Fique por dentro – Permitido uso de documento digital para identificação no CNU!

Acesse também o material de estudo!


As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), o “ENEM dos Concursos“, estão oficialmente chegando e, com elas, vem a preocupação de não esquecer documentos importantes, seja digital ou físico.

Isso mesmo! Será permitido documentos de identificação de forma digital, ampliando a versatilidade e escolha de qual registro, além de seu porte, seja em celular, seja fisicamente.

No entanto, cuidado: cópias em papel, mesmo autenticadas em cartório, não serão aceitas pelos aplicadores, bem como possíveis imagens por meio do smartphone.

Abaixo, você confere todas as informações divulgadas pela Agência Brasil sobre o assunto:

Permitido uso de documento digital para identificação no CNU!
CNU permite documento digital em identificação no dia 18/08!

Segundo os editais e a própria notícia da Agência, todos os oito editais possuem subitens que autorizam o uso de documentos digitais, como o e-Título, a CNH Digital ou o RG Digital.

Comprovados e aprovados pelo Governo, estes devem ser apresentados nos aplicativos oficiais ou por meio do site do Gov.br.

Caso o candidato tenha dificuldades em acessar a rede wi-fi ou os dados móveis, isso não será um empecilho, já que os aplicativos funcionam mesmo sem internet.

No entanto, é preciso tomar cuidado com a bateria do smartphone, então deixe-o carregado e certifique-se de que os aplicativos estão realmente baixados em seu celular.

Ministra prevê 2º edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) em 2025

Em entrevista, a ministra Esther Dweck informou que, como haverá novas autorizações importantes de concursos para o segundo semestre do ano, existe também a possibilidade de promover a 2ª edição do CNU.

Isso porque, o governo tem mantido um diálogo com os órgãos que estão sendo autorizados a realizar novos concursos para entender seus interesses quanto a participar da 2ª edição de um possível Concurso Unificado.

Caso o novo CNU realmente saia do papel, será realizado no ano que vem, uma vez que 2026 é ano eleitoral. No entanto, o novo edital terá que ser publicado até março de 2025, para que as provas ocorram em agosto.

O mês de agosto, conforme explicou a ministra, é um período mais propício para realizar provas, em termos da questão hidrológica, referente às chuvas.

Quer saber mais informações sobre o “ENEM dos concursos”, além do documento digital? Então, confira mais informações no artigo completo do CPNU!

Concurso Nacional Unificado


Quer estudar para as provas do Concurso Unificado?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *