Fique por dentro – Perfil da banca VUNESP

Acesse também o material de estudo!


Perfil da banca VUNESP
Perfil da banca VUNESP

O presente artigo visa traçar um perfil da banca de concursos públicos Fundação VUNESP. 

Primeiramente, é importante frisar que a VUNESP tem o alcance dos seus trabalhos focados em concursos públicos do estado de São Paulo. 

Apesar da limitação geográfica, ela cuida de concursos muito grandes, com um enorme número de concorrentes, como os do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, da prefeitura da cidade de São Paulo e de diversos outros municípios do Estado de São Paulo.

Perfil da banca VUNESP – Organização dos concursos públicos

Em relação à organização da logística e aplicação das provas, a VUNESP é excelente nesse quesito.

Assim, as comunicações dos locais de provas e datas importantes ocorrem com bastante antecedência. Já os locais de prova costumam possuir bom acesso via transporte público. Ainda, costuma haver lista com a sala de cada candidato na entrada do local de prova. Também costuma haver boa sinalização das salas, e aplicadores que ajudam os candidatos a se localizar. 

Em relação ao conforto na prova, a VUNESP costuma escolher boas faculdades e escolas, com boas instalações, filtros de água, banheiros e ar condicionado.

Quanto aos alimentos, a Vunesp, diferente de algumas bancas, não exige que eles estejam sem rótulos ou fora das embalagens. Já houve provas nas quais foram fornecidas duas carteiras para o candidato, garantindo assim uma boa ergonomia para realização da prova, e isso é comum de ocorrer.

Ainda, a VUNESP não costuma prender o candidato por muito tempo em sala, e fornece uma folha para que o gabarito possa ser anotado para futura conferência. Desse modo, o candidato não precisa aguardar a última hora ou últimos minutos para sair da sala. Entretanto, os três últimos candidatos devem sair juntos da prova.

Conteúdo das questões objetivas

Continuando a traçar o perfil da banca VUNESP, é necessário abordar como a banca costuma apresentar suas provas objetivas.

A princípio, é importante pontuar que muitos dos editais elaborados pela VUNESP cobram apenas questões objetivas.

Como a VUNESP organiza diversas provas de cidades médias e pequenas, e órgãos de igual porte, nas quais a concorrência não é tão grande, ela utiliza muito a prova exclusivamente composta por questões objetivas. Assim, as provas objetivas são um traço forte no perfil da banca VUNESP.

Apesar da importância que as questões objetivas têm para a VUNESP, a exigência de conteúdo de tais questões não é tão difícil

Assim, costumam elaborar um edital sem muitas novidades. A parte de direito e legislação costuma não fugir da letra da lei, e quando abordam algum julgado, não fazem isso de maneira polêmica. Já as disciplinas clássicas, como português e matemática, são cobradas de forma justa, assim como as questões específicas.

Por conta disso, geralmente os gabaritos das questões objetivas não costumam ser alterados por recursos.

As questões se repetem bastante ao longo do tempo, e dá para traçar um padrão. Por meio de treino de provas anteriores, é possível mapear a banca e garantir muitos acertos.

Conteúdo da redação e questões discursivas

Dando continuidade à análise do perfil da banca VUNESP, alguns concursos contêm redação, questões discursivas, ou ambos.

Como mencionado acima, muitas provas da VUNESP se resumem a questões objetivas. Porém, quando existem muitos candidatos na disputa, ou quando o cargo público almejado exija, cobra-se provas escritas no certame. Assim, isso contribui para desempatar e medir o nível de escrita dos candidatos.

Como a VUNESP também aplica vestibulares, ela costuma dar preferência para a redação quando cobra uma prova escrita

Portanto, a redação da VUNESP segue moldes de uma redação de vestibular. Espera-se que o candidato escrevam texto dissertativo, no qual a banca apresenta um texto motivador. Geralmente, são temas de conhecimento geral, como desenvolvimento sustentável, por exemplo.

Então, deve-se elaborar uma tese e defendê-la, com introdução, desenvolvimento e conclusão. São julgados conteúdo,  coerência e coesão textual, organização e ortografia do texto.

Por sua vez, a questão dissertativa aborda especificamente um ponto específico do edital. Nesta prova, o candidato vai responder a questão de forma mais ampla do que em uma questão objetiva.

A questão também deve apresentar a estrutura da redação, e os critérios de julgamento são os mesmos. Porém, o tema é mais específico, e menos subjetivo, e a banca elabora um espelho com a resposta correta.

Perfil da banca VUNESP – Nota de Corte

Finalizando a análise do perfil da banca VUNESP, nota-se que as provas objetivas geram muitos empates. Como as questões são literais e se repetem, muitos candidatos apresentam notas altas. Em algumas provas, a nota de corte passa dos 90% de acerto.

Quando existe a redação, ela ajuda a desempatar, mas como a nota varia de 1 a 10, ela também pode manter tudo muito empatado. Vale destacar que a VUNESP não costuma alterar muito a nota das redações com os recursos dos candidatos.

Quanto às provas discursivas da VUNESP, por ocorrerem com menor frequência, são as provas em que os recursos alteram mais as notas, por vezes anulando questões inteiras. Talvez por falta de frequência que a banca aplica este tipo de prova, ela se mostra a mais problemática.

Assim, na VUNESP, é importante atingir uma nota alta na prova objetiva, assim como continuar com a nota alta nas provas escritas, para manter a classificação.

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos Abertos

Concursos 2025

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *