia também:
Assinatura de Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Créditos:
Estratégia Concursos