Fique por dentro – possibilidade de recurso em Português

Olá, pessoal! Tudo certo?

No último domingo (10/04), ocorreram as provas do IBGE para os cargos de Recenseador e de Agente Censitário. Na prova para o cargo de Recenseador, vislumbramos uma possibilidade de recurso.

Já havíamos comentado, durante a transmissão do Gabarito Extraoficial, que essa era uma questão problemática e que havia a possibilidade de a banca considerar um gabarito diferente do nosso. Dessa forma, seguem abaixo os direcionamentos para que vocês redijam seus recursos.

TEXTO DA QUESTÃO

“Há sempre uma casca de banana perto do local de uma tragédia.”
Nessa frase, a casca de banana significa
(A) distração de alguém.
(B) perigo de acidente.
(C) desprezo por normas de educação.
(D) falta de cuidado ao andar na rua.
(E) intenção de criar um problema.

GABARITO PRELIMINAR: LETRA B

GABARITO PRETENDIDO: LETRA C

FUNDAMENTAÇÃO:

O texto se utiliza de uma linguagem alegórica (com uso de figura de linguagem) para transmitir uma informação. Com isso, a expressão “casca de banana” não foi empregada em seu sentido literal, passando a assumir um novo significado.

De acordo com a banca, esse significado outro seria o de “perigo de acidente”. No entanto, se pensarmos na casca de banana como um perigo, limitaremos a “tragédia” a um único tipo: aquela ocasionada por uma casca de banana.

O texto emprega o vocábulo “tragédia” de forma ampla, não podendo, dessa forma, estar limitada a somente um tipo. Portanto, dentre as alternativas, a que melhor se encaixa é a LETRA C: desprezo por normas de segurança. Explico: uma casca de banana no chão representa a transgressão de uma norma de educação estabelecida em sociedade (sabe-se que lixo deve ser descartado em local próprio). Tendo isso em mente, podemos interpretar que atitudes que ferem as normas de educação (por exemplo, andar acima da velocidade permitida e construir casas em locais inapropriados) estariam associadas a acontecimentos trágicos. Esse seria um sentido mais genérico e adequado para estar associado à expressão “casca de banana” nesse contexto.

Ante a fundamentação acima, solicita-se a mudança de gabarito.

Bom, meus amigos, desejo sorte a todos que forem entrar com recurso. Qualquer dúvida, fiquem à vontade para entrarem em contato comigo através do meu Instagram (@luizfelipedurval).

Abraço,

Prof. Luiz Felipe.



Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe uma resposta Cancelar resposta